Agência Brasil

Greenfield denuncia 26 por golpe contra fundos de pensão

11.12.19 09:31

Os procuradores da Operação Greenfield (foto) entraram com uma ação de improbidade contra 26 pessoas, além das empresas LD Consultoria em Informática, Brasilterm Energia e Bolognesi Participações, na segunda-feira, 9. Todos são acusados de envolvimento em gestão fraudulenta dos fundos de pensão Postalis, dos Correios, Funcef, da Caixa Econômica, e Petros, da Petrobras. Os procuradores pedem, além da condenação por improbidade administrativa, o ressarcimento de mais de 4 bilhões de reais, equivalente a três vezes o valor do desvio, e o pagamento de multa.

Em outubro, a 10ª Vara de Justiça Federal aceitou ações penais do Ministério Público Federal ligadas ao mesmo caso. Os crimes denunciados teriam ocorrido entre 2009 e 2014, quando diretores dos fundos de pensão agiram para aprovar aportes milionários no Multiner, mesmo em um cenário de desequilíbrio e incapacidade financeira da empresa. Os executivos da Multiner e consultores também tomaram parte nas irregularidades, segundo as investigações da Greenfield.

Os artifícios para realizar as operações fraudulentas envolveram a superavaliação da empresa, o uso de laudos falsos e a minimização dos riscos envolvidos nos financiamentos feitos. As investigações revelaram ainda que as consultorias contratadas para fazer a avaliação do Multiner e orientar a decisão sobre os aportes eram empresas especializadas em design de interiores e em suporte técnico de serviços de TI, sem capacidade para fazer o trabalho.

Os acusados devem responder à ação de improbidade administrativa por enriquecimento ilícito, dano ao erário e atentado aos princípios da administração pública.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Estou pagando com recursos de minha aposentadoria na FUNCEF, o roubo efetuado por esses marginais. Deveriam ser identificados pelo nome.

    1. E nós os aposentados da Petrobras estamos descontando dos nossos salários 👹👹👹 todo mês.

  2. Que gente perigosa! Chegaram com muita sede ao pote, como uma draga sugando tudo que viam pela frente. Depois ainda ficam xingando quem está lá encarregado de fazer cumprir a lei.

  3. Os governos petistas deitaram e rolaram nos fundos de pensão. Taí uma boa matéria mostrando que esses bagrinhos roubaram para si e para os cumpanheiros, tudo sob o beneplácito da falecida Dilma e do morto-vivo Lula!

  4. Os fundos de pensão sempre foram manipulados pelos seus diretores indicados pelos partidos políticos de plantão. A única forma de acabar consta roubalheira é que seus administradores sejam Da iniciativa privada e indicados pelos grandes bancos e grandes fundos privados de investimento. Em outras palavras administrados por quem tem nome a zelar e tradição no mercado.

    1. Se não tiverem como devolver o roubo uma prisão perpétua seria uma solução inquestionável!

    1. Ok, vai pra Cuba então, ou Venezuela, de inúteis assim o país esta cheio

    1. Fizeram campanha eleitoral para a tia... que paguem e nunca mais entrem nessa (acreditar num mundo melhor com o socialismo regendo a vida de todos)

  5. Esperem pra ver! O chefão da QUADRILHA do PT e seus comparsas estão "por trás" dessas jogadas. Nomeações "bem dirigidas" à PETEZADA, com muito dinheiro fácil e nenhuma controle permitido, deu nisso! Parabéns aos verdadeiros Servidores Públicos Federais em prol do Brasil e esperemos que os beneficiários dos Fundos RECUPEREM o que lhes foi tirado pelos criminosos.

  6. 4 bilhões? Isto é fichinha perto dos 118 bilhões de reais em subsidios que o Bozo está dando para os grileiros. Quando a polícia federal prenderá o presidente?

    1. Qual a fonte desta informação sobre estes 118 bi. ? Procede? Não acredito, parece Fake de petralha escondido no Direito de Direita Crusoé. ô meu te fraga, cai fora, apoiador do LULADRÃO !

  7. O órgão mais sensível dos corruptos é o bolso. Tem que meter a mão nele. Deixar quem desvia, e seus familiares, dinheiro público na sarjeta. Investigar o patrimônio de todas as pessoas próximas ao bandido é quem não justificar o mesmo, tem sofrer a mesma pena. Só assim inibiremos o crime de corrupção.

  8. nós governos petistas as bandalheiras atingiam todos e tudo.que todos devolvam o que foi roubado acrescido das devidasultas pecuniárias

  9. Só cadeia não resolve. Tem que expropriar todos os bens. Parte dos aposentados da Caixa, gente honesta, infelizmente, está arcando com o rombo que esses fdptas fizeram na FUNCEF. Paredão é pouco!! Esta a herança da "desgraça que assolou o País, no governo do bebum zumbi cachaça!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO