Ministro do STJ pede que colegas se posicionem 'firmemente' contra inquérito sobre a Lava Jato
O inquérito aberto pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, com base nas mensagens hackeadas da Lava Jato, tem provocado um grande desconforto dentro da corte. O procedimento é tido pelos magistrados como uma verdadeira aberração, pelo fato de o presidente do STJ querer usar provas ilícitas para acusar e, possivelmente, até promover...
O inquérito aberto pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, com base nas mensagens hackeadas da Lava Jato, tem provocado um grande desconforto dentro da corte. O procedimento é tido pelos magistrados como uma verdadeira aberração, pelo fato de o presidente do STJ querer usar provas ilícitas para acusar e, possivelmente, até promover buscas e apreensões nos endereços dos procuradores.
Nas últimas semanas, o ministro Rogério Schietti Cruz enviou mensagem aos colegas da Terceira Seção do STJ para que se posicionassem mais firmemente contra o inquérito. Reservadamente, diversos ministros se dizem "indignados" com a abertura da investigação por verem claras ilegalidades na forma como o inquérito está sendo conduzido.
Como mostrou Crusoé na edição desta semana, existe uma reação forte contra a investigação nos bastidores da corte. O desconforto dos ministros se dá, por exemplo, em razão do plano de Martins de requisitar policiais da área de Inteligência da Polícia Federal para atuar no inquérito.
Ao abrir o caso, Humberto Martins justificou que as mensagens teriam indicado que integrantes da Lava Jato de Curitiba queriam promover investigações sobre ministros do STJ, o que extrapolaria a competência dos procuradores.
O ministro incluiu na investigação uma questão que esbarra em seus interesses pessoais. Juntou ao inquérito notícias sobre a delação do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, que citou ele próprio e seu filho, o advogado Eduardo Martins, em delação premiada. Segundo o empreiteiro, o filho de Humberto Martins teria recebido dinheiro para atuar em favor da empreiteira junto ao pai.
Nesta semana, a ministra do STF Rosa Weber suspendeu a investigação, acolhendo um habeas corpus da defesa de procuradores da Lava Jato. O inquérito ficará paralisado até que a Primeira Turma do STF se pronuncie.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ruy
2021-04-08 10:50:54Mais um corrupto querendo esconder os malfeitos da família, sob as asas de impunidade que lhe confere o "foro privilegiado" (sic) !!! O Brasil tem jeito ???
Luiz
2021-04-06 09:35:10O que a nação brasileira , quer saber é quando será aberto os inquéritos para investigar e passar a limpo a parte de cima dos altos escalões do intocável e inatingível judiciário e seus parentes com as bancas bilionárias de advogados com influência fora dos limites dentro das cortes brasileira , sem um judiciário limpo , fica difícil termos um povo íntegro, e os bons juízes que são maioria ficam quase impedidos de passar o país a limpo.
CARLOS
2021-04-06 00:29:54Há a verdadeira resistência ao poder absoluto cleptopetista que se quer assenhorear do Estado, aparelhado-o e controlando-o, podres Diabos, não sabem que no fim o bem triunfa sempre, o Maligno pode ter a sua hora contra a lava-jato, mas com o Senhor ganharemos do dia - lindo e refulgente.
José
2021-04-05 23:11:13Esta Justiça brasileira está um "aue": ministro solta bandido cocaineiro comprovado!!!! ministro escolhe ilegalmente ministro que vira um super juiz-promotor-delegado do "Processo do Fim do Mundo" onde, acho, esqueceu o que Constituição!!! gravação que é ilegal virou argumento de juiz!!! O juiz quer ser juiz de processo para cancelar uma investigação sobre ele próprio!!! Que qu'é isso, minha gente?!!!! Já vi confusão parelha no "Samba do Criolo Doido": lembram dele ou também já o esqueceram?!!!
TERESA
2021-04-05 19:41:20Interessante q os rackers só tenham raqueado as mensagens q interessam aos políticos envolvidos em crimes de lesa Pátria. Será q foi encomendado? Serão os rackers políticos? Nãooooo, é coisa da minha cabeça. Afinal isso seria um crime, e até agora, ninguém investigando....
Francisco
2021-04-05 11:43:44Humberto Martins e filho envolvidos com corrupção.Noronha também.
Ronaldo
2021-04-05 10:29:25O STF é um vírus jurídico que vem contaminando as demais cortes. A insanidade deste procedimento investigativo do STJ se parece muito com aquele inquérito do fim do mundo, aberrações jurídicas.
JOAO BOSCO
2021-04-05 10:08:54Só maus exemplos são seguidos pela justiça começou com o STF, desceu para o stj e agora um juiz do Piauí mandou soltar o filho que após ingerir bebida alcoólica atropelou uma mulher. A vida é feita de bons exemplos, infelizmente no Brasil só prospera os maus exemplos numa cadeia decrescente no poder judiciário
Solange
2021-04-05 09:37:56Ministro ou bandido no poder?
Alvaro
2021-04-05 08:42:00São todos, desavergonhadamente, membros de uma quadrilha de bandidos. Todos!