Reinaldo Reginato /Fotoarena/Folhapress

Perito judicial é alvo de nova fase da Lava Jato no Rio de Janeiro

05.12.19 07:17

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal realizam na manhã desta quinta-feira, 5, uma nova fase da Lava Jato no Rio de Janeiro, com o cumprimento da ordem de prisão do perito judicial Charles Fonseca William, em Niterói. William é acusado de fraudar laudos para favorecer empresas de ônibus e outros clientes.

As investigações apontam que o perito superfaturava valores em seus relatórios para a Justiça do Rio em troca de propinas. Ele teria recebido mais de 3,5 milhões de reais entre 2012 e 2015 ilegalmente. A operação de hoje também cumpre mandados de busca e apreensão na firma de William e em outros endereços que seriam ligados ao esquema.

A ação é baseada nas colaborações premiadas do ex-diretor da Federação de Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio Lélis Teixeira, do ex-presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Marcelo Traça e do doleiro Álvaro Novis, que fazia parte do esquema de propinas comandado pelo ex-governador Sérgio Cabral. As ordens de prisão e de busca e apreensão foram autorizadas pelo juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas (foto).

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O que não deve faltar neste DOMINÓ CORRUPTO são PEDRAS SOLTAS dando sopa. Não é necessário se mirar diretamente nos TUBARÕES-JULGADORES para se derrubá-los, enquanto sobra SARDINHA no MAR DA CORRUPÇÃO, então melhor pescá-las com rede de arrastão.

  2. Aliás, se há um MODUS OPERANDI que se sustenta com base em laudos fraudados, então há um veio a ser explorado com base na análise de decisões envolvendo indenizações polpudas pagas pelo Estado. Sendo assim, o que realmente importa não são os TUBARÕES-JULGADORES, mas sim se descobrir os veios que alimentaram a corrupção deles Tal como um dominó, basta atingir a primeira pedra para que por tabela se atinja a pedra no fim da carreira.

  3. Considerando que erros corresponderiam a percentuais mínimos dentro de um universo maior, então resta a hipótese mais provável: onde há laudo fraudado há um TUBARÃO-JULGADOR. A partir disto não é nem necessário que se foque nos TUBARÕES-JULGADORES, mas nas ramificações da corrupção dentro do JUDICIÁRIO. Não há mais SARDINHAS-PERITAS à deriva? Uma vez que é praticamente impossível que elas operem sozinhas, então abatê-las implica em atingir os TUBARÕES-JULGADORES por tabela.

  4. Afinal, se bastasse o laudo, então para que seria necessário um julgamento? Mesmo que fosse um caso de laudo fraudado sem conluio do JULGADOR, ainda assim restaria o claro dano ao Estado e o erro do SERVIDOR PÚBLICO que, apesar de ter todos os recursos à mão para mandar avaliar os cálculos, optou por prolatar sentença baseada em laudo inapto e fraudado. Ou seja, no mínimo qq juiz que proferiu decisão com base em laudos fraudados deveria ser alvo de auditoria interna.

  5. No MAR DA CORRUPÇÃO, as SARDINHAS podem fazer a festa sem que os TUBARÕES permitam? É mais do que óbvio que se ele fraudou os laudos, então a chance de que o TUBARÃO-JULGADOR estivesse em conluio com as empresas e a SARDINHA-PERITA é altíssima. Mas como se sabe, no MAR DA CORRUPÇÃO, basta aquela sensação de dinheiro fácil para que os TUBARÕES logo sejam atraídos. Cabe ressaltar que o lauda é SUBSIDIÁRIO e não documento irrefutável que define a decisão.

  6. Mais uma maravilha que se tornou possível em nosso país, corruptos sendo presos. Viva ao herói Sérgio Moro!! ( ao Bretas também ).

    1. É incrível que, no Brasil, basta um juiz ser juiz de verdade que dá o maior estrago na corrupção e outros crimes em larga escala.

    2. Marcelo Bretas é mais um Juiz de Direito, tipo ORGULHO NACIONAL!!!

  7. Ótimo trabalho da nossa Polícia Federal e do Ministêrio Público do Estado do Rio de Janeiro! Esse perito tudo está a indicar faz parte da corrupçào que tomou conta do Rio de Janeiro.Cadeia longa p SÉRGIO Cabral e seus asseclas!

  8. O Juiz Bretas e sua cruzada contra a corrupção não falha nunca. Quando chegaremos aquela "soltura" do empresário Jacob Barata Filho proporcionada pela "ameaça" de juiz do supremo Gilmar Mendes. Será que escritório de advocacia onde atua sua esposa Guiomar será alcançado por alguma delação? Fica aqui a pergunta inquietante.

    1. fico preocupado com o Bretas porque diante de tanta sacanagem de alto escalão ,ele corre risco de vida. Ele deveria ter mais apoio do ministério da justiça .

    1. Como é!? "Até dentro da lava jato"? Desde quando esse perito judicial faz parte da lava jato!? Acho que vale se informar melhor.

  9. Temos acompanhado e visto como alguns juízes fazem a diferença e conseguem, com muito esforço e coragem, mudar o Brasil! Por outro lado, vemos como Juízes do STF tentam “trabalhar”. Em contrário...!!! É a luta do bem contra o mal!!!

    1. Celso no congresso também. O pacote do Moro novamente sendo desmembrado para os ratos de esgoto do congresso se Santarém de inquéritos.

  10. Não se cansam de dar trabalho pro Gilmar. Mais um HC para ele emitir. No entanto, talvez funcione a tática de estressá-lo até que se afaste por motivos de saúde. Não é má ideia.

    1. precisariamos de pelo menos mais três juízes estilo Bretas e Moros para resolver os problemas do Brasil contra esses ladrões que dilapidaram as finanças país...

Mais notícias
Assine agora
TOPO