Agência Brasil

Maia diz que não conseguirá ‘segurar’ limitação a salários de juízes em 2020

19.12.19 10:56

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou nesta quinta-feira, 19, em café da manhã com jornalistas (foto), que não conseguirá mais “segurar” projetos de parlamentares que limitem gastos do Judiciário. Ele defendeu, porém, que essas pautas sejam votadas por meio do diálogo com os juízes.

“Não consigo mais segurar o parlamento. Esse conflito vai acabar aparecendo no próximo ano” afirmou o deputado do DEM do Rio de Janeiro. Para ele, “não será fácil” atender a demandas do Judiciário. Principalmente dos tribunais estaduais, “que têm mais penduricalhos do que os tribunais federais”, lembrou.

O presidente da Câmara vê como inevitável a aprovação de projetos que regulamentam o teto e o extrateto salarial nos tribunais. Ele disse que segurou a votação de projetos como esses nos últimos anos para evitar confronto com o Judiciário, mas, diante da revelação de excessos de gastos com vencimentos, não terá como conter essas pautas.

Maia acrescentou que os deputados devem aprovar em 2020 a quarentena para juízes e integrantes do Ministério Público disputarem eleições. Já há um projeto no Congresso prevendo que a quarentena seja de ao menos três anos depois da saída do cargo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O tal extra-teto ocorre muito mais nos judiciários estaduais. No fundo mesmo, o desespero em reduzir os custos com pessoal é muito maior nos Estados que no nível Federal. Além disso, a distorção ocorre na carreira da magistratura, e não do pessoal de apoio. Neste a carreira é enxuta, e tem sofrido alguma diminuição de custos. Na Justiça do Trabalho, por exemplo, algumas vagas dos dois cargos existentes já estão sendo extintas, porque a reforma trabalhista reduziu muito a demanda.

  2. Se o Congresso não conseguir segurar os salários e penduricalhos do judiciário , principalmente do alto escalão, então não tem mais moral para nada e não pode mais limitar os salários de ninguém! Porque se há salários e vantagens inescrupulosas que clama aos Céus , é o dessa classe.

  3. Quero ver eles terem coragem derrubar o veto do presidente do fundo eleitoral e se derrubar estes pilotos não se elege nem para síndico! Eles são muitos expertos.kkkk

  4. O Botafogo deveria começar pelo começo: acabando c a farra das passagens; com as nomeações de "acessores"; com a farra das verbas indenizatórias e mil outros penduricalhos do legislativo. É um trairão.

  5. Incrível essa declaração. Como dar aumento se o orçamento está no vermelho? Querem continuar aumentando a dívida interna? Como fica a responsabilidade fiscal? É somente aplicável ao Executivo? É possível os demais poderes darem pedalada fiscal? Não seria isso crime de responsabilidade? Em suma, na iniciativa privada inadimplência é o caminho da falência. É não queremos isso prá nós, não é?

  6. Enquanto tivermos um judiciário dos mais caros do planeta e dos mais lentos do mundo , tudo que vamos ver é sempre o lobby para aumentar os privilégios dos verdadeiros marajás deste país, e um congresso composto de muitos investigados que acabam sempre cedendo aos aumentos dos privilégios e seus penduricalhos vergonhosos. e essa situação só vai piorando para o povo e para suas contas.

    1. Réu confesso! Afirma que "segurou por muito tempo projetos de limitação de gastos"?! No mínimo, isso é fraude eleitoral - ou ele afirmava que ia prejudicar o povo para preservar ganhos dos juízes e assim não confrontar o judiciário?

  7. escolher em com quem briga, é uma estratégia de gente inteligênte. Porém escolher em quem bater é estratégia de gente covarde, neste país, só apanha assalariados e pobres. ele sabe se bater no judiciário vai tomar portada de volta. Covarde! Faça seu trabalho.

  8. Evitar confronto com o judiciário? Como assim cara pálida? Congresso serve para legislar para todos e não para escolher para quem são as leis.

  9. Interessante com os trabalhadores deste país salários de miséria pra 2020. Rs 1.031,00. Agora para o judiciário. Eles defendem que essa pauta sejam votadas por meio de um diálogo com os juizes. Isso quer dizer? Medo de fazer seu papel de deputado. Neste caso precisa sentar juizes pra em pauta! É duro...

  10. Ele quis dizer "EXTRA TETO" como qdo vc entra com uma ação no judi e fica deitadinho pensando em quando..., em quando e se vai estar vivo, ...uma sentença vai acontecer. Entendi, extrateto, nos confins do juda!!!!

  11. O SUS não tem reajuste de honorários desde 2004. Qual foi a inflação nesse perído? 135,922570 % pelo IPCA IBGE. Só suas beldades do legislativo e judiciário podem ter aumento?

  12. Extrateto é jeitinho do judiciário, retrato da Pindorama tragicômica, pois se isso existe, então, de fato, não há teto. É mais uma da série "me engana que eu gosto". Fora com os penduricalhos cuja existência pode ser legal, mas é imoral.

  13. Se o interesse fosse de melhorar as coisas, já o teriam feito. A intenção é barganhar, fazer teatro, etc. Nada de bom sai da cabeça da dominância do congresso. E, se tiram os benefícios e limitam o Judiciário, MP, serão o próximo alvo. Difícil ter esperanças. O povo continuará mantendo faraós no Judiciário e no Congresso.

  14. Conseguir paralisar o salario minimo de quem passa fome, e paga a mordomia de voces, e infinitamente mais facil. Seus abutres e ladroes.

  15. Não tem que segurar nada, Maia, nem a votação do PL da prisão em 2a. instância, nem a CPI da Lava-Toga. Põe tudo pra votar. Você não é o dono do parlamento.

    1. Perfeito, Edson. É exatamente o que eu penso e defendo há muito tempo. Escondem-se atrás de argumentos inconsistentes para se colocarem em situações privilegiadas às custas do suor dos cidadãos honestos, que pagam impostos elevados por todos os privilégios obtidos por eles na calada da noite!!! Tenho esperança nas redes sociais, na facilidade de acesso que deu aos mais pobres, à revolução que representa por mostrar que, se o poder emana do povo, ... agora é preciso LUTAR ...

  16. A reposta Rodrigo Maia está na reforma administrativa, a qual essa Casa não tem interesse em promover. Não se aumenta mais o salário de ninguém sem antes fazer uma reforma administrativa.

    1. Agora que aprovaram a reforma da previdência, o resto não tem pressa. Daqui a dez anos eles fazem outra, depois mais outra e assim eles vão empurrando o problema fiscal com a barriga.

    1. isso Mauricio, perfeito: RODRIGO MAIA ACABA DE CONFESSAR QUE ESTA PREVARICANDO HÁ ANOS, EM ENTREVISTA COLETIVA, E NENHUM JORNALISTA TEVE CORAGEM DE ESCREVER ISSO...

    2. Porque, Mauricio, eles não estão nem aí para o teto do funcionalismo, para o equilíbrio fiscal. Esse assunto só vem à tona quando o judiciário começa a incomodar. Depois, do nada, o assunto desaparece.

    3. esta é uma situação que não consigo entender e pouco se discute. pelo que entendi ele está dizendo que não consegue mais segurar o fato de juízes terem salário acima do teto. Primeiro se ele está segurando é prevaricação. Segundo, se tem lei definindo o teto de salário como se explica essa situação de juízes continuarem mês a mês indefinidamente recebendo acima do teto? Se tem a lei por que ela não é cumprida?

Mais notícias
Assine agora
TOPO