Adriano Machado/Crusoé

Heleno volta a negar que a Abin tenha produzido relatórios para defesa de Flávio Bolsonaro

30.01.21 14:24

O ministro Augusto Heleno Ribeiro, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, negou mais uma vez que a Abin tenha produzido relatórios para orientar o filho 01 do presidente da República, Flávio Bolsonaro, em sua estratégia de anular provas no caso do esquema do rachid operado por Fabrício Queiroz em seu antigo gabinete na Alerj. Em documentos encaminhados à Câmara nesta semana, Heleno praticamente repetiu o teor das notas divulgadas pelo GSI no final do ano passado.

“Esclareço, a respeito das solicitadas informações a este Ministério sobre ‘a produção de relatórios pela ABIN para a defesa processual do filho do presidente’, que a Nota à Imprensa do GSI/PR, de 11 de dezembro de 2020, afirma que os supostos relatórios não foram produzidos pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Os trechos divulgados apresentam linguagem não técnica e não utilizada na Atividade de Inteligência”, escreveu Heleno a diversos parlamentares que encaminharam requerimentos de informações ao Planalto, incluindo Natália Bonavides, do PT, e integrantes da bancada do Partido Novo. 

Em reportagem de capa da edição 138, Crusoé mostrou que o próprio diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, foi quem encaminhou os relatórios ao filho 01 do presidente para orientá-lo em sua defesa. Para produzir o material, porém, Ramagem valeu-se de uma estrutura paralela montada dentro da Abin para atuar conforme os interesses do clã Bolsonaro. Por isso, os documentos apresentavam “linguagem não técnica”. 

Nos ofícios à Câmara, Heleno disse ainda que os parlamentares que cobraram explicações não possuem, individualmente, competência para fiscalizar a Abin, atribuição que, segundo ele, é da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, composta por deputados e senadores. “À CCAI compete submeter à Mesa do Senado Federal ou da Câmara dos Deputados pedidos escritos de informações a Ministro de Estado diretamente subordinado à Presidência da República, referentes à atuação dos órgãos vinculados às suas pastas que atuem nas áreas de Inteligência, contrainteligência e na salvaguarda de assuntos sigilosos”, escreveu Heleno. 

Em outro trecho do documento, Heleno reafirmou que o GSI jamais atuou para blindar Flávio Bolsonaro: “Nenhuma ação foi realizada por entender que, dentro de suas atribuições legais, não competia a este Gabinete qualquer providência a respeito do tema”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O que não faz um bom salário a mais, faz tempo que o velhote perdeu a dignidade, se é que teve alguma, o general sempre diz amém ao capitao, que conseguiu levar os militares pra lama.

  2. General Heleno, aquele cantor que adorava cantar a música “se gritar pega Centrão, não fica um meu irmão se gritar pega Centrão”!!!! Alguém ainda acredita nele???? Pobre Brasil!!! 😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷😡😡😡

    1. Estes generais do governo afetam a imagem, sem dúvida, mas não devem ser confundidos com as Forças Armadas. Espero que as FA se mantenham como órgãos de Estado. O esforço de recuperação da imagem nos últimos trinta anos não deve ser jogado no lixo por conta de um governo desonrado.

  3. Sem querer ser preconceituosa, tomando o conteúdo pela embalagem.. mas há coisas q gritam. Basta o sorriso.. o sorriso e o olhar desses dois.. - heleno e ramagem- pra se ter certeza das qualidades pouco honrosas. E não falo dessa foto.. Está em todas as q vi deles até hoje..

  4. Mentiu quando inventou aquela versão da fatídica ministerial de abril/2020, na qual disse que o Jair estava se referindo à sua segurança pessoal e se dirigido a ele e não ao comando da Polícia Federal e ao ministro Moro, e mentiu nesta ”armação” para tentar anular as acusações contra o 01. Está se revelando o ministro chefe do gabinete da mentira institucional. Taoquei?

    1. Correção: fatídica reunião ministerial de abril/2020...

    1. Nossa.. eu tbém, fiquei com medo, Marco e Palhaço.. kkkkkk Acho q o Cokosel tá querendo intimidar todo mundo.. kkkkk Quer dizer.. ele gostaria de intimidar, mas como não domina a boa comunicação (como costuma acontecer na categoria)... vira a ameaça.. kkkkkkk Com categoria, estava apenas me referindo à categoria dos comentaristas.. bem.. é.. coturnos comentaristas.. kkkkkkkkk

    2. Agora eu fiquei com medo de falar do general vendido para o centrão. vai que o elemento abaixo queira me prender como na ditadura. Vai procurar sua turma seu filhote de ditador miliciano.

    3. Kosel, grande abraço do palhaço! 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡

    4. Aqui você é palhaço, se falar na cara dele você vira cagaco

  5. Acho pouco provável que Augusto Heleno esteja falando a verdade. Os fatos revelados contribuem para essa minha desconfiança. Gostaria de saber onde está a honra dessa gente, que compactuam na busca da impunidade.

    1. Falo na frente de quem eu quiser. Quem tem medo de corrupto neste país?

    2. Kozel, falaria isso que escrevi, tranquilamente na cara do Augusto Heleno. Eu respeito às pessoas. Respeito o general da mesma forma que respeito qualquer outro cidadão. Até onde sei, o militar é pago para defender o país e a constituição. O militar não produz nada. Ele sobrevive às custas dos impostos que pagamos. Então o respeito deve ser mútuo.

    3. kosel filbote de ditador, isso aqui não é mais uma ditadura militar. as leis valem para todos os cidadãos, militares e civis. vá procurar sua turma seu filhote de ditador miliciano.

    4. Aqui falar isso é fácil, quero ver falar na cara dele.

    5. O general decrépito perdeu a sua honra em janeiro de 2019.

  6. Tenho nojo de generais que demonstram não ter qualquer patriotismo, o único valor que cultuam é o dinheiro, não importa o preço.

Mais notícias
Assine agora
TOPO