Crusoé
08.04.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Gilmar vota para reconhecer suspeição de Moro no caso do tríplex do Guarujá

Gilmar Mendes (foto) votou nesta terça-feira, 9, pelo reconhecimento da suspeição de Sergio Moro no caso do tríplex do Guarujá. Na prática, o ministro do Supremo Tribunal Federal entendeu que o ex-juiz atuou com parcialidade na condução e no julgamento da ação penal movida pela Lava Jato em Curitiba contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da...

Crusoe
Redação Crusoé
4 minutos de leitura 09.03.2021 16:32 comentários 10
Gilmar vota para reconhecer suspeição de Moro no caso do tríplex do Guarujá
Gilmar Mendes
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Gilmar Mendes (foto) votou nesta terça-feira, 9, pelo reconhecimento da suspeição de Sergio Moro no caso do tríplex do Guarujá. Na prática, o ministro do Supremo Tribunal Federal entendeu que o ex-juiz atuou com parcialidade na condução e no julgamento da ação penal movida pela Lava Jato em Curitiba contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os ministros da Segunda Turma analisam um habeas corpus impetrado pela defesa do petista, cuja análise começou em 2018, quando Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram pela rejeição do recurso. Nesta terça-feira, ainda se posicionarão Kassio Marques e Ricardo Lewandowski. Caso a maioria dos integrantes do colegiado siga o entendimento de Gilmar, todos os atos processuais serão anulados e o caso do tríplex voltará à estaca zero.

Em um longo voto, Gilmar afirmou que, ao longo da carreira, Moro demostrou ter uma "atuação acusatória proativa", frisando que "esses antecedentes históricos são apenas faíscas de uma ação concertada muito mais grave, que acabou por ser revelada entre o magistrado e órgãos de acusação". "Atuação concertada essa que não escondia seu objetivo maior: inviabilizar de forma definitiva a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na vida política nacional", completou.

Gilmar declarou-se "insuspeito" para julgar o caso, uma vez que não foi indicado ao cargo por Lula ou Dilma, mas sim por Fernando Henrique Cardoso, e chegou a ser considerado uma espécie de "opositor do partido". O ministro ignorou, porém, o fato de que o reconhecimento da suspeição de Moro pode abrir brecha para novos recursos e a consequente derrubada de processos de dezenas de políticos.

Antes da leitura do voto, Gilmar afirmou que não apenas descreveria "uma cadeia sucessiva de atos lesivos ao compromisso de imparcialidade", mas ainda explicitaria "as condições de surgimento e funcionamento do maior escândalo judicial da nossa história".

O ministro analisou um a um os sete episódios em que, segundo a defesa de Lula, Moro agiu com parcialidade. Na avaliação, citou sequenciais vezes trechos de mensagens hackeadas da Lava Jato, as quais fazem parte do acervo da Operação Spoofing.

“A absoluta contaminação da sentença proferida pelo magistrado resta cristalina quando examinado o histórico de cooperação espúria entre o juiz e o órgão da acusação. Em fevereiro de 2016, quando o reclamante ainda estava sendo investigado, o ex-juiz Sergio Moro chegou a indagar ao procurador Deltan Dallagnol se já havia uma denúncia ‘sólida ou suficiente’. O procurador responde apresentando um verdadeiro resumo das razões acusatórias do MP, de modo a antecipar a apreciação do magistrado", relatou.

Com base no material, Gilmar entendeu, por exemplo, que Moro atuou com a "estrita" anuência de procuradores mesmo em diligências, como quando decretou a condução coercitiva de Lula. Para o magistrado, o episódio foi um "hediondo Estado-espetáculo de caráter policialesco", uma vez que o petista havia prestado esclarecimentos em outras ocasiões e não se recusava a falar em juízo.

O ministro ainda criticou o "sim" do ex-juiz ao convite de Jair Bolsonaro para integrar o governo federal. "Quais país aceitaria como ministro da Justiça o ex-juiz que afastou o principal adversário do presidente eleito na disputa eleitoral?", questionou. O ministro considerou, portanto, que "houve, de fato, violação de imparcialidade".

Gilmar lembrou ter defendido a Lava Jato ao início do trabalho das forças-tarefa, mas alegou ter mudado de ideia frente a supostos excessos da operação. "O combate à corrupção tem que ser feito dentro dos moldes legais. Não se combate crime cometendo crime".

Diários

JD Vance reforça campanha de Orbán às vésperas da eleição

João Pedro Farah Visualizar

O que André Marinho já falou sobre o bolsonarismo

Duda Teixeira Visualizar

Os escudos humanos iranianos

Redação Crusoé Visualizar

Israel promete aprofundar "erosão do regime" iraniano

Redação Crusoé Visualizar

Presidente iraniano apela ao martírio dos outros

Redação Crusoé Visualizar

E se Trump enlouqueceu?

Duda Teixeira Visualizar

Mais Lidas

A perplexidade é só o começo

A perplexidade é só o começo

Visualizar notícia
E se Trump enlouqueceu?

E se Trump enlouqueceu?

Visualizar notícia
Esquerda histérica contra Tabata Amaral

Esquerda histérica contra Tabata Amaral

Visualizar notícia
Jair Renan tenta explicar controle do governo com anime

Jair Renan tenta explicar controle do governo com anime

Visualizar notícia
Janja posa de 'tradwife': recatada e do lar?

Janja posa de 'tradwife': recatada e do lar?

Visualizar notícia
Janja se explica sobre carne de paca

Janja se explica sobre carne de paca

Visualizar notícia
Líder supremo do Irã está em coma?

Líder supremo do Irã está em coma?

Visualizar notícia
O que André Marinho já falou sobre o bolsonarismo

O que André Marinho já falou sobre o bolsonarismo

Visualizar notícia
Paes pede "diretas já!" no Rio de Janeiro

Paes pede "diretas já!" no Rio de Janeiro

Visualizar notícia
Presidente iraniano apela ao martírio dos outros

Presidente iraniano apela ao martírio dos outros

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Caso do triplex

Gilmar Mendes

Lula

STF

< Notícia Anterior

Ao tratar de suspeição de Moro, Gilmar dispara contra Bretas, que responde

09.03.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Kassio Marques pede vista no julgamento da suspeição de Moro; Lewandowski antecipa voto

09.03.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Deborah

2021-03-13 04:50:01

Gilmar nulidade invejoso incapaz beiçola da desonestidade. Vergonha total


Maria

2021-03-10 13:41:38

Engraçado é que ele não se sente impedido de votar quando é amigo ou correligionário?Ele é sem dúvida um modelo de imparcialidade(Essa fala contém ironia).Muita cara de pau.


Silvia

2021-03-10 12:51:27

Li hoje nos jornais que Gilmar pediu vista desse processo em dezembro de 2018. Lula foi solto em novembro de 2019. Isso significa que, com tanta certeza de Gilmar que Moro era suspeito para julgar, a responsabilidade desse quase um ano de prisão de Lula deve ser atribuída a Gilmar, não a Moro.


Iberê

2021-03-10 12:11:42

Já que se discute imparcialidade nos julgamentos, salvo raras exceções, quem no supremo o faz com a imparcialidade dos probos?


Ilton

2021-03-10 11:22:43

Gostaria de saber, quem este Sr, Gilmar Mendes pensa que Ê? Reles cidadão com aspiração a Deus do Olímpio? Graças a Deus o tempo é relativo e o tempo passa para todos nós. Logo, logo, este cidadão prestará contas dos seus atos em algum plano. Muito malvado e medíocre. Ilton.


Victor

2021-03-10 10:52:24

Infelizmente nunca fomos tão Venezuela. O STF totalmente aparelhado. Um voto como esse era pra ser motivo de processo de impedimento no senado. O próprio Gilmar Mendes deixa claro que o voto dele é político e sempre foi quando fala que é adversário e não inimigo do PT, ou seja, que sempre teve posicionamento político no exercício da função de Ministro do STF. Uma vergonha! Estou mais impressionado que nenhuma das associações de juízes e procuradores se manifestam. Esta tudo dominado!


Giselle

2021-03-10 00:52:01

Sem comentários. O Sabino escreveu tudo que precisava ser dito hoje.


Natalia

2021-03-09 23:47:41

..."Você é uma pessoa horrível. Uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia. ... "V. Exa. não consegue articular um argumento"... ... "A vida para V. Exa. é ofender as pessoas. Não tem nenhuma ideia. Nenhuma. Só ofende as pessoas. Qual é sua ideia? Qual é sua proposta? Nenhuma! É bílis, ódio, mau sentimento."... Barroso tem razão!


OLGA

2021-03-09 21:38:55

Alguém tem que entrar no STF pra julgar Gilmar Mendes como suspeito nesse processo. Não cita uma lei. Tudo subjetivo. Usando provas ilícitas acusa Moro de usar provas ilícitas (que moral tem o ministro) Disse que Moro usou a imprensa nos julgamentos e quem mais se aparece na imptensa mais que Gilmar Mendes.


ANTONIO

2021-03-09 21:12:04

Que esperar deste indivíduo que só fomenta e se beneficia da corrupção. Corrupto rico e escritórios de advocacia associados - é uma festa. o pior que temos que pagar impostos para sermos roubados.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Deborah

2021-03-13 04:50:01

Gilmar nulidade invejoso incapaz beiçola da desonestidade. Vergonha total


Maria

2021-03-10 13:41:38

Engraçado é que ele não se sente impedido de votar quando é amigo ou correligionário?Ele é sem dúvida um modelo de imparcialidade(Essa fala contém ironia).Muita cara de pau.


Silvia

2021-03-10 12:51:27

Li hoje nos jornais que Gilmar pediu vista desse processo em dezembro de 2018. Lula foi solto em novembro de 2019. Isso significa que, com tanta certeza de Gilmar que Moro era suspeito para julgar, a responsabilidade desse quase um ano de prisão de Lula deve ser atribuída a Gilmar, não a Moro.


Iberê

2021-03-10 12:11:42

Já que se discute imparcialidade nos julgamentos, salvo raras exceções, quem no supremo o faz com a imparcialidade dos probos?


Ilton

2021-03-10 11:22:43

Gostaria de saber, quem este Sr, Gilmar Mendes pensa que Ê? Reles cidadão com aspiração a Deus do Olímpio? Graças a Deus o tempo é relativo e o tempo passa para todos nós. Logo, logo, este cidadão prestará contas dos seus atos em algum plano. Muito malvado e medíocre. Ilton.


Victor

2021-03-10 10:52:24

Infelizmente nunca fomos tão Venezuela. O STF totalmente aparelhado. Um voto como esse era pra ser motivo de processo de impedimento no senado. O próprio Gilmar Mendes deixa claro que o voto dele é político e sempre foi quando fala que é adversário e não inimigo do PT, ou seja, que sempre teve posicionamento político no exercício da função de Ministro do STF. Uma vergonha! Estou mais impressionado que nenhuma das associações de juízes e procuradores se manifestam. Esta tudo dominado!


Giselle

2021-03-10 00:52:01

Sem comentários. O Sabino escreveu tudo que precisava ser dito hoje.


Natalia

2021-03-09 23:47:41

..."Você é uma pessoa horrível. Uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia. ... "V. Exa. não consegue articular um argumento"... ... "A vida para V. Exa. é ofender as pessoas. Não tem nenhuma ideia. Nenhuma. Só ofende as pessoas. Qual é sua ideia? Qual é sua proposta? Nenhuma! É bílis, ódio, mau sentimento."... Barroso tem razão!


OLGA

2021-03-09 21:38:55

Alguém tem que entrar no STF pra julgar Gilmar Mendes como suspeito nesse processo. Não cita uma lei. Tudo subjetivo. Usando provas ilícitas acusa Moro de usar provas ilícitas (que moral tem o ministro) Disse que Moro usou a imprensa nos julgamentos e quem mais se aparece na imptensa mais que Gilmar Mendes.


ANTONIO

2021-03-09 21:12:04

Que esperar deste indivíduo que só fomenta e se beneficia da corrupção. Corrupto rico e escritórios de advocacia associados - é uma festa. o pior que temos que pagar impostos para sermos roubados.



Notícias relacionadas

JD Vance reforça campanha de Orbán às vésperas da eleição

JD Vance reforça campanha de Orbán às vésperas da eleição

João Pedro Farah
07.04.2026 19:23 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
O que André Marinho já falou sobre o bolsonarismo

O que André Marinho já falou sobre o bolsonarismo

Duda Teixeira
07.04.2026 16:17 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Os escudos humanos iranianos

Os escudos humanos iranianos

Redação Crusoé
07.04.2026 16:00 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Israel promete aprofundar "erosão do regime" iraniano

Israel promete aprofundar "erosão do regime" iraniano

Redação Crusoé
07.04.2026 15:36 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Antes de esquecer pessoas, quem tem Alzheimer costuma perder isso primeiro

Antes de esquecer pessoas, quem tem Alzheimer costuma perder isso primeiro

Visualizar notícia
Quantas horas você realmente precisa dormir? A resposta muda com a sua idade

Quantas horas você realmente precisa dormir? A resposta muda com a sua idade

Visualizar notícia
O que seus olhos podem revelar sobre o futuro do seu cérebro, segundo a ciência

O que seus olhos podem revelar sobre o futuro do seu cérebro, segundo a ciência

Visualizar notícia
Governo impõe nova restrição e andar de bicicleta não será mais permitido em certos pontos

Governo impõe nova restrição e andar de bicicleta não será mais permitido em certos pontos

Visualizar notícia
Especialistas alertam que nova variante altamente mutante da COVID-19 pode estar se espalhando mais entre crianças

Especialistas alertam que nova variante altamente mutante da COVID-19 pode estar se espalhando mais entre crianças

Visualizar notícia
6 sinais importantes de um parceiro emocionalmente indisponível, segundo terapeutas

6 sinais importantes de um parceiro emocionalmente indisponível, segundo terapeutas

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso