Isac Nóbrega/PR

CGU aponta ‘inanição administrativa’ em órgão sob comando do Centrão

23.05.21 17:01

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o Dnocs, autarquia entregue ao Progressistas no ano passado para garantir o apoio do Centrão ao governo Jair Bolsonaro, tem “problemas nos processos licitatórios” e está “em estado de inanição administrativa”, segundo uma auditoria da Controladoria-Geral da União, a CGU.

O levantamento, concluído na semana passada, analisou dados coletados em 2019. No primeiro ano do governo Bolsonaro, a autarquia ainda não estava sob o comando do Progressistas, mas já havia sido entregue ao Centrão — de 2019 a maio do ano passado, ela foi chefiada por um político indicado pelo Solidariedade.

De acordo com os auditores da CGU, devido aos sérios problemas administrativos, o Dnocs está “sujeito a riscos, falhas e frustrações de toda espécie no desempenho de seu papel como entidade responsável pela execução de importantes políticas públicas”. O departamento atua em programas nas áreas de recursos hídricos, segurança de barragens e irrigação.

No levantamento, foram identificados ainda “gastos excessivos em contratos de terceirização de mão de obra”, que causaram prejuízos de 1,3 milhão de reais.

A auditoria faz uma recomendação que dificilmente será cumprida pela direção do Dnocs: a CGU quer que o órgão dê prioridade a obras que já estão em andamento, em detrimento do lançamento de novos empreendimentos. Ocorre que, no ano pré-eleitoral, tudo o que os caciques do Centrão mais querem é faturar com novas obras. De preferência, as de grande visibilidade, que são as que rendem mais votos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. E a culpa é do concurso público. A Administração dos apadrinhados não funciona, isso já está mais que evidente. Vai entender este Brasil...

    1. Os Tailandeses perfuram poços com Tecnologia e sem DNOCS. ... Vietnã está crescendo em ritmo frenético. .. Camboja, idem. etc, etc. ... A Coreia do Sul e Taiwan são países subdesenvolvidos ... Ah, lá eles não têm uma Indústria da Justiça do Trabalho.

Mais notícias
Assine agora
TOPO