Gustavo Lima/STJHumberto Martins chegou a Brasília pelas mãos de Renan

Ministro do STJ pede que colegas se posicionem ‘firmemente’ contra inquérito sobre a Lava Jato

04.04.21 08:02

O inquérito aberto pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, com base nas mensagens hackeadas da Lava Jato, tem provocado um grande desconforto dentro da corte. O procedimento é tido pelos magistrados como uma verdadeira aberração, pelo fato de o presidente do STJ querer usar provas ilícitas para acusar e, possivelmente, até promover buscas e apreensões nos endereços dos procuradores.

Nas últimas semanas, o ministro Rogério Schietti Cruz enviou mensagem aos colegas da Terceira Seção do STJ para que se posicionassem mais firmemente contra o inquérito. Reservadamente, diversos ministros se dizem “indignados” com a abertura da investigação por verem claras ilegalidades na forma como o inquérito está sendo conduzido.

Como mostrou Crusoé na edição desta semana, existe uma reação forte contra a investigação nos bastidores da corte. O desconforto dos ministros se dá, por exemplo, em razão do plano de Martins de requisitar policiais da área de Inteligência da Polícia Federal para atuar no inquérito.

Ao abrir o caso, Humberto Martins justificou que as mensagens teriam indicado que integrantes da Lava Jato de Curitiba queriam promover investigações sobre ministros do STJ, o que extrapolaria a competência dos procuradores.

O ministro incluiu na investigação uma questão que esbarra em seus interesses pessoais. Juntou ao inquérito notícias sobre a delação do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, que citou ele próprio e seu filho, o advogado Eduardo Martins, em delação premiada. Segundo o empreiteiro, o filho de Humberto Martins teria recebido dinheiro para atuar em favor da empreiteira junto ao pai.

Nesta semana, a ministra do STF Rosa Weber suspendeu a investigação, acolhendo um habeas corpus da defesa de procuradores da Lava Jato. O inquérito ficará paralisado até que a Primeira Turma do STF se pronuncie.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mais um corrupto querendo esconder os malfeitos da família, sob as asas de impunidade que lhe confere o "foro privilegiado" (sic) !!! O Brasil tem jeito ???

  2. O que a nação brasileira , quer saber é quando será aberto os inquéritos para investigar e passar a limpo a parte de cima dos altos escalões do intocável e inatingível judiciário e seus parentes com as bancas bilionárias de advogados com influência fora dos limites dentro das cortes brasileira , sem um judiciário limpo , fica difícil termos um povo íntegro, e os bons juízes que são maioria ficam quase impedidos de passar o país a limpo.

  3. Há a verdadeira resistência ao poder absoluto cleptopetista que se quer assenhorear do Estado, aparelhado-o e controlando-o, podres Diabos, não sabem que no fim o bem triunfa sempre, o Maligno pode ter a sua hora contra a lava-jato, mas com o Senhor ganharemos do dia - lindo e refulgente.

  4. Esta Justiça brasileira está um "aue": ministro solta bandido cocaineiro comprovado!!!! ministro escolhe ilegalmente ministro que vira um super juiz-promotor-delegado do "Processo do Fim do Mundo" onde, acho, esqueceu o que Constituição!!! gravação que é ilegal virou argumento de juiz!!! O juiz quer ser juiz de processo para cancelar uma investigação sobre ele próprio!!! Que qu'é isso, minha gente?!!!! Já vi confusão parelha no "Samba do Criolo Doido": lembram dele ou também já o esqueceram?!!!

  5. Interessante q os rackers só tenham raqueado as mensagens q interessam aos políticos envolvidos em crimes de lesa Pátria. Será q foi encomendado? Serão os rackers políticos? Nãooooo, é coisa da minha cabeça. Afinal isso seria um crime, e até agora, ninguém investigando....

  6. O STF é um vírus jurídico que vem contaminando as demais cortes. A insanidade deste procedimento investigativo do STJ se parece muito com aquele inquérito do fim do mundo, aberrações jurídicas.

  7. Só maus exemplos são seguidos pela justiça começou com o STF, desceu para o stj e agora um juiz do Piauí mandou soltar o filho que após ingerir bebida alcoólica atropelou uma mulher. A vida é feita de bons exemplos, infelizmente no Brasil só prospera os maus exemplos numa cadeia decrescente no poder judiciário

  8. Este é o maior, senão o único problema do Brasil. Um bom tema para as próximas eleições, coberturas jornalísticas, campanhas da fraternidade, conversa de bar, e por aí vai.

  9. Total inversão de valores, enquanto bandidos e corruptos são soltos, quem possui as virtudes da honestidade, da justiça são condenados, estamos nas terras tupiniquim tudo pode e acontece da forma que as castas familiares querem para se manterem no poder.

  10. Pelo andar da carruagem acabarão prendendo os procuradores, juízes e a própria PF, e soltando os "inocentes bandidos" que saquearam o país por 13 anos, afinal o chefe da quadrilha já é dado como inocente, e já ensaia sair candidato em 2022! Chegamos ao fim do poço ou ainda tem mais????

  11. Os integrantes da operação lava jato queriam (e ainda querem) promover investigações somente contra um ministro (e seu filho) do STJ. E tem provas que os incriminam.

  12. Um absurdo tudo que o STF, STJ, PGR e 384 politicos enrolados com a justiça estão fazendo contra uma nação de 214 Milhões de habitantes. Lembrando que o poder emana do povo e não de castas politico social que controlam o presente e futuro do Brasil e sua população. Ja passou da hora de refletimos isso pois o futuro dos nossos filhos, netos e bisnetos estão comprometidos com as mas decisões tomadas hoje, essa conta maldita são eles que vão pagar, isso se não virarmos uma Venezuela primeiro. VOTE!

  13. Humberto Martins e o antecessor Noronha são altamente suspeitos em relação a investigações de esquemas de corrupção, uma vergonha, está escancarado a intenção de intimidar o MPF !

  14. Esses seres abjetos não tem noção dos absurdos que promovem? E tudo pra defender seus interesses escusos. Bandido é bandido.

  15. Esse inquérito é um absurdo. Vamos supor que um kacker consiga algumas mensagens de um ministro X do STF. Aí o hacker vai lá e coloca um monte de outras coisas nessa mensagem, adiciona que ele falou algum podre de um ministro Y, que não é verdade. A polícia chega no hacker e descobre as mensagens. De algum jeito essas mensagens chegam na imprensa, que descobre os podres do ministro Y (que não são verdade). Aí alguém resolve processar o ministro Y. Fim da picada

    1. Farra das mensagens hackeadas promovida por alguns ministros do STF e STJ. Imprevisíveis as consequências, para os que se alegram com elas.

  16. os EXEMPLOS EXCECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  17. A independência e harmonia entre os três poderes pressupõe boas intenções e honradez em cada um deles, com reflexo nos demais. O que os tribunais superiores estão fazendo demonstra exatamente o contrário. Assim fica difícil desapoiar uma intervenção mais incisiva na instituição cujo corpo se mostra podre. Que cada poder se cuide pois a tolerância da nação está no osso.

  18. Pelo menos ainda existe gente decente nesse país! Na onda anti Lava Jato, os juízes que protegem os bandidos e corruptos estão mostrando suas caras: Humberto Martins, Gilmar Mendes, Lewandovski, Toffoli, Kassio Conká,...

    1. Arnaldo, qual a sua idade? deve ser um garoto, porque ingênuo é você, Carmem Lúcia, nomeada pelo nove dedos condenado, .......

    2. Isso não pode Arnaldo ! Carmem Lúcia é cínica. Sempre usa um discurso de ética, mas os seus votos vão no sentido contrário. Não te recordas do episódio Renan Calheiros?

    3. Ainda considero a Carmem Lúcia uma pessoa decente. Ela só foi ingênua na mudança do seu voto, afetada pelo vazamento ilegal das mensagens da Lava Jato.

    4. Não esqueça também a Carmén Lúcia que virou da turma do GM.

  19. Parabéns Ministro Rogerio Schietti Cruz! É importante saber que HUMBERTO MARTINS não enlameou totalmente o STJ. Por favor, faça sua parte, lute pelo Brasil. Os ministros corruptos matam o presente e o futuro do Brasil e nos levam á total desesperança. Não deixe que o STJ tenha a cara de um Humberto Martins.

  20. O Arataca em questão era advogado em Alagoas. Foi indicado para o TJAL pelo coronel nordestino Renan Calheiros em vaga destinada ao quinto constitucional da OAB. O Mesmo Renan Calheiros patrocinou sua indicação ao STJ. Mas, não há que se negar que é uma das grandes cabeças do STJ.

  21. Bandidos têm pavor da LAVA JATO..viva Moro..viva Dalagnol..viva LavaJato...bandidos de toga vocês tem nosso asco..nojo...repulsa .indignação..X LAVAJATO nossa gratidão e respeito .

    1. Vivaaaaaa... esse inquérito se resume em ..... COLOCARAM O CABRITO P TOMAR CONTA DA HORTA

  22. Como é que um marginal e energúmeno ainda faz parte de um "grupo" e, em acréscimo, em posição privilegiada numa instituição que deveria ser o contraponto ao crime???? Que vergonha e igualmente crime, mecanismos de controle irresponsavelmente inexercidos!!!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO