Adriano Machado/Crusoé

Guedes sobre comparação de servidores a parasitas: ‘me expressei mal’

10.02.20 14:43

O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), desculpou-se, nesta segunda-feira, 10, pela comparação de servidores públicos a parasitas. O chefe da pasta econômica alegou que se expressou mal e voltou a dizer que as falas foram tiradas de contexto. “Eu não falava de pessoas e sim do risco de termos um estado parasitário, aparelhado politicamente, financeiramente inviável”, escreveu, em mensagem enviada a jornalistas.

A polêmica declaração ocorreu na última sexta-feira, 7, quando Guedes abordava a reforma administrativa durante o seminário sobre o Pacto Federativo promovido pela Faculdade Getúlio Vargas, FGV. “O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático”, disse, no dia. 

Agora, o ministro esclareceu que se referia a situações específicas. “Se o Estado existe para si próprio então é como um parasita (o Estado perdulário) maior que o hospedeiro (a sociedade). Eu não falava de pessoas, falava dos casos extremos em que municípios e Estados gastam todas as receitas com salários elevados de modo que nada sobrava para educação, segurança, saúde e saneamento”, emendou.

Guedes pontuou, ainda, que “o erro é sistêmico e, não, culpa das pessoas que cumprem os seus deveres profissionais como é o caso da enorme maioria dos servidores público”. “Eu me expressei muito mal, e peço desculpas não só a meus queridos familiares e amigos, mas a todos os exemplares funcionários públicos a quem descuidadamente eu possa ter ofendido”, declarou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sanguessugas e parasitas do dinheiro público é que mais tem no executivo, legislativo e judiciário. ministro Guedes é bom passar o pano nas estruturas administrativas dessas instituições, pois nelas existem verdadeiros cabides onde estão pendurados peixes lisos e carrapatos.

  2. pode ter se expressado mal, mas a aposentadoria desigual do servidor em relação ao setor privado, é a maior injustiça de todo trabalhador. tem que mudar a lei.

  3. Ordas crescentes de apaniguados são levados ao funcionalismo por ter QI (Quem Indica) elevado, mas sem nenhum preparo, interesse ou dedicação à causa pública. E como tal, ativos em exigir direitos e desprezar deveres. Afinal,estão lá desde sempre para sugar o Estado em nome dos seus padrinhos. A esses o ministro se deve ter referido, pois são muitos.

    1. Ex.Um TEC.de enfermagem tem seu salário totalmente incompatível com o vasto conhecimento de suas matérias e a extrema necessidade na dedicação com enfermos,este é só um dos exemplos.

    2. Angelo, Edmundo, Eduardo,a injustiça no funcionalismo público está aí, àqueles que trabalham, em sua consciência das necessidades da população, com seus esforços em servi-los , esquecidos,sem seus salários merecidos, muitas vezes em época de eleição forçados a serem usados como Ponte de cabo eleitoral,todas estas mazelas lhes são propostas por políticos que os fazem hospedeiro dos parasitas q implantam dentro dos órgã com os interesses políticos em obter maiores poderes os usando e sacrificando.

    3. Exatamente. pelo menos na área de saúde, nunca teve aumento automático. Muito pelo contrário. sempre jeitinhos para permitir indicações políticas nós"melhores cargos" para favorecer as mamatas. Destruíram as carreiras do funcionalismo a verdade é só essa.

    4. Nem eu nunca recebi. Aliás, para ter qualquer aumento tem que ter lei. Infelizmente ficou no imaginário popular que servidor público é marajá, mas a grande maioria trabalha muito e ganha mal.

  4. O melhor MINISTRO da Economia que o Brasil já teve, virou vitrine da corja de vagabundos que infesta o "congresso". Bastou falar a verdade para ser apedrejado pelos, SIM, PARASITAS. Nada menos que coçadores de saco que ganham altíssimos salários pagos com o dinheiro suado dos contribuintes.

    1. So funcionarios publicos em sua maioria sao parasitas sim!!!!

    2. Você confundido o funcionário público concursado com funcionário por indicação política.

    3. A jumentinha Albertina descreveu muito bem a família Bolsonaro, conhecidos também como parasitas rachidinianos. Será que está jumentinha está evoluindo? Darwin explica...

    4. Comentário fundamentado. É certo que há exceções. 👍

  5. Expressou-se mal não, Sr. Guedes. O setor público está, sim, repleto de parasitas e sanguessugas. Não são cobrados por eficiência, produtividade, pontualidade e urbanidade. Agem como se não devessem satisfação a ninguém.

    1. Corretíssimo . Parasitas e ponto final. Ganham muito pra não fazerem nada , além de atenderem pessimamente a quem deles precisa . Parasitas , sanguessugas .

  6. falou tudo certo.o que aconteceu é que alguns vestiram a carapuça.exemplo de parasitismo. é a câmara e o senado gastando desmedidamente , é desproposital um deputado gastar 157 mil com dentista às nossas custas

  7. Depois de aprovar uma reforma da previdencia onde literalmente criou classes diferentes de funcionarios, sei para quem o Guedes estava falando,,,,,náo era para o analista do BC, se foi isso é covardia,,,,,,,a conta é simples - QUEM ERA RESPONSAVEL PELO DEFICT, QUEM???? COMO A CONTA FOI REPARTIDA?????? E ainda tem motorista de uber que apoia cegamente sem ao menos ler o que aconteceu....Ministro falou sim, pior, tem certeza disso

  8. Está certo em relação ao Judiciário e Militares, mas esses aí ninguém mexe, até porque o Presidente é funcionário público militar e muito corporativista.

  9. Vacas e carrapatos é engraçado... Não se esqueçam dos Poderes da República. Porque fazer troça da grande massa e preservar os privilégios dos "barões" não tem graça.

  10. Ele está certo !! Está mídia e que distorce para fazer sensacionalismo !! E um quarto poder destrutivo !! Nunca tinha atentado para o quanto destrutiva e a mídia em geral !

  11. Mordomias, quinquênio, licença premio, aposentadoria com salario cheio, cursos e seminários no exterior, viagens em primeira classe, carga horaria reduzida, palestras para todo lado com fins de semana incluído, carros, motoristas, no judiciário então, tudo isso em dobro, expatriações para continuar não fazendo nada útil e ganhando em USD, estabilidade para incompetentes... O que mais falta para ser caracterizado como parasitas.....

  12. O problema desse pessoal é que eles querem ser muito incisivos, que na língua dos internautas significa "lacração" e acabam por falar meias verdades e por isso se enrolam todos. Essa é a verdade. Que tem parasitas no serviço público, tem sim, todos sabemos, quem vai dizer que não tem? Só que se ele falasse da maneira correta, ninguém iria contrariar pois seria uma verdade e não uma meia verdade, não é, xará?

  13. Não!!!! Se expressou bem é isso mesmo... que nem diz o governador de Minas o carrapato ficou maior que a vaca... são uns parasitas e inúteis sim !!! Quem não se ache que se defenda !!!

    1. O Zemma é um bom exemplo, em campanha disse que abriria maó dos salários, dele e dos secretários pelo be do Brasil..nóa so manteve como aumentos,,,prometeu vender os avióes,,,,voa ininterruptamente,,,prometeu manter austeridade a toda prova até o salario do funcionalismo estar em dia,,,,ainda náo esta em dia , acho que 13@ ainda e lenda,,,e por ai vai , os bobos batem palmas para esse povo

  14. Nò há diferença entre o público e privado no Brasil. Os dois vivem do dinheiro que a sociedade paga de impostos. Um grupo recebe salários, o outro recebe subsídios. O sistema brasileiro não é e nunca foi capitalista. O que temos é um clepto-capitalismo comandado pelos mais ricos.

  15. Tai uma verdade que poucos ousam dizer, parasitas nos principais cargos públicos, principalmente nos altos escalões,no senado, câmara e STF.

  16. Exemplo de dignidade do Sr Ministro Paulo Guedes. Evidente que existe muita gente boa. Mas é triste depender de um funcionário público. Eu pegava medicamento no 'alto custo', era muito humilhação, passava horas esperando, enquanto os atendentes ficavam sentados em cima das mesas, pela falta de cadeiras pra todos.

    1. Todos nós brasileiros temos a nossa história de sacrifício.

  17. Atitude sábia! Por outro lado, o Bopzo ainda não se desculpou por ter chamado o brasileiro de incompetente. Pior ainda, já ainda um bando de néscios que ficam aplaudindo o Bozo depois de terem sido xingados. São os bozistas sado-masoquistas! Cada um com a sua tara!

    1. José, faz pouco tempo que assino essa revista ... mas tenho observado seus comentários ... vou te perguntar, melhor seria o PT no governo com a roubalheira ou o atual governo na pessoa do Presidente Bolsonaro falando o que não devia falar e deveria se conter mais ,mas está tentando governar sem roubalheira... Governar acredito que não é fácil, e não vai ser fácil para o atual governo com a imprensa não sendo imparcial ... vamos julgar menos e falarmos no comentário da revista , proposta para mel

    2. As jumentinhas de sempre zurraram e zurraram. Vocês leram o que o Bozo falou sobre os brasileiros? Leiam a coluna do Diogo desta semana. Está lá. Se depois de ler vocês ainda continuarem apoiando o cara, todos os meus comentários sobre vocês estava correto.

    3. José (sem acento, que toma no assento). Você não passa de um asno oligofrenico. Tanto o Ministro Guedes como o Presidente acertaram em cheio. Tá cheio de funcionários público parasita que só coça o saco o dia inteiro. E tá cheio de brasileiros incompetentes (incluindo você). Se não fossem, não teriam votado no Carniça e na Cadáver Insepulto que estocava vento.

    4. Quem imaginou que tornariam PAULO MALUF, office boy na arte de larapiar os cofres públicos? Que fariam a frase de ADHEMAR de BARROS, "Rouba mas faz!" ser contestada nas urnas, pelo inconformismo com o exagero de corrupção???!!! Que político larápio-culpado pediu desculpas???!!!

    5. Eduardo -- Para mim são todos iguais. A qual grupo você pertence?

  18. O ministro Guedes merece todo respeito pelas explicações e pelo pedido de desculpas. Já torcia por ele e pela recuperação econômica. Virei seu fã. Em frente! Quanto aos servidores públicos, agradeçam por terem a oportunidade de estarem servindo a sociedade brasileira. Cumpram as suas obrigações profissionais exemplarmente. É uma exigência dos contribuinte.

  19. Desculpa de que?por expor fato? Há funcionários que trabalham têm sua consciência da importância do seu cargo público para esta sociedade carente,estes estão calados por evitarem polêmicas com seus colegas,os que estão gritando são os que a carapuça couberam,basta uma notificação de que o setor será inspecionado que teremos neste dia presença de funcionários batendo cabeça um com outro,sem ao menos saber qual sua função. Guedes não me decepciona pedindo desculpas.

    1. o politicamente correto leva homens públicos, a falta de sinceridade,a demagogias,a ser covarde por fugir dos fatos reais .O porquê de não ao microfone afirmar haver excesso de verbas partidárias e eleitoral,de municípios, vereadores,assessores,cargos comissionados, setores com funcionários ocioso.É cômodo não criar divergências ,melhor continuar parasitando.

  20. Achou que está certo, porque também tem gente competente, más tem aínda muitos parasitas (ontem ganharam alguns Oscars)...ou não?

  21. Não há o que desculpar ministro, a maioria do serviço público mama nas tetas do governo, o pior de todos é o judiciário.

  22. Esse é a grande diferença de termos homens de boa índole à frente de um orgão. Apesar de ter falado uma grande verdade ,pede desculpas pelo modo ,a imprensa não perdoa quem melindra aqueles que vivem sugando as tetas fartas no serviço público,e, principalmente os que nada produzem à Nação

  23. A todos foi dada a oportunidade para reflexão e depois o pedido de desculpas para os que da iniciativa privada, assistem da arquibancada, os parasitas, sentados nos camarotes. Obviamente que toda regra tem exceção. Então as desculpas são bem colocadas, aos que estão em pé, nos camarotes; e, que certamente tem a mesma opinião da arquibancada e de PAULO GUEDES. Ditado ajeitado: o pior cego é aquele que só parece que não se conhece.

  24. Falou tudo o que os brasileiros de bem tinham vontade de falar, se vocês quiserem comprovar, é só irem à um Posto do INSS, à um Órgão de qualquer área que a galera lá tá jogando baralho na internet ou batendo longos papos e o POVO na fila esperando. São Parasitas mesmo

  25. Sr. Ministro, O sr. a todos os brasileiros, menos, é claro, voces que formam a maquina administrativa e o poder pelitivo que é o maior parasita, et.

Mais notícias
Assine agora
TOPO