Adriano Machado/Crusoé

Investimento do governo Doria é o menor em 17 anos em São Paulo

04.01.21 09:02

Com as receitas impactadas pela pandemia e grandes obras paralisadas, o governo de João Doria (foto) em São Paulo encerrou 2020 com o menor nível de investimento público em 17 anos.

Segundo dados da Secretaria da Fazenda, a gestão tucana empenhou 9,3 bilhões de reais em compras de materiais e equipamentos, reformas e novas construções e financiamento de projetos de entidades, municípios e estatais.

O valor é o mais baixo já investido pelo governo paulista desde 2003, corrigindo as cifras pela inflação. O recorde de investimentos ocorreu em 2010, na gestão dos também tucanos José Serra e Alberto Goldman: 17,3 bilhões de reais, ou 29,7 bilhões em valores atualizados.

A previsão inicial, antes da pandemia, era investir 13,6 bilhões de reais em 2020, incluindo 1 bilhão de reais apenas nas obras do trecho norte do Rodoanel, que estão paralisadas desde 2018 por suspeita de corrupção e serão relicitadas pelo governo. Para 2021, a meta é investir 15,3 bilhões de reais.

Ao todo, Doria investiu pouco mais de 20 bilhões de reais nos dois primeiros anos de mandato. A queda dos investimentos em 2020 é reflexo, principalmente, da frustração da arrecadação esperada pelo governo por causa da crise econômica desencadeada pela pandemia de Covid-19.

Segundo dados da Fazenda paulista, a receita total do estado, incluindo a arrecadação com impostos e repasses da União, foi 22 bilhões de reais menor do que o projetado no orçamento aprovado no fim de 2019, antes da pandemia.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Justiça seja feita. Investir mais em tempo de pandemia e recessão é impossível. O comparativo é descabido, embora eu não goste do automarketeiro do Bandeirantes.

    1. acho que alguns gados gostam de melicianos, não aceitam quem administra bem o estado e vai atrás da vacina que é a unica solução, mais ao contrário preferem o genocida

  2. Dória, "o gestor", fez quase nada enquanto prefeito de SP. Não havia a desculpa da pandemia naquela época. Entretanto, Dória é inegavelmente inteligente e obstinado. Minha teoria é que o problema seja somente de objetivos. Como alguns outros políticos, ele persegue obcecadamente uma ÚNICA meta: o crescimento do seu poder. Mas, numa demonstração de alta eficiência, Dória não gasta um segundo sequer com ações que não atendam a esse único propósito. Mau objetivo com bastante eficiência. Perigo!

  3. O cara de pau, denorex, parece mas não é, iniciou as férias em Miami, o país mais capitalista do mundo, não quis para Wuan, onde se criou o vírus chinês para o mundo, onde o regime comunista mata seus opositores. Porque o Sr Dória propagandista da coronavac não foi gozar as férias lá? ou na Venezuela? Com a palavra os esquerdopatas de plantão.

    1. Nyco, sou um cara racional. Então a sua dedução não procede. Vou explicar. Para ter dois nomes, eu teria que pagar duas assinaturas. Para justificar esse gasto extra, eu teria que sentir o dobro do prazer de chutar a bunda dos bolsonaristas. E o limite do meu prazer nisso não está avancando. Estagnou. É tanta bunda mole que tenho que chutar. Pelo menos se vocês fossem mais espertos.

    2. Esse PAULO/JOSÉ não passa de um psicopata. Só um demente para usar dois nomes e achar que ninguém vai notar, ... Ki Otário ... kkkk!

    3. Paulo, a estupidez do fascismo já tomou corpo no Brasil. Tudo bem que foi no corpo dos jumentos que defendem o genocida, mas, concordando com você, é preciso estar atento.

    4. E então o Brasil virou à direita. Pelo comentário da entidade chamada Inês, podemos inferir que foi uma mudança para não mudar nada. Lutamos no campo das ideias com os petistas estúpidos para tirar o PT corrupto e hoje a luta continua com os bolsonaristas também estúpidos. Por trás disso está o que chamamos de crença. Como uma sociedade como a alemã se curvou ao nazismo? Crença, que leva a banalização do mal, como destacou Arendt. Temos que ser vigilantes para essa estupidez não ganhar corpo.

    5. Um dos grandes erros da humanidade foi tentar implantar o socialismo, a busca por igualdade entre desiguais resultou na morte de milhões de pessoas e provou ser insustentável. Tempos atrás na Venezuela, Maduro falava em um novo socialismo. A esquerda brasileira ficava com os olhos brilhando. Durou até acabar o dinheiro do petróleo. Outro crime da humanidade foi o nazismo, a eugenia, a limpeza étnica. Causou milhões de mortes também. No Brasil, o PT sistematizou a maior corrupção da humanidade.

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk tem gente que vê e não enxerga.

  4. Fazer o que? Em época de crise controla-se os gastos. Ele deveria ter cortado subsídios, mas, infelizmente, a grande parte dos subsídios fica sob controle do governo federal. No governo federal, o dinheiro público é usado para apoiar a lavagem de dinheiro ilícito via a cessão gratuita de terra pública aos grileiros, muitos dos quais ligados ao tráfico de drogas. É um sistema a ser investigado.

Mais notícias
Assine agora
TOPO