Câmara dos Deputados

Mais de meio milhão em reembolsos de despesas médicas na Câmara

25.02.19 07:01

A Mesa Diretora da Câmara aprovou em uma única reunião na quarta-feira, 20, mais de meio milhão de reais em reembolsos de despesas médicas e odontológicas para cinco deputados e ex-deputados.

O plano de saúde da Câmara prevê que os parlamentares poderão ser atendidos em instituições conveniadas ou de livre escolha do beneficiário, com direito a reembolso.

O plano atende também servidores efetivos e aposentados da Casa, pensionistas, e ex-deputados que tenham cumprido dois mandatos e contribuído por quatro anos ao extinto Instituto de Previdência dos Congressistas.

Só de tratamento médico, a Mesa Diretora autorizou na semana passada reembolsos de exatos 522.586,14 reais para três ex-deputados: Sabino Castelo Branco, do PTB, e Alberto Fraga e José Carlos Aleluia, ambos do DEM.

Quem mais gastou e recebeu de volta foi Castelo Branco, que sofreu um acidente vascular cerebral em agosto de 2017. A Mesa Diretora autorizou reembolsos de 389,9 mil reais ao ex-parlamentar.

O valor foi menor do que o solicitado, de 585,5 mil reais. Da mesma forma, Fraga, que pediu 95,5 mil, só receberá 80,2 mil reais. Aleluia será reembolsado em 52,4 mil reais.

Já de reembolsos odontológicos, foram exatos 27.663,37 reais. Lucas Vergílio, do Solidariedade, receberá de volta 20,5 mil reais gastos em tratamento odontológico. Menos do que os 30 mil reais de reembolso pedido.

A Câmara também autorizou reembolsar a ex-deputada Marinha Raupp, do MDB, em 7,1 mil reais gastos em tratamento odontológico. O montante é um quarto dos 28,8 mil reais solicitados pela ex-parlamentar.

A Câmara informou que os pagamentos foram concedidos pela Mesa Diretora conforme estabelece o ato 89 de 2013 da Mesa Diretora.

A Câmara disse ainda que os detalhes das despesas médicas só podem ser obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, o que, em geral, faz com que a resposta demore algumas semanas.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Brasil pode não ser mais uma monarquia, mas ainda tem a sua nobreza, e bem mais onerosa do que aquela do tempo do Império, que na verdade não custava nada ao Estado.

  2. Nisso o nosso querido comandante não quer mexer? Afinal, ele é político profissional... qual o maior engodo da história recente, o collorido, o petê ou nosso querido comandante pretende bater todos os recordes?????

  3. O povo brasileiro só existe para suportar a nossa "corte", agora não de nobres, mas de burocratas. Vivemos no feudalismo e pagamos caro para termos o direito de viver nesse feudo como servos.

  4. De que adianta algumas reformas pontuais, sacrificando ainda mais o povo trabalhador, se não forem estancadas essas sangrias/privilégios pagos por nós, para atender às classes de maior renda como os políticos e funcionários do Legislativos, os integrantes do Judiciário em todas suas esferas, assim como os do Executivo? Pq residências, carros e outras benesses para essa gente. Nós, seus patrões, temos o direito de não pagar. Até qdo vamos conviver com tamanha desigualdade????

  5. Depois quando alguém defende a extinção pura e simples do Congresso Nacional, vem o mesmo bla bla bla que é ditadura, etc, etc...É que estamos cansados de bancar tantas mordomias para quem já é privilegiado. A revolução francesa começou assim. Em algum momento, o povo cansa de ser humilhado.

  6. Acabei de me lembrar dos ministros do STF repetindo o blábláblá de que "todo cidadão brasileiro tem os mesmos direitos perante a lei..." ahan... Há sempre cidadãos mais iguais que outros...

  7. É ou não é aviltante? O que eles fazem com dinheiro público é irracional. Depois não entendem porque a sociedade está tão enraivecida. Só podemos desejar mesmo a extinção do Congresso. Vamos começar tudo de novo. Nova Constituição Federal, novas regras, fim das regalias, pelo amor de Deus!!! Chega! Não dá mais tanto abuso nas nossas custas!

  8. É vergonhoso. Nossos parlamentares podem pagar um ótimo plano de saúde com o dinheiro que ganham. O pior é ter a certeza de que isto não vai mudar. Alguém acha que vão votar pela suspensão desta mordomia?

  9. É preciso ser radical com o gasto público: acabar com TODOS os benefícios, TODAS as remunerações extras, TODAS as estatais. A partir daí poderemos olhar para um futuro melhor.

    1. Que absurdo o gasto desses caras com saúde. uma amiga minha fez uma cirurgia no cérebro pelo seu plano de saúde e não gastou nem 10.000,00reais incluindo fisioterapia. Ela não ficou com seqüelas. esses caras vão nos hospitais mais caros e pegam recibos com os médicos que mentem no calos para pegar uma ponta. esses médicos devem ser investigados também. nojentos.

  10. Que moleza nós Brasileiros pobres mortais só aposenta depois de 44anos de contribuição para o INSS e 65de idade ficamos desdentados doentes se f....todo e estes fdp. Rrprentam a gente por 4anos e ainda não são Reeleito e ficam com o cartão Corporativos pra gastar com a família PQPARIU Temos que fazer barulho para acordar estes Fdp.

  11. Sinceramente é uma pena q uns tenham tantos privilégios em desfavor da população. Mas no fundo o povo bem q merece. Ai todos sao eleitos. Se foram escolhidos pelo povo e agem assim ... pior para o povo. Simples assim!

  12. Quanta mamata. Tinha que acabar com tudo isso. E o povo se lanhando para pagar impostos e sustentar tudo isso. Estou revoltado. Esses pilantras tem que pagar do bolso, como nos, ou ir para a fila do INSS. Só por Deus mesmo...ohhhhh raiva....

  13. mais um absurdo do brasil, quem paga a conta não tem atendimento descente, ja a elite de funcionarios publicos e politicos tem o que tem de melhor, é so apresentar o recibo

  14. O povotrabalha e não tem condições de pagar um plano de saúde, no entanto tem que contribuir para esses políticos que tem um salário muito superior. É um país gigante pela própria safadeza.

  15. Enquanto isso a Anvisa não libera remédios novos para câncer por serem caros ou só os liberam para alguns tipos específicos. Ficam esperando cair a patente. Os planos do judiciário também pagam tudo e se quiser ganhar uma ação tem que contratar um escritório apadrinhado de ministro ou desembargador.

    1. Toda Constituição nasceu de uma ruptura do sistema vigente, desde a Magna Carta inglesa, quando cortaram a cabeça do rei. Já por aqui, fizerem uma defensora de privilegiatura em 1988 e colocaram um monte de "cláusula pétrea" sem ruptura alguma. Teria de ser tudo por emenda constitucional e também poder ser revogado por emenda constitucional! 1988 foi e é uma excrecência jurídica, outra jabuticaba do Bananão. Estas cláusulas pétreas de 1988 nunca poderiam ser pétreas!

  16. Enquanto isto, eu com 70 (setenta) anos de idade e precisando adquirir aparelhos auditivos, não tenho o direito de abater do imposto de renda parte da despesa. Plano de saúde não reembolsa, o SUS finge que fornece e a receita veda o abatimento. Qual o fundamento da receita para vedar? Ou isto não é saúde....

  17. Enquanto isto, eu com 7 anos de idade e precisando adquirir aparelhos auditivos, não tenho o direito de abater do imposto de renda parte da despesa. Plano de saúde não reembolsa, o SUS finge que fornece e a receita veda o abatimento. Qual o fundamento da receita para vedar? Ou isto não é saúde....

  18. Não ouso falar o que penso, com todas as letras, mas o mínimo que sinto em relação a isso é uma ira profunda... É um bando de indecentes.

  19. Farra essa paga com nosso dinheiro ,inclusive para picaretas que ja nem fazem parte do congresso e se aposentam com salario integral . .Brasil onde a grande maioria da populaçao nao tem direito a saude e educaçao ,e os privilegiados deputados e ex deputados TUDO

  20. Os pagamentos foram concedidos pela Mesa Diretora conforme estabelecido pelo ato da Mesa Diretora. kkkkkkk Esse é mesmo o país da piada pronta!

  21. A Saúde precisa de uma reforma nos moldes da Previdência. Para inicio de conversa ex-deputados não deveriam continuar incluídos no mesmo plano de saúde dos demais. Acabou o mandato, acabaram-se os privilégios,. Além disso deveria haver um teto para reembolso, já que o salário dos distintos é mais que suficiente para arcar com prelo menos parte dessas despesas médicas. Enquanto o Brasil for esse paraíso para os políticos, não boto fé em reforma alguma e nem em governo algum!

    1. alias eles ganham muito bem para ter convênios e reembolsos pagos por nós

  22. Sanguessugas, larápios, ladrões, safados, sem-vergonhas, pilantras, malandros, ratos, vagabundos, vigaristas, gatunos, alguém lembra de mais algum adjetivo pra esse bando de FDP ?

    1. Seria a melhor forma de melhorar os serviços públicos.

    2. Sou mais ignorante, os mandatarios do executivo, lgislativo e judiciario só poderiam usar serviços públicos. Saúde, educação e transporte públicos. Talvez passando pelas situações que a maioria das pessoas vive no cotiano teríamos um.pais mais justo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO