Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Na calada da noite, Centrão, PT e Bia Kicis tentam golpe contra o Ministério Público

29.04.21 07:01

Fracassou a tentativa do Centrão, do PT e da deputada bolsonarista Bia Kicis (foto) de colocar em votação, na calada da noite desta quarta-feira, 28, a PEC que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público, o CNMP. O objetivo do texto, apresentado pelo petista Paulo Teixeira, é aumentar o poder de fogo do colegiado contra procuradores, especialmente os da Lava Jato.

A matéria entrou na pauta da Comissão de Constituição e Justiça, presidida por Kicis, já durante a noite, em uma convocação extraordinária. A manobra foi costurada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, que forçou o encerramento da ordem do dia no plenário, já que comissões não podem trabalhar enquanto há deliberação em andamento no pleno da casa.

O movimento gerou forte controvérsia. Parlamentares do PSB, DEM, PSOL, Novo, PSDB e Podemos se uniram para tentar barrar a tramitação do projeto.

Enquanto Bia Kicis trabalhava pela aprovação da matéria, os deputados Kim Kataguiri, do DEM, e Gervásio Maia, do PSB, apresentavam requerimentos de retirada de pauta.

Após obstrução de mais de três horas, a reunião da CCJ acabou encerrada. Mesmo com maioria, diante do impasse, líderes do Centrão e do PT não tiveram outra alternativa senão concordar em adiar a votação. Uma nova reunião para discutir o projeto foi convocada para a manhã desta quinta-feira, 29.

Com o apoio do Centrão, do PT e de parlamentares bolsonaristas, a proposta permite que ministros do STF e do STJ ocupem cadeiras no CNMP. Além disso, o texto cria mais uma vaga no conselho, a ser preenchida por um membro do MP indicado pelo Congresso, e possibilita que a função de corregedor do Ministério Público seja desempenhada por pessoas de fora do colegiado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Está valendo td pra reeleição de JB, ate se juntar ao PT para perseguir os procuradores da lava jato. E pensar q JB foi eleito com a bandeira da lava jato na mão. Sem o trabalho deles, ele jamais seria presidente. MORO22

  2. A canalhada, sempre a mesma, agora criou a pauta da madrugada. Sempre em benefício próprio. Afora isso, a covid "impede" de votar leis que beneficiem a população. Perderam a vergonha ( se é que já tiveram alguma) de vez. Nós eleitores, pagadores de impostos, temos a obrigação de dar a resposta nas urnas ano que vem. A canalhada não perdepor esperar.

  3. Essa Bia se junta a bandidos e quer que acreditemos em suas boas intenções? Quem se alia à bandidagem é tão bandido quanto!

  4. Petistas e bolsonaristas compõem a escória que, militando contra o MP, está a serviço e a favor da corrupção no país. Que sejam banidos pelos eleitores na próxima eleição e lançados na insignificância de onde jamais deveriam ter saído!!!

  5. Atenção eleitores e eleitoras que votaram nesses aí que defendem o enfraquecimento do Ministério Público, não votem em 2002 em nenhum deles e delas... Bia Kicis, os brasilienses não esqueceram de você ....!!

  6. Melhor se fosse apresentado um projeto para acabar com indicações políticas para o STF, para que fosse feito Concurso para pessoas de notável saber e dissolvesse o que existe hoje, uma maioria que nos faz vergonha.

  7. Corja maldita petistas e bolsonaristas compartilham agenda criminosa, mais um atentado contra as instituições. Kim Kataguiri firme na trincheira cidadã - vc nos representa!

  8. essa mulher vai dar muitos kisses no capeta quando chegar no inferno... é graças a ela que temos essa mula na presidência da República...

  9. A campanha em 2022 é: NEM bolsonaro NEM lula! E já teremos dado um passo importantíssimo para a consolidação de nossa democracia que é a única coisa que pode nos salvar destas aberrações de seguir ou retornar ao poder. Não dá pra referendar o que já deu muito errado. Como diz o ditado. Errar é Humano mas errar a segunda vez com o mesmo erro é burrice!

  10. A onda bolsonarista na verdade é bolsoPTista , e pior, se elegeram com um palanque de moralismo e combate a corrupção que se foi descoberto pela Lava Jato. Ou seja, Petista e bolsominio são lados da mesma moeda.FORA BOLSONARO , FORA PT.

  11. Só gente corrupta, e desqualificada..!! Temos q focar nas eleições do Senado em 22, só com um Senado, qualificado, não envolvido em corrupção, independente de fato e de direito é q podemos fiscalizar o Judiciário. Hoje o Judiciário faz o q quer, pois quem deveria fiscalizar são os mais envolvidos com a corrupção..!! Acho q o Moro ia bem pro Senado em 22, seria eleito. com a turma nova do muda Senado + uma turma q entra pode-se formar uma turma de maior peso. Com moral p/ fiscalizar a justiça.

  12. Para quem é novo, recém-formado, por exemplo, a melhor opção é emigrar para outro país, para, então, construir uma vida digna, para si e a sua família. O Brasil, definitivamente, é um caso perdido / sem solução!

    1. o brasil é uma experiencia social que DEU ERRADO.

  13. lembrem-se que o josé dirceu queria há muito, "DAR UM TIRO NO PEITO DO MINISTERIO PUBLICO" quem melhor para fazer agora, se nao o MITO.

  14. Lixos. Não representam ninguém a não ser seus próprios interesses. 3 poderes absolutamente desacreditados. 1 MP deixado em frangalhos pelos corruptos com caneta e poder, apoiados pelo STF. Chegamos ao nível mais baixo da história em termos de moralidade pública. Ser otimista no Brasil é sinal de insanidade. Severa.

  15. No Brasil não existe liga da justiça existe liga do poder e o povo....o povo é um detalhe que se compra com assistencialismo com o que sobra.

  16. O PCC e o CV também se comportam dessa forma. Se se matam pelo controle das rotas do tráfico de cocaína e das “biqueiras” nas cidades. Contudo, quando a repressão policial “aperta”, se unem circunstancialmente. PT e Bolsonaro (que agora integra o centrão) seguem a lógica das ORCRIMs. Afinal, as duas grandes vertentes do crime organizado no. Rastilho são justamente o tráfico de drogas e a corrupção estatal.

  17. A Visão da Crusoe só enxerga articulações políticas como golpe se isso vier de partidários do Exmo Presidente da República. Também podera, afinal trabalham e vivem da merenda fornecida pela oposição. Deveriam disfarçar um pouco. Mas a Canalhada Crusoe não liga mais pra isso ...

    1. Como você é tapado! Você sabe o que é “tapa”? É aquela peça móvel que direciona a visão de jumentos e burros.

    2. Se aliar com Centrão e PT para continuar com o desmantelamento dos órgãos de investigação é o pior pesadelo dos eleitores que confiaram no Bozo em 2018. Menos para o Afranio, João, Paulo I e Lourival, pois esses parecem ser ex-petistas que se encantaram com o bolsonarismo delinquente. Afranio, volta logo pro cercadinho bozista que tem uma mortadela petistas lhe esperando para o café da manhã.

    3. Claro, essa Crusoé nao presta mesmo né! Imagina só, fazer uma reportagem de uma votação que estaria acontecendo na calada da noite de uma comissão presidida por uma bolsonarista e apoiada por petistas, com o intuito de destruir ainda mais a Lava-Jato. Onde ja se viu isso, essa Crusoé está demais mesmo!! P.S: Alerta de ironia.

  18. Esses parlamentares são sujos demais. O trabalho deles é apenas articular contra a sociedade, em benefício próprio e de suas quadrilhas. Exceção para uma meia dúzia apenas. O resto é escória mesmo. Que nojo...🤮🤮🤮🤮

  19. Com a decadência da moralidade e o avanço próspero da corrupção, está tudo pronto para a destruição da consciência dos cidadãos de bem e dos bons costumes da sociedade cívica. Força, cidadãos honrados, para reversão deste quadro de desesperanças.

  20. Trabalhar na calada da noite para o bem da sociedade eles NUNCA se reuniram. Na torcida para que mais essa excrescência não seja aprovada.

  21. Vergonha! Baixaria! Lira, Bia, PT todos nojentos..VIVA O BRILHANTE E CORAJOSO Kataguiri...estamos juntos.Abaixo os bandidos que atuam como RATOS na caçada da noite.

  22. Bozolulistas em ação. Querem criminalizar a Lava-Jato e as ações do Ministério Público. E aínda há muares, como o Joãozinho, que passam o dia inteiro zurrando em apoio a esta quadrilha.

Mais notícias
Assine agora
TOPO