Agência Brasil

Guedes se desculpa por fala de domésticas, mas não vê erro em referência

20.02.20 12:18

O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), relembrou, nesta quinta-feira, 20, o episódio no qual alegou que, quando o dólar estava mais baixo, havia “empregada doméstica indo para a Disneylândia, uma festa danada” e pediu desculpas às profissionais. No entanto, questionou “qual o problema” de fazer tal referência. 

O chefe da Economia abordou o assunto durante discurso na cerimônia de lançamento de uma nova linha de crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal, com taxa de juros fixa. Guedes alegou que, ao fazer política econômica, o governo pensa “em todos os brasileiros e, particularmente, os mais humildes”. 

“Aquele modelo antigo, com os juros lá em cima, transformava os empresários, os empreendedores brasileiros em rentistas. Em vez de fazer investimentos, criarem empregos, rentistas. E, justamente, também as famílias mais humildes, empregadas domésticas, inclusive, a quem eu peço desculpas, se puder ter ofendido. Dizendo que a mãe do meu pai foi uma empregada doméstica”, pontuou o ministro.

Apesar do pedido de perdão, Guedes mostrou não identificar falhas no discurso de 13 de fevereiro, em que tratou da viagem de empregadas domésticas ao exterior. 

“Qual o problema de fazer uma referência como essa? Mostrando que os preços estão empurrando a população em direções equivocadas? Um Brasil cheio de belezas naturais, e as pessoas pensando em não viajar para as praias do Nordeste, porque estava 50% mais caro do que ir para o exterior”, emendou. O ministro acrescentou que “quem tira de contexto o que falamos está semeando discórdia”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É migalha considerar que 90% dos trabalhadores brasileiros “contribuintes” são pessoas que deveriam ter os mesmos direitos dos que ficam felizes com a alta do dólar !

  2. Ministro como não tem o que falar contra, buscam migalhas, pequenas falhas e, sem levar em conta o contexto, deitam e rolam. vao ter que rolar muito...

  3. É nojento como a imprensa (e, infelizmente, Crusoé também) continua jogando gasolina no fogo em um assunto tão mesquinho e que, ainda por cima, teve o pedido de desculpas do Ministro da Fazenda. Isso já deveria estar enterrado. Mas a imprensa, deixando de lado seu papel de INFORMAR com neutralidade, está assumindo um papel de OPOSIÇÃO ativa ao Governo. Os consumidores de informação estão chegando a um nível de exaustão e a ponto de abandonar de vez a imprensa profissional.

    1. Verdade, Fernando ! Será que não há nada de bom acontecendo no Brasil ? De fato, os consumidores estão em alerta e, cuidado, CRUSOÉ... fadada ao desastre

  4. O que Guedes deveria fazer é diminuir a alta carga tributária que sobrecarrega os brasileiros que preferem gastar dinheiro no exterior porquê é mais barato que viajar dentro do Brasil, mesmo com a diferença de câmbio. Claro que ele nem de longe pensa nisso, basta ver que mais uma vez a tabela de imposto sobre a renda não foi corrigida, o que, por tabela, a cada ano onera mais os que eles na cara de pau chamam de "contribuintes".

  5. O vácuo das críticas ao Paulo Guedes mostra claramente que a intelligentsia pode até ser inteligente, mas ou pouco culta ou 100% soberba. Pensa que com um joguinho sobre as palavras do ministro - não precisava tê-las proferido-fazem um escarcéu típico dos incompetentes como sempre foram. Sou zero bolsonarista mas, ao contrário do que fazem as esquerdas, procuro a parte boa. Se a parte ruim suplantar, na minha maneira de ver, é claro, reclamo. A esquerda precisa de pensadores MESMO!

  6. Guedes está certíssimo! O que mais temos são os semeadores de discórdia. Principalmente os grandes veículos de comunicação. Estes nunca aceitaram que o povo tenha Escolhido o Bolsonaro para presidente. Perderam malandros! Certamente será reeleito e juntamente com o povo elegerá Moro após segundo mandato de Bolsonaro.

  7. Guedes é muito cara-de-pau. Pensa nos mais humildes uma ova. Os juros só estão baixos por conta da estagnação econômica. A coisa tá tão feia que o dólar está em US$ 4,36 e, mesmo assim, a inflação não aumenta. Tá tudo parado.

  8. Basta conferir o perfil do Ministro para saber que não houve ofensa a ninguém. Empregada doméstica é tão ou mais digna, por vezes, os têm altos e nobres cargos.

  9. Quem tá tentando “consertar” tirando a frase do contexto é o próprio ministro, todos entenderam muito bem o texto e o contexto.

  10. A pior coisa q ele poderia fazer foi o q fez - tentar justificar o injustificável. Td mundo uma hora da uma escorregada ao tratar de um tema. A melhor saída e’ dar um tempo pra refletir, vestir a sandália da humildade e admitir o erro. Ele começou bem, se desculpando e depois Errou ao tentar se justificar. Gosto muito dele, mas perdeu uma oportunidade de mostrar a grandeza da sua humildade, nessa hora.

  11. Fica aqui registrado meu total apoio ao Ministro Paulo Guedes, que trava uma batalha duríssima para colocar esta "Baleia Arpuada" em movimento, apesar das amarras impostas pelos governos socialistas, seu esforço de tornar liberal a economia do país há de ser exitosa. Menos estado pesando sobre os ombros do povo brasileiro. Apesar da esquerda do atraso, dos parasitas do parlamento, da mídia podre, dos energúmenos e imbecis de carteirinha, você vai conseguir estamos contigo. Deus te abençoe.

  12. Quanta hipocrisia. Um sujeito que enriqueceu chafurdando no mercado financeiro, roubando fundos de pensões, nunca produziu um botão, falar essa merda toda aí. Não é à toa que nunca teve respeito entre os grandes economistas.

  13. Espero que a CARAPUÇA tenha caído direitino na cabeça da maioria dos representantes da mídia brasileira, inclusive os do CrusoFolha. A última frase cai como uma luva: "quem tira do contexto o que falamos está semeando discórdia". Cabe direitinho na cabeça do gadelha.

  14. Paulo Guedes é um talento da economia o que é sabido interna e externamente. Porém o mesmo não pode , como ministro, fale tudo o que lhe venha à cabeça. Primeiro porque dá munição a uma oposição que nada tem a oferecer ao país. Criando tais polêmicas , às quais são exploradas pela mídia e políticos rasteiros, deixamos de ter foco nos grandes temas que o país tanto deseja. Os ministros não podem declarar em público o que o cidadão comum comenta entre amigos.

    1. Você tem razão amigo. Eu fico observando pela TV Câmara, alguns projetos que precisam serem votados e aprovados, daí a oposição sobe no plenário só para ficar com seus discursos hipócritas contra o presidente, em detrimento do que realmente interessa para o povo.

  15. O Ministro tem razão. Quando querem só criticar, os jornalistas tiram frases do contexto e interpretam conforme seus interesses do momento. O Ministro deve estar exausto. No limite da paciência possível. O povo está precisando voltar às ruas...

    1. É isso aí, Clarisse. O povo está muito indiferente ao momento político. A esquerda está muito mais ativa do que nós conservadores. Fazer acontecer projetos relevantes para o país está muito difícil com a fisiologia do Congresso e do Judiciário. Haja sangue frio! A pressão dos esquerdistas é muito grande para desmoralizar esse governo.

  16. Sei não? Não acredito que houve ofensa. Ouço direto nas ruas esses comentários; entretanto quem os faz é gente muito simples. Aprendi a não falar aquilo que não tem serventia. O 'estoicismo' me ensinou que o silêncio faz muito bem a todos nós.

    1. O que o Ministro Guedes tem de genialidade, falta em filtro. Todas as empregadas domésticas querem um país melhor; vale a pena desculpar o Ministro.

  17. Ministro a imprensa está impregnada de esquerdopatas querendo confundir o leitor, conta-se nos dedos jornalistas sérios e imparciais. Muitos desfrutavam das benesses dos desgovernos petralhas e agora que a mamata acabou elegeram o atual governo como bode expiatório das suas frustações.

Mais notícias
Assine agora
TOPO