Mateus Bonomi/Crusoé

Indicação de veto de Bolsonaro a fundo eleitoral preocupa parlamentares

19.12.19 07:52

A sinalização de Jair Bolsonaro de que poderá vetar o fundo eleitoral de 2 bilhões de reais proposto pelo próprio presidente e aprovado pelo Congresso acendeu o alerta entre lideranças partidárias. A preocupação é com a capacidade real dos partidos de derrubarem o eventual veto.

Caciques partidários lembram, nos bastidores, que o destaque que manteve o fundão em 2 bilhões foi aprovado na Câmara por 242 votos a 167. Esse número é menor do que os 257 votos que deputados precisarão para derrubar eventual veto de Bolsonaro ao tema.

Ao deixar o Palácio da Alvorada na quarta-feira, 18, o presidente perguntou a um grupo de apoiadores se deveria sancionar ou vetar esse valor e afirmou que não ajudará quem “quer fazer material de campanha caro”, mencionando que PT e PSL terão direito a altas quantias.

Após a fala de Bolsonaro, líderes partidários ligaram para os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre (foto), para tentar entender a declaração. O combinado foi de esperar as próximas indicações do presidente da República para discutir uma reação.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Está certo o veto! Estes malandros querem 2 bilhões pra se perpetuarem no poder e deixar os filhos do povo sem merenda escolar;sem educação decente e morrendo nas filas dos hospitais.

  2. Apoio ao veto. E que Rodrigo Maia venha com suas retaliações para mostrar o ser nefasto que é aos que ainda o acham uma pessoa "ética".

  3. “Somos donos de nossos pensamentos mas reféns de nossas palavras” ! Bolsonaro & Bolsonaros estão pagando caro pelos seus discursos radicais , e agora estão numa sinuca de bico pois têm que manter coerência sob a pena de perder a credibilidade . RachidGate neles !

  4. Veta, sem dó! Por coerência! Veta sem dó, se você ♥️ pode se eleger com uma micharia, eles se capazes também poderão! Quero ver esses desiludidos das tetas se virarem nos trinta ou com o próprio dinheiro ou se seus eleitores! 😜 😍 😊 🍷

  5. Temos que baixar o custo de nossos políticos. É um absurdo custarem tanto ao país. Congresso mais caro do mundo, muitas mordomias. Pra que um senador precisa de até 60! funcionários?

  6. Eles não querem ter trabalho nem para roubar. Querem que a gente de o dinheiro na mão deles. Se Bolsonaro vetar, tem meu voto em 2022. E olha que anulei em 2018.

  7. Absurda esta verba com tantos problemas que temos a resolver, verba esta que precisará ser tirada da saúde, educação.A Campanha deve ser feita por voluntários e pelas ações praticadas, pelo trabalho de cada parlamentar.Não por Campanhas enganosas de MKT feitas por Agências carésimas,especialistas em ludibriar.

  8. Vamos ver se o presidente faz uma coisa que presta,vetando por completo esta indecência chamada fundo eleitoral.Se querem dinheiro vão trabalhar.

  9. Fiz tantas campanhas quanto o Maluf, ás custas do meu suor e sangue, por que estes gatunos bastardos não podem fazer o mesmo ?

  10. Que façam campanha em praça pública e nas ruas. Não temos que sustentar este ciclo de eriquecimento para promover quem não nos representa.

  11. Tomara que vete mesmo. É um absurdo ficar sustentando campanhas caras destes salafrários, para depois vermos o que fazem lá.

    1. Concordo!...está na hora de "patrulharmos" para a consolidação do Projeto de Governo que elegemos.Chega de tanta "vaselina"!

  12. Tem que vetar. O valor é um absurdo. Pagamos e sustentam os esses políticos em tudo. Só falta o povo respirar por eles. Além de tanto que nos sugam em privilégios e mordomias naquilo que criam e em emendas também financiamos suas eleições. Temos que acabar com isso somos milhões eles são bactérias do mal.

  13. Acredito que ele não Vete nada, é só um recado, pra dizer que a guerra entre os poderes vai começar, o acordo acabou, a casa do Flávio caiu, pronto vai sair tiro pra todos os lados. Será que vai o Bolsonaro da campanha eleitoral vai realmente assumir a presidência?

    1. Isso mesmo. Não vai ter coragem para vetar, a família está atolada na safadeza também.

  14. Vete, Bolsonaro. Quem quiser ser eleito que faça por merecer cada voto. Comprar não vale. E eu me recuso a patrocinar candidatura de vagabundo. Seu eu achar um candidato merecedor, doo espontaneamente.

    1. Exatamente, mas vote em partido, não em candidato. Sugiro o NOVO, PSL e Podemos. Dá uma olhada nas votações mais polêmicas desse ano (Google) e verá que tenho razão.

  15. Sr Gadelha : -Bom jornalismo Exige apresentação de Todos os Fatos ! Pergunta : - Quem 'criou' o 'fundo eleitoral'?Resp.:- deputado vicente candido do pt em 2017! Obs:- Deputados Bolsonaros(Edu e Jair) Votaram CONTRA e foram derrotados! Pode o Executivo RETER OU NÃO PAGAR Verbas de outros poderes garantidas por Lei ? Resp: NÃO!! Que tal continuar a ótima matéria a partir dessas respistas ?!!

    1. Quando é pra sacanear o povo eles não dão a mínima para a lei. Não há uma lei estabelecendo teto salarial para o funcionalismo? Essa e tantas outras leis são respeitadas?

  16. Não vai vetar nada, ainda mais agora que está acuado e enfraquecido. Ele deve procurar apoio em seus pares no congresso, portanto vai liberar geral. Talkei?

  17. #VetaBolsonaro Chega de Negociatas. O Povo exige o Veto! Ainda mais depois que o Senador #Oriovisto confirmou que haverá um deficit de mais de 1 Bilhão que o Governo, diga-se povo, terá que arcar!!

  18. há uma classe da sociedade que não tem interesse em buscar do mínimo do entendimento político,e esta classe esta maís concentrada na esquerda socialista com discursos assistencialista,sem o fundo partidário não terá alcance em manipular este nicho .

  19. É só pressão. Ventando,o que é de sua vontade e do povo, terá detalhamento no congresso,e o governo com a divisão em que se encontra na sua base partidário não é momento para confrontar,temos a reforma administrativa e tributária a ser aprovada no máximo no primeiro semestre. O toma lá dá cá é uma parte da política que eles chamam de negociação ou diálogo, não é preciso bola de cristal que haverá "negociação"e o PSL e PT irão embolsar 200 milhões que serão usados para aliciar os inocentes uteis

  20. É hora de continuar mostrando para o que foi eleito. Vete Bolsonaro. Essa, provavelmente é a vontade de todo o povo exceto pela esmagadora maioria dos parlamentares.

  21. Dinheiro para essas desgracados e essa briga toda, querem ser candidatos metam a mao no bolso deles e nao no nosso. Ainda, falta ate din dim para essa nojeira, o brazil tera que buscar mais emprestimos internos, se endividar mais, se fosse para a saude ao menos estaria de bom tamanho, valeria o tamanho da divida, mas para esses bandidos, jamais. CHEGA.

  22. tem de vetar , esse fundo e uma vergonha e o povo vai apoiar. A banda podre do senado e da camara que se lasquem. Que arquem com onus da retaliacao.

    1. Também pensava assim Alexandre mas o veto seria uma jogada de mestre. Aumentaria o apoio popular e obrigaria a banda podre do congresso a colocar as suas digitais nesse fundo vergonhoso.

    2. Precisamos entender como o “mecanismo” desse Brasil funciona. Caso contrário sempre iremos preferir as bravatas ao invés da inteligência. Vamos lá: Bolsonaro veta. Talkey? Em seguida teremos a reforma tributária, fiscal, e tantas outras que não passarão nesse câncer, chamado Congresso Nacional. E aí? Esse país não pode ser acertado em um ou quatro anos! Bater de frente com esse Congresso que temos é assinarmos um termo de atraso para mais fez ou vinte anos. Vamos bater de lado, devagar..talkey?

    3. Acredito que ele possa vetar sim. Creio numa jogada para deixar o eleitor contra esses caciques

Mais notícias
Assine agora
TOPO