Lindbergh espalha mais uma fake news "do amor"
"Os números não mentem!", disse o futuro líder do PT na Câmara dos Deputados, bagunçando os números sobre as contas públicas para reclamar do mercado
Futuro líder do PT na Câmara, o deputado federal Lindbergh Farias (RJ, foto) celebrou no fim de 2024 em seu perfil no X: "O déficit nas contas públicas CAIU cerca de 80% nesse ano!".
Quem acompanha as contas públicas e conhece minimamente o governo Lula sabe que o que foi anunciado pelo petista seria algo muito, mas muito além de um milagre de Natal.
O deputado foi alertado no X para o equívico, mas não apagou a postagem, que expõe, mais uma vez, que o discurso dos petistas contra fake news não passa de uma tentativa de desqualificar os adversários.
"O resultado foi um saldo negativo de 6,6 bilhões enquanto em 2023 foi de 37,6 bilhões. E o mercado fala que o governo é fiscalmente irresponsável! OS NÚMEROS NÃO MENTEM!", disparou Lindbergh.
Leia também: Se Lindbergh confia no Banco Central, quem não desconfia?
Organizando os números
Na verdade, os números citados pelo deputado dizem respeito apenas ao mês de novembro, na comparação entre os resultados de 2024 e 2023. E o que caiu não foi o déficit público, mas apenas o déficit de novembro de 2024 (6,6 bilhões de reais) na comparação com o altíssimo déficit de novembro de 2023 (37,3 bilhões de reais).
Ou seja, o governo Lula segue gastando mais do que devia, e só conseguiu a proeza de gastar um pouco menos além do que devia em novembro do ano passado — na comparação com o mesmo período do ano anterior.
A Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado estima que a dívida bruta do governo geral alcance 80% do PIB ao fim de 2024 e continue crescendo no curto prazo, muito graças à gastança do governo Lula.
Os números não mentem...
A dívida aumentou tanto que já se fala em um cenário de dominância fiscal, no qual a taxa básica de juros, administrada pelo Banco Central, perde a força para controlar a inflação.
Como o pacote de corte de gastos apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não foi considerado o bastante para controlar o crescimento do gasto, o dólar dispara desde o fim de novembro.
É nesse clima que começa a gestão do indicado por Lulal, Gabriel Galípolo, no BC. A situação já é desafiadora o bastante, e o sucessor de Roberto Campos Neto ainda terá de lidar com a desconfiança semeada por Lula e seus aliados no governo.
Os números de fato não mentem, mas Lindbergh deu um jeito de confundir as coisas para tentar defender a irresponsabilidade de um governo sem defesa.
Leia mais: Dólar começa 2025 em alta (só para variar)
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
F-35- Hellfire
2025-01-02 20:08:46Lindenberg Farias parece uma porca gorda, quando olhei, pensei que fosse Flávio Dino. O namorado da comunista petista bajuladora de Lula Gleisi Hoffmann está se locupletando a não mais poder! Sempre foi o bajulador-mór dos governos petistas. Assim como a ladra dos aposentados...
Clayton De Souza pontes
2025-01-02 12:40:16O Lindbergh está praticando a construção de narrativas que lhes sejam favoráveis e mostrou que não tem limites na distorção de fatos
MARCOS
2025-01-02 12:31:28O bonitinho fazendo arte.
Ângelo Comisso
2025-01-02 12:16:56Que futuro nosso País terá, com o PT no comando. Se o problema fosse somente Competência, não seria tão grave. O problema principal é a mentira, que seu Líder de 09 Dedos, talvez seja o maior Mentiroso da Política Brasileira. Vamos jogar esse Partido das Trevas, no lugar adequado a ele, ou seja o Lixo.
Raimundo
2025-01-02 12:06:54Gostaria saber o porquê das fake que o PT produz (sendo o líder máximo do partido o maior divulgador) não são puníveis.