José Cruz/Agência Brasil

Lava Jato condena Vaccari por propina em contratos de sondas da Petrobras

19.02.20 23:44

O juiz federal Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Criminal de Curitiba, condenou nesta quarta-feira, 19, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto a sete anos e seis meses de prisão por recebimento de propina em contratos de sondas da Petrobras. O esquema foi descoberto pela 35ª fase da Lava Jato e denunciado pelo Ministério Público Federal em 2016.

Também foram condenados o ex-diretor de Serviços da estatal Renato Duque e o operador Guilherme Esteves de Jesus. Colaborador da Lava Jato, Duque teve a pena reduzida pela metade, pegando seis anos e seis meses de detenção em regime semiaberto. A defesa de Vaccari afirmou que a “condenação é destituída de elementos fáticos” e que o petista esperava ser absolvido por falta de provas.

Segundo a sentença, o esquema envolveu o acerto de pagamentos de propina de 103,4 milhões de reais, a partir de 2012. O valor corresponde ao repasse de 0,9% sobre o valor de cada contrato celebrado pelo estaleiro Jurong, do qual Jesus era representante comercial, com a Petrobras e a Sete Brasil, empresa privada criada para a exploração do pré-sal.

O juiz considerou que Vaccari atuou como intermediador dos interesses do PT nos contratos celebrados com a Sete Brasil, sendo um dos principais responsáveis pelo acerto de divisão da propina. Segundo a denúncia do MPF, um terço do valor desviado foi destinado a executivos da Sete Brasil e diretores da Petrobras, e dois terços para o PT.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tantas sentenças condenatórias envolvendo os "cumpanheros" da orcrim petralha, e até agora, ninguém se mexeu para fechar o " escritório" onde esses meliantes se reúnem. Com a palavra o MP e JE.

    1. Ô autoridades eleitorais, vocês não acham que esse "partido" não existe: é uma QUADRILHA? Que providências serão tomadas, de verdade?

  2. mais um membro da maior ORCRIM do mundo liderada pelo nove dedos, tesoureiro que recebeu dinheiro sujo para o PT através de práticas de corrupção que quase levaram a Petrobrás a falência. Tem que apodrecer na cadeia e se tiver um mínimo de vergonha na cara vai ajudar a recuperar o dinheiro roubado.

  3. Esses "adevogados" da BANDIDAGEM pega pela Lava Jato são mesmo muito caras de pau. Nem ficam vermelhos! Estão todos MILIONÁRIOS com os honorários pagos com o DINHEIRO ROUBADO dos COFRES PÚBLICOS. Os caras não conseguem definir outro argumento a favor da BANDIDAGEM. Sempre a mesma ladainha, como dizia minha mãe. Vixe!

  4. Difícil saber qual o bandido mais perigoso q o outro. Mas desse Vaccari deve ser difícil tirar umalguma coisa. Parece ser o estrategista do mal. É como o larápio, nem precisa levar pra delação premiada ñ é? Olhem o semblante do Palocci, do Mantega e do Meirelles. Fariam TUDINHO de novo, sem qq arrependimento.

  5. E se fdp tem que apodrecer na cadeia. Ele e aquele bêbado canalha, só pra citar dois da maldita corja do maldito "partido" ao qual pertencem: pt!

  6. O que me espanta é o valor, 103 milhões roubados, e segue o jogo. É muito dinheiro, a pena deveria ser cumprida até a devolução total do dinheiro roubado.

    1. Marco, sabe que você acabou de criar a mais perfeita sentença para a justiça brasileira: prisão imediata, após 1a condenação e soltura só depois da devolução do nosso dinheiro roubado. PERFEITA JUSTIÇA!

    2. Queiroz é um mendigo perto desta QUADRILHA. E há que prefira eles.

    1. Graças ao STF aparelhado. espero que no final do ano isso mude com um novo Ministro, isso se o presidente doido não mudar sua opinião. Moro neles!

  7. Sim. É daí? Qual o resultado prático dessa condenação? Vaccari tá preso, solto com tornozeleira, condenado cumprindo pena nas ruas como se chefe Lula...? Onde está Vaccari?

  8. Pode ser que eu esteja errado, mas esse pessoal do PT que está envolvido nesse rolo aí, deverá passar o resto de suas vidas, temporadas ora na cadeia, ora soltos, conforme o andamento dos inúmeros processos que lhes foram imputados. O certo mesmo seria fazer um julgamento só e condená-los de vez, como no caso do Sérgio Cabral. Coloca aí logo uns 200 anos de cana para cada um, que fica tudo certo.

    1. Mas e as grandes bancas de causídicos, concuminadas, ñ fazem parte desse enredo criminoso? Pra que serve a OAB? Perguntemos ao Kakay, ao Sérgio Bermudes, e dirão q são amigos de longa data da bandida instalada nos poderes da republiqueta, E AMIGO DE LONGA DATA Ñ SE DESPREZA, se preza ñ é mesmo? Nada a Temer. Só ñ pode é DALAGNOL tratar com o MORO, e vice-versa, que contratam o Verdevaldo é o "vermelho" pra escrutinar, e togados abominar. Eita brasilzão q está difícil desaparelhar. FORÇA

  9. uma verdadeira piada esse nosso judiciário, uns farsantes da Lei, quero ver esse bando de ladrão que quebraram o nossos país devolverem todo esse dinheiro, o nosso judiciário faz que condena e o condenado faz que cumpre a pena, um circo onde no palco central ficamos nós, o povo.

  10. O judiciário brasileiro é motivo de chacota no exterior e principalmente por AQUI. Essas ORCRIMS com direito a proteção AQUI, pelo judiciário e IMPRENSA marrom daqui, precisavam ser julgados seus principais bandidos, no exterior, já que não temos AQUI uma AUDITORIA EXTERNA deste poder judiciário desprezível, caro e ineficaz.Se um petralha psicopata, um dos meus irmãos, lê este post diz: E Aécio, e Temer? Eu, conservador e simpático à DEMOCRACIA MILITAR digo: E o Aécio, Temer, Paulo Preto

  11. Penas muito brandas e eles ainda saem com 1/6 cumpridas. O outro pegou detenção, que é piada. A esperança é que uns dez anos pelo menos de cana, esses canalhas bacanas cumprissem. Tem chibunga que assalta banco e fica isso...

  12. No Brasil o crime compensa. Os larápios roubam milhões, ficam ricos, tem um vidão. Quando são descobertos delatam um ou outro bandido e saem livres, de volta à boa vida. Uma vergonha!

    1. Exatamente. E quando devolvem o que roubaram, certamente não chega a 10% do valor. Maioria cumpre pena domiciliar em mansões com cinema, academia, piscina, sauna e tudo o que o $ pode oferecer. O crime realmente compensa no BR.

Mais notícias
Assine agora
TOPO