Número dois de Camillo Santana no MEC vai concorrer na terra dos Gomes
Izolda Cela (foto), a secretária executiva do Ministério da Educação de Camilo Santana, será a candidata do PSB na cidade de Sobral, no Ceará. A número dois no comando do MEC foi anunciada como candidata na cidade nesta segunda-feira, 1º, pelo atual prefeito, Ivo Gomes (PSB), durante reunião com Izolda e pré-candidatos da cidade. ...
Izolda Cela (foto), a secretária executiva do Ministério da Educação de Camilo Santana, será a candidata do PSB na cidade de Sobral, no Ceará. A número dois no comando do MEC foi anunciada como candidata na cidade nesta segunda-feira, 1º, pelo atual prefeito, Ivo Gomes (PSB), durante reunião com Izolda e pré-candidatos da cidade.
Ver essa foto no Instagram
Izolda Cela traz consigo, para a disputa da cidade, o apoio de Lula e do PT. Isso porque ela, antes de ser o braço direito de Camilo Santana no MEC, era também a sua vice-governadora. Quando Camilo concorreu ao Senado, em 2022, ela assumiu o governo cearense por oito meses.
O anúncio mostra como a família Gomes se dividiu no estado: dos três irmãos, Ivo agora se aliou a Cid no PSB, isolando Ciro Gomes no PDT. O racha familiar ficou visível no ano passado, quando o ex-ministro Ciro Gomes (foto) acusou seu irmão, o senador Cid Gomes (PSB-CE), de "apunhaladas nas costas", que envolvem o apoio de Cid ao PT no Ceará.
O ex-presidenciável disse que “essa faca ainda está ardendo muito nas minhas costas” e que vai "morrer com a dor" do rompimento com o irmão — eles já não se falam há anos.
Seguiu-se uma disputa dentro do PDT, envolvendo as alas pró-união com o PT (ligada a Cid Gomes), e a que pregava independência do partido de Lula (mais próxima a Ciro). Cid conseguiu vencer e se manter no comando da legenda no estado, mas ele depois foi derrubado e deixou a legenda, levando grande parte das bancadas do partido junto. A nova casa foi o PSB.
Em Fortaleza, o acordo é parecido: o PT escolheu o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, como o candidato do partido nas eleições municipais em outubro. O maior aliado de Evandro na disputa, no entanto, é o senador Cid Gomes, que articulou a entrada da legenda e de sua "base" ao carro petista.
Leia mais em Crusoé: Coaches contra o coach Pablo Marçal
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amyr G Feitosa
2024-07-02 09:57:52Como os sátrapas não podem candidatar lá vem os vizires capachos.