Banco Central da Venezuela

Na Venezuela, uma nota de dinheiro vale mais que um salário

12.06.19 15:07

Em agosto do ano passado, o governo da Venezuela instituiu uma nova moeda, o bolívar soberano. Para tanto, a moeda antiga, o bolívar forte, teve cinco zeros cortados.

Nesta quarta-feira, 12, o Banco Central da Venezuela divulgou três novas notas, de 10 mil, 20 mil e 50 mil bolívares soberanos.

A maior delas, de 50 mil bolívares soberanos (5 bilhões de bolívares fortes em agosto do ano passado), equivale a 7 dólares, menos de 30 reais. Com esta nota, é possível comprar 1,4 quilo de carne de segunda.

“As políticas do governo de Nicolás Maduro agravaram ainda mais a hiperinflação. Mesmo antes de entrar em circulação, as notas perdem valor e já não se pode comprar quase nada com elas”, diz o economista venezuelano Oscar Torrealba, da consultoria Opuntia, em Caracas.

No país, cerca de 84% da população ganha o equivalente a 7 dólares. Em breve, o salário mensal deles poderá ser pago com uma única nota de 50 mil bolívares soberanos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Cadê o Jose para comentar o sucesso do melhor governo "nunca visto antes na história desse país" pela "alma mais honesta que existe nesse país"? Só o encontraremos nas matérias do Gadelha. Pena.

  2. Amigos do PT que sabem como acabar com a economia de uma país. Brasil seria o próximo da vez. Mas agora tem Bolsonaro, Guedes e Moro no comando geral da nação. Maia é uma fraude e Toffoli amigo de presidiário. Eles prestam um desserviço ao Brasil

  3. A petralhada e seus cúmplices torcem pra esse modelo de governo ser adotado no Brasil, é o sonho de consumo deles. Eles deveriam se mudar pra Venezuela, viveriam felizes para sempre...

    1. A Venezuela é sonho de consumo para a petralhada.

    2. E nós brasileiros.....tomar cuidado para não virar Venezuelanos

  4. O que é impressionante é como os socialistas não vêem a podridão de um regime destes. Quando os que governam defendem o sistema, eu fico calado,pois estão mamando. Mas quando é um Zé ruela que defende, aí dá pena.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO