Edson Lopes Jr/A2 FOTOGRAFIAA

Kassab oferece ‘terreno fértil’ para Alckmin voltar ao poder em SP

27.06.21 10:03

Em maio, dias após o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, aceitar o convite do governador João Doria e se filiar ao PSDB, com o objetivo de disputar o governo paulista em 2022, o ex-governador tucano Geraldo Alckmin (foto) telefonou para Gilberto Kassab para sondá-lo sobre o cenário eleitoral.

Diante do interesse de Alckmin em deixar o PSDB para se candidatar novamente ao Palácio dos Bandeirantes, o presidente do PSD demonstrou empolgação e ofereceu, nas palavras de um aliado, “terreno fértil” para o ex-governador voltar ao poder em São Paulo.

Os dois tiveram uma segunda conversa que animou Alckmin ainda mais. Segundo um aliado de Kassab, o ex-ministro ofereceu ao tucano “total protagonismo” em São Paulo, influência no diretório estadual do PSD, além do empenho na formação de uma ampla coligação e de entregar a ele uma boa fatia do fundo eleitoral.

A um interlocutor, Alckmin disse que a proposta de Kassab é quase irrecusável e que está disposto a deixar mesmo o PSDB, partido que ajudou a fundar há mais de 30 anos, para se candidatar pela quarta vez ao governo do estado. O ex-governador lidera todas as pesquisas de intenção de voto.

A prova de que as articulações estão bem adiantadas é que tanto Alckmin quanto Kassab já costuram o apoio do PSB, que deve lançar o nome do ex-governador Márcio França como vice, numa reedição da chapa vitoriosa em 2014. Agora, o grupo tenta atrair o apresentador José Luiz Datena para sair candidato ao Senado na mesma coligação.

Alckmin e Kassab são antigos adversários políticos que se reaproximaram com um objetivo comum: dar o troco em João Doria e Rodrigo Garcia. Após ser eleito governador, Doria escanteou Alckmin, de quem é afilhado político, e depois Kassab, que chegou a ser nomeado secretário da Casa Civil, mas nunca assumiu o cargo porque foi alvo de uma operação da Polícia Federal por suposto recebimento de propina da JBS.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine 50% off
TOPO