Gilmar encerra dois inquéritos sobre André Esteves motivados por delação de Palocci
O ministro Gilmar Mendes (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou o encerramento de dois inquéritos que miram o banqueiro André Esteves abertos com base na delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci, fechada com a Polícia Federal. As investigações tramitam na 13ª Vara Federal de Curitiba. A decisão atende pedido da defesa do empresário, dono do...
O ministro Gilmar Mendes (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou o encerramento de dois inquéritos que miram o banqueiro André Esteves abertos com base na delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci, fechada com a Polícia Federal. As investigações tramitam na 13ª Vara Federal de Curitiba.
A decisão atende pedido da defesa do empresário, dono do BTG Pactual. O ministro entendeu que os advogados têm razão ao alegar que a Justiça autorizou medidas de busca e apreensão e a manutenção das investigações "por prazo desarrazoado" com base somente nas declarações de Palocci, "sem a existência de elementos externos de corroboração apresentados pelo delator".
"Em síntese, concluo que os inquéritos e a busca e apreensão deflagrados contra o postulante foram baseados [André Esteves]: nas simples declarações do colaborador premiado Antônio Palocci, cujas afirmações foram consideradas pela própria Polícia como destituídas de qualquer elemento de corroboração; em fatos relativos a outros inquéritos que se encontram tramitando perante juízos distintos; e em fatos de “ouvir dizer”, narrados por outros colaboradores e em elementos genéricos que não constituem indícios mínimos da prática de crime", anotou.
O empresário foi alvo da 64ª fase da Lava Jato, que investigou crimes de corrupção envolvendo o Banco BTG Pactual e a Petrobras na exploração do pré-sal e "em projeto de desinvestimento de ativos" na África.
No termo de colaboração, Palocci mencionou oito ilicitudes envolvendo André Esteves. O ex-ministro afirmou, por exemplo, que o executivo do BTG teria pago propina em troca de decisões de seu interesse no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional e, com o mesmo objetivo, realizado doações eleitorais para a campanha nacional de 2006 do PT.
Palocci ainda relatou que Esteves, supostamente, ofereceu vantagem indevida para garantir a posição da instituição financeira no projeto do pré-sal e em qualquer operação de mercado que o PT desejasse. Além disso, o banqueiro teria lucrado com informações privilegiadas repassadas pelo governo Lula.
A Procuradoria-Geral da República concordou com o arquivamento dos inquéritos sob o entendimento de que não há dados que corroborem a delação de Palocci.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ademir
2021-01-13 10:29:48Até quando esse lixo vai continuar salvando seus amigos corruptos e ninguém vai fazer nada
Francisco
2021-01-12 12:26:14TAL QUAL A MANI PULITE TEMOS TAMBEM O ASSASSINO DE SENTENÇAS
F. Moreno
2021-01-12 12:03:53Mais uma vez, o Gilmar Mendes esbofeteia contribuintes e eleitores protegendo suspeitos ricos e poderosos. Por que será que o STF nunca apoiou a ideia lógica e natural de transformá-lo numa Corte, exclusivamente constitucional, como no resto do mundo? Será porque perderia o status de 4ª instância para os processos envolvendo réus e advogados 5*, com grandes oportunidades para escritórios de familiares e amigos?
MARCOS
2021-01-12 10:46:15Mais uma vez processos desse tipo são sorteados para o Gilmar Mendes julgar. Quando não é o Gilmar, é o Marco Aurélio, o Tófolli ou o Lewandovski. A dúvida que fica é, por que isso ocorre com tanta frequência?
marcos
2021-01-12 10:41:07Todos somos iguais perante a lei. porém alguns são mais iguais. O sr .Gm sabe exatamente quem é igual e quem é mais igual. Por isso ele é SUPREMO , MAGNANIMO ,ONISCIENTE E ONIPOTENTE com os da Tchuma, claro...
Jose
2021-01-12 00:47:16Bem, o Esteves era rico antes de se meter com o Delcidio e o PT para salvar a Caixa do rombo causado pelo Silvio Santos. Este foi o grande erro da vida dele. Ganhou o Panamericano e uma grande dor de cabeça. Deveria ter seguido o Lemman e evitar os políticos.
Edmar
2021-01-11 23:01:16"Seríssimo"
PAULO
2021-01-11 22:28:00A TORCIDA DO GALO MINEIRO CUNHOU A FRASE: - CAIU NO HORTO ESTA MORTO. O STF FOI NA ONDA. - CAIU COM GM ESTA SOLTO. E o Brasil é o país do futuro...
Cristovão
2021-01-11 22:06:58Tudo caina mãode Gilmar .Não tiraram adistribuiçãode processos dos estagiarios do stf.estagiarios vicês sobrecarregam o coitado do Gilmar
José
2021-01-11 22:06:16De quanto foi a barganha