Reprodução

Jovens negros não estão animados com Joe Biden

07.05.24 17:00

O presidente Joe Biden deverá enfrentar dificuldades para conquistar o voto dos eleitores negros nas eleições de novembro, quando deve tentar a reeleição contra o republicano Donald Trump.

Tradicionalmente, esses eleitores tendem a votar no Partido Democrata, mas a vantagem dos democratas nesse grupo populacional caiu 20 pontos percentuais nos últimos três anos.

Segundo uma pesquisa do Gallup, 66% dos adultos negros se identificam atualmente como democratas, enquanto apenas 19% se dizem republicanos. A diferença é de 47 pontos, mas já foi de 66 pontos em 2020 e de 79 pontos em 2008.

Além disso, os eleitores negros estão menos motivados a votar em novembro.

Uma pesquisa do instituto Ipsos feita em abril mostrou que 62% dos eleitores negros têm “certeza absoluta” de que irão votar (nos Estados Unidos, o voto não é obrigatório e a disposição de exercer esse direito faz toda a diferença). Em junho de 2020, esse índice era de 74%.

A queda na motivação, de doze pontos, é maior do que a encontrada entre a população como um todo, que foi de 4 pontos.

O estudo do Ipsos traz diversas explicações para a queda na motivação entre eleitores negros.

Uma delas é que os mais jovens estão insatisfeitos com a maneira como o governo está lidando com a economia e estão descontentes com o apoio americano à guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.

Entre os jovens negros, apenas 39% afirmam que está disposto a votar. Há quatro anos, esse número era de 69%. 

O desânimo entre os eleitores negros deve preocupar Joe Biden principalmente porque esse grupo foi muito importante para a vitória contra o republicano Donald Trump em 2020. Naquele, o democrata teve 92% dos votos nesse setor.

 

Biden X Trump

Um cálculo do site FiveThirtyEight sobre a corrida presidencial americana, considerando o resultado de várias pesquisas, mostra Trump com 41,5% e Biden com 40,5%. A diferença é de um ponto percentual.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO