Adriano Machado/Crusoé

Governo eleva imposto até dezembro para bancar substituto do Bolsa Família

16.09.21 22:51

O governo Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira, 16, a decisão de elevar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras, IOF, para obter recursos para bancar o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda que substituirá o Bolsa Família. O aumento, diz o Ministério da Economia, é temporário e deve vigorar somente até o final deste ano.

Em nota, o governo explicou que a criação do novo programa vai resultar em um uma despesa adicional de 1,62 bilhão neste ano — por isso a necessidade de ampliar a fonte de renda para obedecer as regras fiscais.

Apesar de arrecadação recorde, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que é necessária a indicação de fonte para o aumento de despesa obrigatória“, frisou. No ano que vem, segundo o ministério, o programa será financiado pela recriação do imposto de renda sobre lucros e dividendos, em discussão no Senado.

Conforme o governo, entre a próxima segunda-feira, 20, e 31 de dezembro, para as pessoas jurídicas, a atual alíquota diária de 0,0041% (referente à alíquota anual de 1,50%) passa para 0,00559% (referente à alíquota anual de 2,04%), e para pessoas físicas a atual alíquota diária de 0,0082% (referente à alíquota anual de 3,0%) passa para 0,01118% (referente à alíquota anual de 4,08%).

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. "O aumento é temporário e deve vigorar somente até o final deste ano" - Final de qual ano? Já vi esse filme na Alemanha. Quando houve a queda do muro de Berlin e as Alemanha se juntaram novamente foi criado o Imposto Solidariedade q deveria vigorar durante 1 ano. 1 ano!!! Ele vai ser extinto agora em dezembro 2021 - 30 anos depois!!! - mas somente p/ 90% da população. Os outros 10% mais ricos continuarão pagando sem prazo determinado p/ terminar. Se aqui acontece isso assim, imagina no BANANÃO?

  2. Eu não sei quem ainda acredita na Datafoice. Estes comunistas, kkkkkkkkkk. Desde quando a popularidade do Bozogenocida está a 47%? Não há tantos muares no Brasil. A aprovação do cúmplice do Lularápio (ler a coluna do Diogo) deve estar por volta de 5-6% com muita sorte…

  3. Só a dispensa do custo burocrático da mudança de nome desse programa feita pelos marginais luladrão e broncossauro, já seria a fonte necessária para cobrir as despesas do próprio programa!!!! Mas, claro, esse é mais um custo de propaganda eleitoreira subliminar constante que interessa aos marginais!!!! É impressionante a facilidade com que esses criminosos pisoteiam e tripudiam com o sangue, o suor e as lágrimas do POVO BRASILEIRO em proveito próprio!!!!

  4. Cortar despesas? Nem pensar! Sempre a maneira mais fácil- elevar impostos. Como se já não pagassemos os tubos. Pra quem criticava os outros, este governo está só aperfeiçoando os erros de seus antecessores. Haja....viu?

    1. Caro Amigo Jose ; os Bovinos falando da Argentina,não sei por que o Bozogenocida fazendo política populista com dinheiro do próprio povo , perguntar para o tal de Globolixo que é isto esquerdopata, direitopata ou quatropata ??? Pior que são tão burros que eles acreditam que são maiorias, até aqui na Crusoe!!!!

    2. Verdade. Ou porque ele não cortou os subsídios que dá aos grileiros e outros criminosos? Bozismo é delinquente. Eles se locupletam e nos pagamos as contas da bestialidade.

    3. Essa possibilidade nem passa pela cabeça deles. Pagou um absurdo de emenda e agora nos é que temos q pagar!! Nojo de gente!!,

Mais notícias
Assine agora
TOPO