Impasse com Marinha atrasa apuração sobre derramamento de óleo no litoral

23.05.21 15:02

Quase dois anos depois, o derramamento de óleo que contaminou mais de 250 praias na costa brasileira ainda é investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que atribuem a demora para encontrar os culpados pelo desastre ambiental a um impasse com a Marinha.

Segundo a PF e o MPF, somente em agosto do ano passado a Marinha compartilhou seus relatórios de apuração. Até então, todo o material coletado estava classificado com um grau de sigilo que impedia o acesso dos investigadores.

A Marinha diz que, durante a apuração administrativa, “havia informações que deveriam ser preservadas, evitando expor os investigados e os países onde os navios alvos da apuração estão registrados”. Agora, a PF e o MPF já podem analisar os documentos “dentro de suas competências”, acrescenta a força militar.

Integrantes da PF dizem, no entanto, que ainda estão sendo impostos entraves para que as informações sejam utilizadas na investigação de empresas estrangeiras. E que, ao contrário do que diz a Marinha, ainda não há liberação do relatório para uso na esfera criminal.

O desastre fez com que praias das regiões Nordeste e Sudeste fossem tomadas por 5 mil toneladas de óleo. Mais de 150 municípios da costa brasileira foram atingidos. Em meados do ano passado, a Marinha disse que não havia chegado a nenhuma conclusão sobre os responsáveis. Alegou, à época, que “a investigação confirmou que o óleo é de origem venezuelana, o que não significa que ele tenha sido lançado por navios ou empresas daquele país”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A coisa mais tranquila do mundo é ser Governador e Secretário do Meio Ambiente e da Saúde no Brasil. Não têm responsabilidade sobre NADA. Tudo é problema do Governo Federal. Só ganham os salários e se algo desagrada ou sai errado, a culpa é do Governo Federal. Assim mesmo.

    1. nem do Zezinho, nem das girafas, e muito menos dos elefantes, ela é sua MARIOnete.

    2. Que maravilha. Dois muares delinquentes zurrando juntos. Mário e Joãozinho, duas criaturas decrépitas que vivem de migalhas jogadas pelo Carluxo!

    3. Zezinho diarreia, o responsável pela morte de girafas e elefantes na Amazônia também é Bolsonaro.

    4. Pois é. Dois anos para gerar um relatório é prova cabal de incompetência.

Mais notícias
Assine agora
TOPO