Lobão, a extravagância da corrupção e o helicóptero no quintal
A excentricidade é uma das marcas registradas da crônica político-policial brasileira. Em geral, essa característica é realçada quando políticos multimilionários são flagrados em casos de corrupção e suas extravagâncias – não raro, com dinheiro público – saem da penumbra e ganham definitivamente os raios solares. Em 2017, a PF encontrou na sala de estar de...
A excentricidade é uma das marcas registradas da crônica político-policial brasileira. Em geral, essa característica é realçada quando políticos multimilionários são flagrados em casos de corrupção e suas extravagâncias – não raro, com dinheiro público – saem da penumbra e ganham definitivamente os raios solares. Em 2017, a PF encontrou na sala de estar de Eike Batista uma Lamborghini Aventator branca avaliada em 3 milhões de reais. Todos tinham conhecimento da fortuna de Eike amealhada por meios ilícitos, mas a imagem do carro esportivo italiano sendo exibido quase como peça de decoração de um dos ambientes da mansão do empresário ajudou a amplificar o escândalo.
Nesta terça-feira, 12, mais uma vez o exotismo com dinheiro supostamente fruto de corrupção deu as caras numa nova ação da PF. Em busca de mais elementos sobre o esquema de corrupção na Petrobras, cerca de 70 policiais federais e outros dez auditores da Receita saíram às ruas nesta manhã para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados à família Lobão, cujo patriarca, Edison Lobão, é uma liderança fulgurante do MDB, além de ter sido ministro de Minas e Energia no governo de Dilma Rousseff.
O objetivo dos investigadores era vasculhar as residências do clã em busca de informações sobre o paradeiro de mais de 12 milhões de reais em propina pagos por empresas ao grupo criminoso, segundo o MPF, integrado pela família Lobão. Uma das metas era encontrar cerca de 100 obras de arte cujas compras teriam por finalidade lavar o dinheiro ilegal.
Mas a PF se deparou na residência de um dos filhos de Lobão com algo ainda mais insólito até para os padrões brasileiros: um helicóptero, exposto em um cômodo da casa fechado por vidro, ao lado do quintal. A aeronave (foto abaixo) chamou a atenção até dos policiais mais experientes.
Nos endereços em São Luís, capital do Maranhão e terra natal dos Lobão, os policiais ainda flagraram na garagem da residência vários automóveis de luxo. A ação foi batizada de Operação Vernissage. Para além de examinar o que foi encontrado, a PF pretende com as diligências avançar na investigação sobre o uso de imóveis para lavagem de dinheiro. Segundo os investigadores, no período dos desvios na Petrobras e na Transpetro, a família Lobão comprou um imóvel por 1 milhão de reais e o revendeu pouco tempo depois por 3 milhões. A suspeita é de que a compra tenha sido subfaturada para mascarar o uso de dinheiro sujo - o mesmo que deve ter bancado o helicóptero ostentado no quintal da casa do filho de Lobão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Daniel
2021-01-13 17:17:58Vocês todos estão enganados, toda essa fortuna é lícita, oriunda do grande faturamento da padaria que Edinho 30 tinha no Estado do Pará kkkkk, cara de pau.
Kederis Wilson
2021-01-13 14:13:00Isto tudo é fichinha para o trio Gilmar, Lewan e Kassio. Tá tudo dominado.
ARTHUR
2021-01-13 12:16:28Não se preocupem, nosso querido advogado de m.. Gilmar Mendes que tomou a toga do supremo pra si, também deve dar um julgamento justo, de acordo com a reputação do nome Lobão.
Sinval
2021-01-13 12:04:43Eles não estão preocupados pois o STF está aí para garantir suas impunidades. Se vocês têm boa memória, o Lobão (pai) quando era deputado foi flagrando como pianista votando por outro. A genética não falha.
Edmundo
2021-01-13 11:21:22Que família perigosa tudo ladrão não escapa um. Se sociedade não tomar providência a geração dos netos serão ladrão também! Que vergonha para Maranhão!
Caius Justus
2021-01-13 10:54:36O Brasil está todo DOMINADO! Não temos mais saída, pois nosso "votinho" classe média não elege ninguém. Quem elege é o "votão" da classe pobre e ingênua, como o sofrido nordeste, os quais são descaradamente comprados com ações assistencialistas como o "Bolsa Família" e "Renda Cidadã". O Brasil só mudará para MELHOR OU PIOR quando houver novo golpe militar. Só força bruta para extirpar esses cânceres do país. Já aconteceu antes e poderá ser repetido. "A La Lanterne".
Celso
2021-01-13 10:43:21os escritórios de advogados devem estar ligando agora para a família lobão, principalmente aqueles que tem , vamos dizer família nos tribunais ou amigos ou parentes próximos, tá tudo junto no judiciário , até a honrada OAB com suas manobras a favor dos escritórios e dos seus membros, e porque a Covid não leva toda essa gente o Brasil ficaria melhor
Ademir
2021-01-13 10:26:36Isso tudo da em nada quando for parar no STF saem livres enquanto essa gente não for extirpada da vida pública nunca conseguiremos mudar o Brasil
Luiz
2021-01-13 09:46:14todo o brasileiro sabe que o PMDB , só deixou de ser a maior organização do país depois que o PT virou mais ambicioso , mas infelizmente o PMDB esteve como a noiva do poder em todos os governos e sempre com os cargos onde o dinheiro do povo era quase infinito , só Deus consegue dimensionar o tanto que se rouba no Brasil , um país com riquezas infinitas , mas que se concentra numa elite de corruptos e de servidores e seus imensos privilégios , e todos se unem no rombo.
Volf MS
2021-01-13 09:43:41Fica tranquilo, agora com o desmonte da Lava Jato aparelhamento da PF, uma forcinha do STF a alcatéia do Maranhão, e outros Clãs do Brasil, podem ter a certeza da impunidade