Foto: Pedro França/Agência Senado

O descompasso inicial da CPI da Covid

20.04.21 07:30

Os primeiros passos da CPI da Covid dão sinais de falta de sintonia entre os senadores que compõem a comissão. Entre ideias e sugestões variadas, falta coordenação no desenho das ações iniciais do colegiado, embora o acordo que definiu a composição da cúpula do colegiado esteja selado.

A CPI será instalada às 10 horas da próxima terça-feira, 27, segundo informou Rodrigo Pacheco a parlamentares. A sessão deve confirmar Omar Aziz na presidência da comissão, Randolfe Rodrigues na vice-presidência e Renan Calheiros na relatoria. A eleição ocorrerá de forma semipresencial.

O primeiro plano de trabalho da CPI saiu das mãos de Alessandro Vieira, que ocupará uma cadeira de suplente no colegiado. A divulgação do planejamento informal incomodou uma ala de senadores autointitulados independentes, que argumentam que a apresentação do roteiro cabe a Renan Calheiros.

Parece que nunca participaram de CPI. Quem apresenta plano de trabalho é o relator, com votação no colegiado para a aprovação ou não“, comentou um congressista, em conversa com Crusoé. O roteiro de Vieira, no entanto, foi endossado por parlamentares da oposição.

O plano prevê a tomada de depoimentos do ministro da Economia, Paulo Guedes, a contragosto de Aziz, e de nomes que comandaram o Ministério da Saúde. O documento ainda coloca no horizonte quebras de sigilo bancário, fiscal, telefônico e de dados de autoridades.

De forma paralela, Renan Calheiros, responsável pela apresentação do documento oficial, elabora um plano distinto, numa linha direta com Aziz. Os dois pretendem dar largada ao trabalho esmiuçando os motivos que levaram à queda dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Só na sequência a ideia é ouvir Eduardo Pazuello. Renan também pretende criar quatro sub-relatorias, como a de estados e municípios.

Em outra ponta, Eduardo Girão, que lançará candidatura avulsa à presidência da comissão, informou a Crusoé que está desenhando seu próprio roteiro da CPI. Como mostrou a reportagem, o parlamentar governista defende a convocação do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal.

Marco Aurélio Mello é relator da ação que garantiu autonomia aos estados e municípios na adoção de medidas de combate à Covid. A cautelar concedida por Mello no início da pandemia foi posteriormente referendada por unanimidade pelo plenário da corte.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que despaltério é esse de convocar o Ministro Marco Aurélio. O que tem haver. Esses governistas parecem que fumaram algo. Não estão levando a sério a situação.

  2. Como sempre as raposas fazendo o que gostam: joguinhos políticos para levar vantagem e roubar dos trouxas dos contribuintes.

  3. Como eu falei antes, creio que a CPI não resolverá nada. A solução para o Brasil é a prisão imediata do Bozo. O resto é igual ao kit preventivo que o doutor genocida prescreveu para a população: não tem efeito algum!

    1. Zezinho só sabe repetir:zurrem muares,zurrem muares,será que é falta de imaginação ou ordem do dono? O diarreia pelo jeito não tomou seu Gardenal hoje,vai se tratar Zezinho,você está precisando......

    2. Coo é bom ver os dois muares zurrando juntos. Zureem muares, zurrem. Os zurros de vocês refletem bem a falta das qualidade cognitiva de vocês. Zurrem muares bozistas, zurrem!

    3. Sofomaníaco : indivíduo estupido que se acha extremamente inteligente......Esse é o Zezinho !!

    4. Repararam que tudo o Zezinho diarreia já tinha dito ou sabia antes? Como é sabido esse Zezinho.....

    5. Respeitem o Voto mais 60 milhões seeus fdps!:e parem de dar opinião

  4. Essa Carniça chamada Crusoe agora está desvalorizando a CPI apenas porque Tenan Calheiros pode não ser o Relator. É de uma leviandade terrível essa Canalhada Crusoe.

    1. Renan Calheiros é um escroque. Mas, especificamente no caso dessa CPI, tem interesses alinhados com a investigação (ele é opositor ao governo bolsonaro, e quer murchá-lo), além de vasta experiência política, portanto apesar de detestar ele acredito que ele é uma das melhores personalidades do senado para ocupar esta relatoria. Está realmente afim de causar sangria e voltar ao centro das atenções após o papelão que passou quando disputou com Davi Alcolumbre a presidência do Senado.

    2. Penso que o Senador Renan Calheiros tem total condições de ser relator de uma CPI. O problema é que ele vai colocar em primeiríssimo plano o que LHE convier. Disto eu nao tenho a menor dúvida! vamos aguardar para ver.

  5. Não deixa de ser curioso um veículo de comunicação ainda movimente seus editores para produzir uma matéria na qual um nome como Renan Calheiros é o relator. Cao Hering

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO