Latitude#62 Teaser: Equador pode virar El Salvador?
Em meio à crise de segurança pública no Equador, o presidente equatoriano, Daniel Noboa, tem buscado inspiração no mandatário de El Salvador, Nayib Bukele. Noboa anunciou planos para construir duas prisões de segurança máxima inspiradas naquela de Tecoluca, construída por Bukele, notório por concentrar poder e legitimar prisões arbitrárias em nome da segurança pública. O...
Em meio à crise de segurança pública no Equador, o presidente equatoriano, Daniel Noboa, tem buscado inspiração no mandatário de El Salvador, Nayib Bukele.
Noboa anunciou planos para construir duas prisões de segurança máxima inspiradas naquela de Tecoluca, construída por Bukele, notório por concentrar poder e legitimar prisões arbitrárias em nome da segurança pública.
O equatoriano falou até em contratar a mesma empresa que construiu o complexo penitenciário salvadorenho.
Com as Forças Armadas nas ruas e toque de recolher há duas semanas no Equador, o podcast Latitude deste sábado, 27 de janeiro, perguntou ao cientista político equatoriano César Ulloa o que ele acha de comparar Noboa a Bukele.
Segundo Ulloa, há uma diferença importante relacionada ao calendário eleitoral.
"Algo que distingue muito Noboa de Bukele é a temporalidade do governo e a aceitação das medidas que possam ser tomadas antes do processo eleitoral", afirma o cientista político equatoriano.
"O presidente Noboa está na administração do Estado até ao mês de maio de 2025. Se quisesse perpetuar a sua política, ele teria de ser reeleito", acrescenta, em referência ao fato de o atual mandatário equatoriano cumprir um mandato tampão.
Noboa chegou ao poder em eleições convocadas pelo uso do dispositivo de "morte-cruzada" por parte do ex-presidente Guillermo Lasso.
No Latitude deste sábado, Ulloa também analisa a situação da crise de segurança pública no país, em duas semanas sob regime de exceção, assim como o contexto que levou ao atual cenário e as relações Equador-Brasil.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)