Adriano Machado/Crusoé

Governo deve propor via MP fim da taxa extra em voos internacionais

28.10.19 14:01

O governo federal deve propor, via medida provisória, o fim do adicional de 18 dólares cobrado de passageiros brasileiros que voam para fora do país junto com a taxa de embarque. A MP está em fase final de redação e deve ser encaminhada ao Congresso ainda em 2019, de acordo com fontes do Executivo.

O fim da cobrança foi anunciado nesta segunda-feira, 28, pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (foto), que não deu detalhes. Segundo apurou Crusoé, a MP deve prever o fim da taxa inicialmente apenas para voos internacionais com destinos na América do Sul.

Inicialmente, o governo pensou em acabar com a cobrança para todas as rotas a partir de 2021. Agora, porém, a ideia é que a taxa adicional deixe de ser cobrada já em 2020, mas apenas para rotas na América do Sul, nas quais já há uma presença de lowcosts considerada “significativa” pelo governo.

A taxa adicional de 18 dólares foi criada pelo governo em 1999 e funciona como uma das fontes de abastecimento do Fundo Nacional de Aviação Civil, que financia melhorias na infraestrutura aeroportuária do Brasil. Em 2018, o governo arrecadou 700 milhões de reais com a cobrança.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Veja quem fala.... Cretino de marca maior!!!! Falso e sem pudor.

  1. Só Cretinus Josés pra não enxergarem nada de bom no Governo Bolsonaro. Sempre com deboches e palavras chulas.... Pelo bem da Crusoé e dos assinantes, deviam flanar em outros locais!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO