Carlos Mouta/ASCOM/TSE

Ministros do STF discutem reação a ataques de Bolsonaro

07.09.21 17:21

Os ministros do Supremo Tribunal Federal irão conversar por telefone ainda nesta terça-feira, 7, para avaliar uma possível reação da corte aos ataques do presidente Jair Bolsonaro neste Sete de Setembro.

Durante discurso na Avenida Paulista nesta tarde, Bolsonaro elevou o tom. Depois de citar nominalmente o ministro Alexandre de Moraes pela primeira vez em semanas, o presidente disse que não cumprirá mais suas decisões. Declarou ainda que a paciência da população “já se esgotou”. “Sai, Alexandre de Moraes. Deixa de ser canalha. Deixe de oprimir o povo brasileiro. Deixe de censurar o seu povo”, afirmou, em um dos trechos mais duros do pronunciamento.

O presidente ainda mandou um recado àqueles que, segundo ele, querem torná-lo inelegível e voltou a dizer que deixará Brasília somente preso, morto ou com a vitória. “Quero dizer aos canalhas: nunca serei preso”, completou.

No STF, já há uma avaliação preliminar de que o pronunciamento do presidente na Avenida Paulista não pode ficar sem resposta. Resta saber a forma e o tom do posicionamento. Por isso, os ministros combinaram de se falar ainda hoje. Mais cedo, o presidente do Supremo, Luiz Fux (foto), disse a interlocutores que a decisão só seria tomada depois do discurso de Bolsonaro em São Paulo.

Os petardos lançados contra Alexandre de Moraes, relator das principais investigações envolvendo Bolsonaro no STF, são interpretados no Supremo como ataques ao tribunal como um todo. Na avaliação da maioria dos ministros, ao se recusar a cumprir uma ordem de Moraes, o presidente ultrapassa as quatro linhas da Constituição.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ainda é tempo, motivos não faltam! Fux, promova já o impeachment de Bolsonaro, assim vc salvará o Brasil, dará uma banana para Gilmar Mendes e ajudará Sérgio Moro a ganhar já no 1º turno!

  2. Morais deveria proferir amanhã mesmo uma obrigação de fazer contra o Bolsonaro. A lei do impeachment determina que o descumprimento de decisão judicial é crime de responsabilidade cuja pena é a perda do mandato. Aí, ou coloca o rabo entre as pernas e se submete à decisão, ou dá tchau ao cargo que nunca deveria ter ocupado.

  3. Morais deveria proferir amanhã mesmo uma obrigação de fazer contra o Bolsonaro. A lei do impeachment determina que o descumprimento de decisão judicial é crime de responsabilidade cuja pena é a perda do mandato. Aí, ou coloca o rabo entre as pernas e se submete à decisão, ou dá tchau ao cargo que nunca deveria ter ocupado.

  4. Se sou o A.M. profiro amanhã mesmo uma obrigação de fazer contra o Bolsonaro. A lei do impeachment determina que o descumprimento de decisão judicial é crime de responsabilidade cuja pena é a perda do mandato. Aí ou o fanfarrão coloca o rabo entre as pernas e se submete à decisão ou dá tchau ao cargo que nunca deveria ter ocupado.

  5. Se sou o A.M. profiro amanhã mesmo uma obrigação de fazer contra o Bolsonaro. A lei do impeachment determina que o descumprimento de decisão judicial é crime de responsabilidade cuja pena é a perda do mandato. Aí ou coloca o rabo entre as pernas e se submete à decisão ou dá tchau ao cargo que nunca deveria ter ocupado.

  6. Se sou o A.M. profiro amanhã mesmo uma obrigação de fazer contra o Bolsonaro. A lei do impeachment determina que o descumprimento de decisão judicial é crime de responsabilidade cuja pena é a perda do mandato. Aí ou o fanfarrão coloca o rabo entre as pernas e se submete à decisão ou dá tchau ao cargo que nunca deveria ter ocupado.

  7. Estão debruçados nos livrinhos estudando as lacunas que Bolsonaro os deu. Todos cairam de para quedas ali..sabem nada mas gostam mesmo é de legislar

    1. Como se eles se importam com as lacunas, eles " se julgam a lei "

  8. Bons tempos aqueles em que dia 7 de setembro era uma festa para todos os brasileiros, o de era somente alegria e mensagens positivas independentes de ideologias . O Sociopata conseguiu macular esta data tão importante !

  9. STF nós temo 11.! não dá! Gilmar era a favor da Lava Jato, virou contra.!! Soltou todos bandidos amigos.! Fachin passou por do Colegiado por cima TRF4 e do STJ,monocromáticamente. Essa era hora de fechar STF, perdeu time. Ministros mudam voto sem q nada tenha mudado. Novas regras e nova composição é preciso.!

    1. Só não se esqueça de que quem acabou com a Lava Jato foi o Procurador Geral da República , servidor totalmente subserviente ao atual ocupante do cargo de presidente da República.

  10. Muita discussão e pouca atitude e o monstro vai crescendo...até que ataque a todos nós.. pessoas de bem ..submissos ao.estado democrático de direito...

  11. Alguém sabe por onde anda Gilmar Mendes? aquele q vive dando entrevistas,de preferência atacando a lava jato,mas como a operação não existe mais,ele não fala nada de Bolsonaro? pq será? se chama o STF do acordão,KD Toffoli? Bozo é Cabo eleitoral de Lula.

  12. E precisa pensar e discutir? Manda logo a ordem de prisão dos bozistas para acabar com esta fase triste da sociedade brasileira.

  13. Foi perfeito. Ele viu aquela galera razoável na Paulista, deu adrenalina no seu fraco raciocínio e vomitou o que tava entalado, lindo, mostrou para que veio e o que pretende. Não houve desordem e daqui pra frente terá que encarar a "constituição" pois aqui não é a terra das bananas que ele imagina que é. O Brasil, o dia da Independência, a Democracia, a Constituição + os poderes constituídos estão anos luz à frente da viagem lunática desse maluco e seus asseclas.

    1. E vi que o ex ídolo Piquet tb tava no carro de som na Paulista. A pena para esse infeliz será o repúdio por todos aqueles que como eu sempre o viam como um irreverente. Acabou Piquet, tem certas atitudes que são imperdoáveis, vc foi um ídolo minha infância e adolescência, mas certas atitudes e posições ficam para a história. Pelo que sei o Pai dele era Ministro do João Goulart e parece que não tinham um bom relacionamento pai e filho.... Ora tb não precisava decepcionar ainda mais o velho.

    2. Para o bolsonaro e seus seguidores, ressaca de amanhã vai ser terrível!

  14. prendam em lei de segurança máxima ,um lunático e impeacheament imediato por desrespeito a democracia e campanha eleitoral indevida! agitador doente mental

    1. Hoje o bolsonaro deu um tremendo tropeção! Agora vai andar aos trancos e barrancos até cair...

    2. Os 11 deuses não caem e nem se curvam diante de nenhum mortal

  15. Este pessoal se acham Deus mesmo. Eles se esquecem por completo de suas verdadeiras atribuições - que é de guardiões da Constituição - ao se tornar um tribunal politizado. Triste

  16. O problema é que, na teoria, seria PGR que deveria agir para ter legitimidade. Se eles agirem por conta própria, perderão a segurança jurídica. A melhor solução para o Brasil hoje é o processo de impeachment.

    1. E quem passaria a julgar, Bolsonaro? Aí não se chamaria democracia e sim autocracia. É isso que queremos ?

    2. Também concordo, deveria empechmar os 11 ministros do supremo

Mais notícias
Assine agora
TOPO