Wallace Martins/Futura Press/Folhapress

Luis Miranda pede à CPI prisão de Onyx Lorenzoni e Elcio Franco

24.06.21 14:42

O deputado Luis Claudio Miranda (foto) requereu que a CPI da Covid peça a prisão do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, e do ex-secretario-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, pela prática do crime de coação de testemunha. O ofício, enviado à comissão nesta quinta-feira, 24, foi revelado em primeira mão por O Antagonista.

O parlamentar e o irmão dele e servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, prestam depoimento à CPI nesta sexta-feira, 25. O funcionário público relatou ao Ministério Público Federal ter sofrido pressão atípica para liberar a importação da Covaxin, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biotech, representado no Brasil pela Precisa Medicamentos, e elencou indícios de irregularidades na negociação. Luis Miranda, por sua vez, alegou ter alertado o presidente Jair Bolsonaro sobre o suposto esquema de corrupção.

Depois da divulgação do caso, o governo federal anunciou que acionará a Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República contra os irmãos Miranda. Na entrevista, Onyx declarou que o deputado “não vai se entender só com Deus”. “Vai se entender com a gente também. E vem mais: o senhor vai explicar e o senhor vai pagar pela sua irresponsabilidade, pelo mau-caratismo, pela má-fé, pela denunciação caluniosa e pela produção de provas falsas“, disparou.

No ofício encaminhado à CPI, o deputado Luis Miranda declarou que ele e o irmão foram alvos de “ameaças que contaram com o apoio de todo o aparato estatal da Presidência da República”. “Há ameaças claras desprendidas contra mim e meu irmão em público, ou melhor, com repercussão nacional e internacional, proferidas por um ministro ladeado por um investigado dessa CPI.”

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Estes dois irmãos me lembram outro irmão. !!O de Collor de Melo que com seu depoimento deu o empurrão final para o impeachment do então presidente, seu irmão Collor . A “COVAXIN” do caso foi o Fiat Elba ! Tomara que as comparações prosperem e tenhamos o #FORA BOLSONARO !!!!! Se não pelo impeachment ...pelas urnas !

    1. Torcendo para que tudo aconteça a contento. PR PRECISA SER HUMILDE!

  2. Que tem coisa errada, sabemos, mas, que esse Miranda também é um lixo, tenho certeza. Basta acompanha-lo no Facebook. Deu muito tombo em brasileiros que moram nos EUA, prometendo ganhos fáceis investindo em suas emoresad

  3. uma quadrilha inteira roubando o Pais! corrupção escandalosa no governo BOLSONARO ! expulsem este genocida do governo!

  4. O jogo político é sujo, não é fácil saber onde e com quem está a verdade. Não podemos esquecer da gravação provocada pelo Joesley ao presidente Temer. Nesse jogo imundo de poder e dinheiro tudo pode rolar e traição é o tema.

    1. Marcio, mas é assim que funciona na política. Não se esqueça que a Dilma só caiu pq um político corrupto decidiu tirar da gaveta um processo de impeachment contra ela. Enquanto os bandidos corruptos se engalfinham, temos de torcer para que no meio dessa briga, as penas soltas (provas de ilicitudes) ajudem a mostrar a fonte do mal e quem se alimenta da mesma.

  5. E agora? Será que o Lira vai defender a Câmara de Deputados na figura de um de seus deputados ou a sua Galinha dos Ovos de Ouro sentada na cadeira presidencial? Façam suas apostas...

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO