López Obrador anuncia vacina Pátria para imitar a cubana Soberana
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (foto), anunciou neste domingo, 14, que seu país está desenvolvendo uma vacina própria contra a Covid. "E, com todo o respeito, em seu momento, por se tratar de iniciativas do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt), de centros de pesquisa públicos, mas também de empresas privadas,...
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (foto), anunciou neste domingo, 14, que seu país está desenvolvendo uma vacina própria contra a Covid.
"E, com todo o respeito, em seu momento, por se tratar de iniciativas do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt), de centros de pesquisa públicos, mas também de empresas privadas, vamos sugerir que nossa vacina se chame Pátria, já selecionamos o nome", disse Obrador em uma coletiva de imprensa na cidade de Oaxaca.
Segundo ele, o nome nacionalista seria para imitar o das vacinas cubanas Soberana 01 e Soberana 02, que estão sendo desenvolvidas pelo instituto Finlay de Vacinas, na ilha comunista. "No México também há pesquisa", disse Obrador.
O ministro de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, afirmou que o governo mexicano está conversando com o cubano para conduzir ensaios clínicos da vacina cubana.
Cuba já anunciou o desenvolvimento de quatro vacinas: Soberana 01, Soberana 02, Abdala e Mambisa. Em novembro do ano passado, o jornal oficial da ditadura Granma noticiou que o Instituto Finlay tinha obtido a inclusão de sua vacina Soberana 02 no site oficial de projetos em fase de testes clínicos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Contudo, nenhuma vacina cubana aparece na lista dos imunizantes que estão sendo avaliados pela OMS para uso emergencial.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Jaime
2021-02-15 20:12:44Aposto que ni site da OMS, acessado a partir de Cuba, o nome "Soberano" aparece por la...e na frente de todas as outras vacinas.
Velhinha de Taubaté
2021-02-15 15:27:49Se a vacina cubana Abdala der certo, aposto que o Bolsonaro vai querer adquiri-la, depois de rebatizá-la com o nome de Rachid Abdala. Adora um rachid!
Alberto
2021-02-15 12:50:44A América Latina sempre com essas bobagens de pátria, soberana, que coisas mais idiota
Jose
2021-02-15 11:17:05O obrador é o Bozo mexicano. A diferença é que o de lá gosta de vacina. Enquanto o daqui gosta mesmo é de tomar leite condensado pelo esfíncter!
Mc
2021-02-15 11:04:11A vacina mexicana vai se chamar guacavac
José
2021-02-15 10:15:23Todos muito sérios e honestos (só que não)