Guedes sobre comparação de servidores a parasitas: 'me expressei mal'
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), desculpou-se, nesta segunda-feira, 10, pela comparação de servidores públicos a parasitas. O chefe da pasta econômica alegou que se expressou mal e voltou a dizer que as falas foram tiradas de contexto. “Eu não falava de pessoas e sim do risco de termos um estado parasitário, aparelhado politicamente,...
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), desculpou-se, nesta segunda-feira, 10, pela comparação de servidores públicos a parasitas. O chefe da pasta econômica alegou que se expressou mal e voltou a dizer que as falas foram tiradas de contexto. “Eu não falava de pessoas e sim do risco de termos um estado parasitário, aparelhado politicamente, financeiramente inviável”, escreveu, em mensagem enviada a jornalistas.
A polêmica declaração ocorreu na última sexta-feira, 7, quando Guedes abordava a reforma administrativa durante o seminário sobre o Pacto Federativo promovido pela Faculdade Getúlio Vargas, FGV. "O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático", disse, no dia.
Agora, o ministro esclareceu que se referia a situações específicas. “Se o Estado existe para si próprio então é como um parasita (o Estado perdulário) maior que o hospedeiro (a sociedade). Eu não falava de pessoas, falava dos casos extremos em que municípios e Estados gastam todas as receitas com salários elevados de modo que nada sobrava para educação, segurança, saúde e saneamento”, emendou.
Guedes pontuou, ainda, que “o erro é sistêmico e, não, culpa das pessoas que cumprem os seus deveres profissionais como é o caso da enorme maioria dos servidores público”. “Eu me expressei muito mal, e peço desculpas não só a meus queridos familiares e amigos, mas a todos os exemplares funcionários públicos a quem descuidadamente eu possa ter ofendido”, declarou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Edmilson
2020-02-11 17:38:21Sanguessugas e parasitas do dinheiro público é que mais tem no executivo, legislativo e judiciário. ministro Guedes é bom passar o pano nas estruturas administrativas dessas instituições, pois nelas existem verdadeiros cabides onde estão pendurados peixes lisos e carrapatos.
Edmilson
2020-02-11 17:30:04Faça alguma coisa para acabar os sanguessugas e parasitas do dinheiro público.
Elza
2020-02-11 09:17:10pode ter se expressado mal, mas a aposentadoria desigual do servidor em relação ao setor privado, é a maior injustiça de todo trabalhador. tem que mudar a lei.
Rubens
2020-02-11 08:51:02Mentiu que nem um petista
ARNALDO
2020-02-11 08:39:21Ele não se expressou mal não, simplesmente falou a verdade clara.
Marco
2020-02-11 01:27:42Ordas crescentes de apaniguados são levados ao funcionalismo por ter QI (Quem Indica) elevado, mas sem nenhum preparo, interesse ou dedicação à causa pública. E como tal, ativos em exigir direitos e desprezar deveres. Afinal,estão lá desde sempre para sugar o Estado em nome dos seus padrinhos. A esses o ministro se deve ter referido, pois são muitos.
Angelo
2020-02-10 21:25:33Ok, ministro, mas desculpo se me der o tal “reajuste anual automático” que você mencionou e eu NUNCA recebi.
Alvaro
2020-02-10 20:22:03Estão chiando por quê, ganharam o Oscar , kkkkk!
SIDNEY
2020-02-10 19:33:29Expressou-se mal: não disse que os parasitas são os do Legislativo.
Alberto
2020-02-10 17:37:18O melhor MINISTRO da Economia que o Brasil já teve, virou vitrine da corja de vagabundos que infesta o "congresso". Bastou falar a verdade para ser apedrejado pelos, SIM, PARASITAS. Nada menos que coçadores de saco que ganham altíssimos salários pagos com o dinheiro suado dos contribuintes.