Adriano Machado/CrusoéGilmar protestou contra a iniciativa de Fux

Gilmar suspende ação penal contra Serra e determina ‘acesso imediato a tudo o que contra ele houver’

26.08.20 15:53

O ministro Gilmar Mendes (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão da ação penal contra o senador José Serra, do PSDB, e a filha dele, Verônica Allende Serra, pelo crime de lavagem de dinheiro vinculado a supostos pagamentos de propina feitos pela Odebrecht ao tucano.

Em decisão publicada no dia 20 de agosto e mantida em sigilo pelo STF, Gilmar determinou ainda que a defesa de Serra tenha “acesso imediato” a “tudo o que contra ele houver” nas investigações e procedimentos em andamento na Lava Jato que apuram supostos crimes praticados pelo ex-governador paulista.

A decisão de Gilmar amplia o alcance da liminar concedida pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli, no dia 29 de julho, durante o plantão judiciário. Na ocasião, Toffoli determinou a suspensão de duas investigações sobre Serra conduzidas pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal que resultaram em mandados de busca e apreensão no gabinete e no imóvel funcional do tucano em Brasília.

Embora as investigações estejam relacionados a pagamentos ocorridos no período entre 2006 e 2014, antes de Serra se eleger senador, Toffoli afirmou que as buscas poderiam resultar na apreensão de documentos relacionados ao mandato parlamentar, o que só poderia ocorrer mediante autorização do Supremo por causa do foro privilegiado.

A liminar de Toffoli foi concedida no mesmo dia em que Serra e a filha Verônica se tornaram réus na denúncia de lavagem de dinheiro. Segundo o MPF, o tucano recebeu 4,5 milhões de reais em propina da Odebrecht, entre 2006 e 2007, por meio de uma conta controlada pela filha na Suíça. Ambos negam as acusações.

Após a liminar de Toffoli, o juiz federal Diego Paes Moreira, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, decidiu suspender a ação penal contra Serra por “cautela”, até a decisão de Gilmar Mendes, que é o relator das reclamações feitas pela defesa de Serra contra as investigações sobre o tucano.

No início do mês, os procuradores da Lava Jato paulista entraram com um recurso, sustentando que a decisão do juiz era “indevida” porque a liminar de Toffoli suspendia somente a investigação da Operação Revoada, deflagrada no mesmo dia em que a denúncia contra o tucano foi apresentada para apurar outros fatos relacionados ao mesmo esquema criminoso.

A defesa de Serra, porém, acionou o ministro Gilmar Mendes na última semana alegando que o recurso da Lava Jato contra a suspensão da ação determinada por cautela pelo juiz contrariava a liminar concedida por Toffoli. Reclamou ainda que o juiz federal não havia dado acesso a “todos os elementos de investigação existentes” contra o tucano, como procedimentos de cooperação internacional que envolvem pagamentos feitos a Serra no exterior. No mesmo dia, Gilmar decidiu, então, atender ao pedido do senador José Serra.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Serra é PSDB; FHC é PSDB; Gilmar foi colocado no STF por FHC; PSDB é o PT disfarçado de democrático; precisa explicar mais ou é necessário um power point?

  2. Se você tem um ministro do STF de estimação pode roubar dinheiro público a vontade. Lá há uma combinação em que Gilmar (pró PSDB), Lewandowski e Toffoli (pró PT) salvam seus protegidos. Mas canetadas não mudam os fatos: Serra, Lula e Cia não deixam de ser corruptos, portanto, criminosos porque ministros amigos calaram a justiça. Viverão o resto da vida sendo corruptos, morrerão assim e serão assim pelas décadas enquanto se contar a história do Brasil. Ah, sempre votei no Serra. Minha culpa!

  3. Se o povo brasileiro tivesse saco roxo a gente fechava essa merda do STF ..câncer do brasil...um bando de canalhas apadrinhados pela esquerda bandida..

  4. Abriu a porteira: A impunidade corre solta em nosso país. Como confiar no judiciário brasileiro se ninguém é punido por crimes praticados contra nosso país?Sinceramente, não sei mais o que pensar...

  5. Impressionante o poder que esse ministro tem e nenhum de seus colegas do supremo suspendem o que ele decide erradamente e despudoradamente.

  6. O que um simples mortal como nós podemos fazer contra um Supremo mortal??? Pobre Brasil!!! 😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Continuando ... onde vcs estavam qdo estes togados foram plantador lá ??? Como vcs axam q eles estão milionários ??? Trabalhando ??? Sabem nada “inocentes”. Deram a xave da “cadeia” e eles deitam e rolam na safadeza pra agradar o patrão ou eskeceram ???

  7. Inacreditável. Dois safados anularem todo o trabalho do judiciário. Tá na cara que são cupinchas do Luladrão. Acorda Brasil.

  8. Bem, muito tarde agora para cobrar FHC por dois atos nefastos para o Brasil: reeleição e Gilmar Mendes no STF. Agora se pode ver a extensão do mal : retrocesso em tudo.

    1. muito bem explicado Maria. concordo plenamente com você.

  9. Quando soltaram fogos no Supremo acho que o alvo era um senhor que nunca se declara impedido para nada, amigos de politicos e empresários corruptos, que autua nos bastidores da política, faz e defaz e humilha o Judiciário como um todo. Que adianta, fazer buscas , apreensões, diligências, instâncias e depois vem o home da capa preta, o João Plenário, e estraga tudo. O próprio MP, a Magistratura, a PF deveriam se revoltar contra esse estado autoritátrio do STF. Até quando, hein Gilmau.

  10. Quem pode contra o Arcanjo? ''Quem sabe serás arremessado da tua alta posição pela mesma mão que escreveu na rocha um dia: MENE, MENE, TEQUEL."

  11. Freud já dizia há muitos anos que, uma civilização que deixa insatisfeito um número tão grande de pessoas os impulsiona à revolta. O povo está cansado de impunidades.

  12. Absurdo!! o povo Brasileiro come moscas (azuis) todos os dias, somos todos bu##oes de aceitar isso, me da uma revolta como o Brasileiro tem sangue de barata. Ir a praia, barzinho e etc is ok, agora is para rua se posicionar contra essas atitudes nefastas do STF e politicos em geral nada. O poder emana do povo? serio? so sei que 2022 vou votar com todo cuidado, estou com os nomes dos politicos que mentiram, enganaram e que fazem de tudo para parar a Lava Jato. 2022 vamos chutar voces para fora!!!

  13. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/diario/gilmar-suspende-acao-penal-contra-serra-e-determina-acesso-imediato-a-tudo-o-que-contra-ele-houver/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

  14. Até hoje ainda não consegui entender por que os habeas corpus só caem para o Gilmar, vulgo hipopótamo, decidir e soltar todos os bandidos. Nunca vi a Rosa Weber, por exemplo, em uma função como esta. Não tem alguma coisa errada nessa bagunça toda?

  15. Mais um bandido que Gilmar acode. Quem tem padrinho não morre pagão. Gilmar deve ter feito uma promessa de não acabar com a corrupção no Brasil. No que depender dele o Brasil será o país mais corrupto do planeta. Um dia ele chega lá!

  16. Mais uma vez o advogado do PSDB usando o poder judiciário em favor do partido. Volto a afirmar, urge que se acabe com essas indicações políticas para cargos sensíveis, principalmente no poder judiciário. Essa discrepância obtusa só contribui para o distanciamento do judiciário em relação aos anseios do povo brasileiro e cria um ambiente deletério dentro do judiciário na medida que mina qualquer promoção por meio de esforço e merecimento.

    1. Vergonha nacional. O Supremo Tribunal Corrupto Nacional trabalhando em prol dos ladrões, assassinos por via indireta, do Brasil.

  17. Isso não dá nem para comentar. Bando de iguais corruptos e se protegendo as nossas custas. Tanto roubo, tanto bandido e milhões de brasileiros na miséria.

  18. ataques a lava jato, habeas corpus, revisão de decisões julgadas por 3 instancias, está escancarado , a volta a velha República

  19. Opa, mexeu com os tucanos o beiçolasso entrou em ação e disse, a qui não xexenia.... sacanagem a parte, qual o macho desse país que vai enquadrar essa criatura??? Alô senado federal tem alguém aí???

    1. Grande parte do senado está na mão do grande capo do PSDB.

    1. Fiz isso também pelo bem da minha sanidade mental, pois esse ministro está difícil...

  20. Senadores vcs são responsáveis .... Não vão se mexer , corporativismo !! Quase todos no mesmo balaio ... População precisa ir às ruas e exigir

  21. Foi em cana, está em perigo prestes para ir ao xadrez, chama o super Gilmar não contava com a minha astúcia, ele resolve os seus problemas com a garantia da maldita CF 88 dita cidadã.

  22. Até qdo esse SAPÃO vai mandar e desmandar na justiça brasileira ??? VERGONHA, ess merece o mesmo destino de todos outros CORRUPTOS.

  23. Até quando temos que aguentar, todas as arbitrariedades deste político, vestindo a toga de juiz??! Tem que ter um Basta!!!!

  24. Porque todas as ações e processos de políticos de partidos de esquerda caem nas mãos desse pilantra? Até parece coisa encomendada.

    1. Políticos de esquerda não. De dinheiro. Não importa se é de esquerda ou de direita

    2. Tá na hora de uma fiscalização nessa distribuição dos processos no STF. Não é possível que todos os processos dos grandes bandidos só caem para esse Gilmar. Ministro Fux, quando assumir a presidencia manda verificar esse setor de distribuição.

  25. Mais de 500 deputados, mais de 80 senadores e quem manda é Gilmar Mendes, não precisamos votar em ninguém, nada vai mudar...nunca!!!!!

  26. Deus me perdoe...... mas desejo do fundo do coração que 5 ministros do STF tenham um infarto de morram o mais rápido possível. Por outro lado, me preocupo com as indicações do escroto do presidente.

    1. Não sabemos o que é pior. Se ficar temos escrotos se correr temos escrotos. Aqui na verdade o crime de colarinho branco compensa

  27. Este País é uma vergonha não vivo no Brasil a 17 anos mas tenho família amigos e residência e um sentimento de que está Paus vai acabar em uma revolta muito grande por conta de 06 vagabundos , sou obrigado a concordar com Weibtraub Meu Deus , lamento pelos meu compatriotas

    1. Será que ele vende sentença? Porque todos os bandidos e políticos poderosos tem a ajuda do Gilmar para sair da cadeia ou as investigações são suspensas e aequivadas.

    2. Quando alguém dispuser de boas intenções e uma bala de prata ou de chumbo ele para.

Mais notícias
Assine
TOPO