Latitude#86: Trabalhistas no poder no Reino Unido
As eleições legislativas na França tomaram o noticiário internacional na primeira semana de julho. Entretanto, outro dos países mais importantes do Ocidente, o Reino Unido, também realizou eleições que reviraram o cenário político. O Partido Trabalhista dobrou o número de assentos e acabou elegendo 411 dos 650 parlamentares na Câmara dos Comuns no pleito de...
As eleições legislativas na França tomaram o noticiário internacional na primeira semana de julho. Entretanto, outro dos países mais importantes do Ocidente, o Reino Unido, também realizou eleições que reviraram o cenário político.
O Partido Trabalhista dobrou o número de assentos e acabou elegendo 411 dos 650 parlamentares na Câmara dos Comuns no pleito de 4 de julho. Quase dois terços de todos os assentos do Parlamento britânico.
Do lado derrotado, o Partido Conservador, que governava o Reino Unido havia quase 15 anos, perdeu 244 parlamentares. Agora, eles têm apenas 121 representantes.
Essa é a pior performance em 190 anos de história dos torries, como são conhecidos os integrantes do Partido Conservador.
As sequelas da saída britânica do Reino Unido, o Brexit, e uma série de governos marcados por lideranças sem carisma ou escândalos políticos em plena pandemia mancharam a imagem da sigla de Winston Churchill.
O foco na disputa entre trabalhistas e conservadores esconde, entretanto, a complexidade do novo cenário político.
Duas outras forças políticas ascenderam nestas eleições de 4 de julho.
Primeiro, os liberais democratas, que ganharam 61 assentos e foram a 72 parlamentares.
E, além deles, o Partido Reforma Reino Unido, ex-Partido do Brexit, que foi de um a cinco parlamentares, mas obtendo 14% de todos os votos das eleições.
O episódio do podcast Latitude deste sábado, 13 de julho, discute esse cenário com Eduardo Galvão, professor de relações internacionais do Ibmec de Brasília.
Galvão comenta as expectativas para o novo governo, a figura do novo primeiro-ministro, Keir Starmer, assim como a decadência do Partido Conservador e o porquê da distribuição de assentos no Parlamento não refletir tão diretamente a votação geral.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de O Antagonista e da revista Crusoé, que poderão assisti-lo no YouTube.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amyr G Feitosa
2024-07-13 11:17:40Não será a primeira vez que os trabalhistas irão ao poder na loura Albion que é uma nação de verdade não a Macunaíma Island. |