Lira diz que Câmara não deve refletir a vontade de 'um indivíduo'; deputado preso dobra a aposta contra o STF
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (foto), afirmou no fim da noite desta terça-feira, 16, logo após a notícia da prisão do deputado Daniel Silveira, que a casa "não deve refletir a vontade ou a posição de um indivíduo, mas do coletivo de seus colegiados, de suas instâncias e de sua vontade soberana,...
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (foto), afirmou no fim da noite desta terça-feira, 16, logo após a notícia da prisão do deputado Daniel Silveira, que a casa "não deve refletir a vontade ou a posição de um indivíduo, mas do coletivo de seus colegiados, de suas instâncias e de sua vontade soberana, o plenário".
"Nesta hora de grande apreensão, quero tranquilizar a todos e reiterar que irei conduzir o atual episódio com serenidade e consciência de minhas responsabilidades para com a instituição e a democracia", prosseguiu Lira, sem deixar clara sua posição pessoal em relação à ordem expedida pelo ministro Alexandre de Moraes.
"Irei me guiar pela única bússola legítima no regime democrático, a Constituição. E pelo único meio civilizado de exercício da democracia, o diálogo e o respeito à opinião majoritária da instituição que represento", disse ainda o presidente da Câmara.
O artigo 53 da Constituição prevê que, em caso de prisão de um deputado federal, a Câmara pode, por maioria, ordenar a soltura do parlamentar.
Em um vídeo gravado enquanto a Polícia Federal já estava em sua casa, no Rio de Janeiro, o deputado Daniel Silveira reiterou os ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal.
Dirigindo-se a Alexandre de Moraes, ele afirmou: "Ministro, eu quero que você saiba que você está entrando em uma queda de braço que você não pode vencer. Não adianta você tentar me calar. Eu já fui preso mais de 90 vezes na Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro. Fiquei em lugares que você nem imagina. (...) Você acha que vai me assustar e me calar? Claro que não˜.
"Na verdade, isso só vai me motivar, isso é um aditivo para que eu continue a provar para o povo brasileiro quem são vocês que ocupam o cargo de ministro do STF. A partir daqui o jogo evoluiu um pouquinho. Eu vou dedicar cada minuto do meu mandato a mostrar quem é Alexandre de Moraes, a mostrar quem é Fachin, quem é Marco Aurélio Mello, quem é Gilmar Mendes, quem é Toffoli, quem é Lewandowski. Eu vou colocar um por um de vocês em seus devidos lugares", afirmou.
"Pelo meu país eu estou disposto a matar, a morrer, ser preso, tanto faz. Você não é capaz de me assustar", emendou o deputado. "Vou lá dormir na Polícia Federal e vamos ver o que que dá daqui pra frente, vamos ver quem é quem."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sebastião
2021-02-17 15:32:54Se Arthur Lira peitar o STF e soltar o Deputado Preso, ele, Arthuir Lira, será preso pelo STF. Genteee.!!!! Acorda. Quem manda no Brasil é o STF. Não adiante recorrer ao STJ. Ninguém - nenhum outro Tribunal do Brasil - esta acima do STF. Só Bia Kicis poderá resolver esse problema, mas ... mas ... o Arthu Lira também deve estar nas mãos do STF e se nomear a Bia Kicis para a presidencia da CCJ, ele, arthur Lira, sera preso pelo STF.
Hildebrando
2021-02-17 13:14:35Vai aqui algumas sugestões. 1- Idade mínima para indicação: 60 anos; 2- mandado de 10 anos ou o tempo que falta para completar 70 anos; 10 dias para o Relator submeter às Turmas e Plenário de HC concedido p/liminar.
Hildebrando
2021-02-17 13:04:45Por que o Legislativo, dentro da lei, não transforma a “crítica” do deputado ao STF, que é também de grande parte da população (eliminados os excessos) em pauta para melhorar o processo de indicação dos ministros(as)?
MARCOS
2021-02-17 10:11:16O deputado lira tem "rabo preso" com o stf. Não vai fazer nada pelo Silveira.
Jose
2021-02-17 10:00:43Thomás .,.Eles fizeram alguma ameaça? Se não, seu argumento é inválido!
Flávio
2021-02-17 09:26:32Enquanto comprovados ladrões do erário seguem soltos por HCs expedidos pelo STF, um deputado arroubado é preso por declarações públicas por usar as mesmas palavras que diariamente estão na boca do público. O STF continua uma lástima!
Moyses
2021-02-17 09:23:55Jose, manera! Vc está falando muita bobagem. Está ficando até chato! Acho que vc não agrada nem esquerdistas.
GABRIEL
2021-02-17 09:08:04Nunca vi se orgulhar de ter sido preso 90 vezes. Trocou o "réu confesso" por "bandido confesso".
THOMAS
2021-02-17 08:39:16O vagabundo de nove dedos e o deputado boca suja preso usam os mesmos palavrões para tentar destruir as nossas instituições. E ambos merecem estar na cadeia.
Jose
2021-02-17 08:36:10Liberdade de expressão é uma coisa. Fazer ameaças contra instituições ê outra. Qualquer pessoa sabe bem a diferença, menos os Bozistas, é claro. Qual a razão? Nem gente eles são!