Lula na África é convite para trapalhadas
A viagem de Lula para Etiópia e Egito, depois do Carnaval, tem pouca utilidade e é um convite para novas declarações atrapalhadas sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Os diplomatas do Itamaraty e outros funcionários do Executivo defenderam a ida do presidente das mais diversas formas: comemorar os 100 anos das...
A viagem de Lula para Etiópia e Egito, depois do Carnaval, tem pouca utilidade e é um convite para novas declarações atrapalhadas sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Os diplomatas do Itamaraty e outros funcionários do Executivo defenderam a ida do presidente das mais diversas formas: comemorar os 100 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Egito, estreitar relações com a África, melhorar o comércio com a Etiópia, demonstrar prestígio ao participar de uma cúpula da União Africana, ajudar a combater a desigualdade, a fome, promover a transição energética e angariar apoio para reformar os organismos internacionais (no caso, o Conselho de Segurança da ONU).
Mas não há nada na longa lista do parágrafo acima que realmente justifique uma viagem longa como essa. A ladainha da reforma do Conselho de Segurança, por exemplo, nunca teve chance de se concretizar. Trata-se apenas de uma forma de os diplomatas brasileiros alardearem uma importância que eles não têm e nunca tiveram.
O que de fato essa viagem vai trazer são novas declarações atrapalhadas de Lula sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
Na Etiópia, Lula deve se encontrar com o presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas.
Abbas deveria estar se preparando para reassumir o governo da Faixa de Gaza, após a derrota iminente do Hamas. Em 2006, o grupo terrorista deu um golpe de Estado e expulsou o Fatah, partido laico de Abbas.
Mas Abbas nunca demonstrou muito interesse em resolver os problemas da região e deverá aproveitar a oportunidade para, ao lado de Lula, acusar Israel de diversas atrocidades, como a de supostamente cometer um genocídio.
Antes, Lula irá para o Egito, país governado pelo ditador Abdel Fattah el-Sisi e que tem um acordo de paz com Israel.
O Egito troca informações de segurança com Israel e não permitiu que os palestinos, vítimas da guerra, entrassem em seu território. Nos últimos dias, temendo que os refugiados cruzem a fronteira da Faixa de Gaza e entrem no Egito, o país deslocou tanques para a região e reforçou a cerca na fronteira.
O acordo de paz, assinado em 1979, teve uma importância fundamental para a relação entre os dois países e também para a aproximação entre Israel e outros países árabes.
Nesta semana, com Israel iniciando um ataque em Rafah, ao sul da Faixa de Gaza, para destruir o que resta do Hamas, o Egito ameaçou suspender o acordo.
Caso isso aconteça, a guerra teria repercussões geopolíticas mais sérias. Seria melhor Lula tomar mais cuidado com suas palavras, para não causar mais problemas para a relação entre Israel e o Egito. Mesmo com todos os problemas, a aliança entre esses dois países tem sido central para garantir a paz nesse canto do Oriente Médio.
Prudência, contudo, é algo que não tem aparecido nos discursos de Lula, principalmente quando ele fala de improviso.
Assista ao Meio-Dia em Brasília desta segunda, 12:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
GILDA
2024-02-17 23:41:22Bom era o gabiru que ninguém dava atenção em viagens internacionais, em uma ocasião ficou conversando com um garçom. Como ele mesmo disse, foi uma cagada ter ocupado a cadeira de presidente. Pelo menos uma vez falou a mais pura verdade.
100413CAIO02
2024-02-13 11:07:16Mais uma oportunidade para Lula falar sandices e nos envergonhar internacionalmente. Sem falar nas complicações diplomáticas que advirão!
AEC
2024-02-13 13:54:21O pinguço acha que vai ganhar o Nobel da paz por kilometragem...
Odete6
2024-02-12 21:08:55BRASILEIRO DUDA TEIXEIRA..... APLAUSOS!!!!
Ademir Fenicio
2024-02-12 20:28:50a janja vai fantasiada de Cleópatra, de índia, de enfermeira ou de embalsamadora.
Odete6
2024-02-12 20:03:32Pelo amor de todos os deuses...... lá vai um ignorante grunhir sandices gratuitamente, para tumultuar e atormentar ainda mais os povos já lotados de problemas!!!!! Um subespécie incapaz e complexado, que quer porque quer protagonizar até mesmo em situação de tensões e desgraças, aproveitando-se sinistramente disso, como fez até mesmo com o enterro da própria mulher!!!! E dá-lhe um arsenal de humilhações, prejuízos e vergonhas planetárias para O POVO BRASILEIRO!!!!!