Adriano Machado/Crusoé

Gasto com saúde de senadores e ex-senadores cresce 20% em 2019

27.01.20 16:25

As despesas com assistência à saúde de senadores e ex-senadores aumentaram 20% no ano passado, na comparação com 2018, de acordo com dados do portal da transparência do Senado.

O aumento foi maior que a inflação medida pelo IPCA, que fechou 2019 em 4,31%. Em números brutos, os gastos passaram de 11,5 milhões de reais para 13,8 milhões de reais no período.

O montante envolve despesas com serviços médicos, hospitalares e laboratoriais tanto para saúde física em geral quanto odontológica dos 81 senadores em exercício e demais ex-senadores, que continuam tendo direito ao benefício.

O Senado não divulga a individualização das despesas, nem a identificação dos fornecedores e prestadores dos serviços. O argumento é de que são informações legalmente protegidas “em respeito à intimidade das pessoas”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Funcionários públicos pagam seus próprios planos de saude (sem reembolso e com participação monetária no atendimento) enquanto issso, Deputados, Senadores, Juízes são contemplados com esses absurdos de gastos. Querem ainda propor reforma administrativa que alcance somente os funcionários civis. Vamos colocar todos dentro do mesmo balaio, isso o Nonho não concorda.

  2. Dividindo o valor mencionado (R$13.8 milhões) pelos 81 senadores, o valor para cada um é de estratosféricos R$170.370,00. Como é bem provável que muitos deles não se utilizaram da mordomia no ano em questão, o caso fica ainda mais escabroso, indecente e imoral.

  3. Essa esculhambação precisa acabar. Bota esses vagabundos na fila do INSS. Principalmente os políticos profissionais tipo: Coelho, Renan, Color, Radolfo, entre outros. Os EX ainda usufluem. Eita país dos sonhos. Não tem dinheiro q chegue para estes canalhas.

  4. Aqui tivemos que mudar para uma operadora mais barata por conta do aumento das mensalidades. É justo nos sacrificarmos para pagar tantos impostos que em parte bancam essas indecências? Realmente ainda vivemos os tempos da monarquia. Essa gente deveria ser obrigado a usar o SUS.

  5. Esses cretinos comem, dormem, têm roupa lavada e outras traquinagens as nossas custas e ainda pagamos pelas cáries e operações de hemorróidas? É o cúmulo!

  6. Mais um motivo para os eleitores votarem em apenas. um mandato p deputado federal e senador! Quem sabe os novos mudam esse triste senário .

  7. Está mais que. na hora de acabar com esses absurdos . Afinal ,nós trabalhadores pagamos com os nosso bolsos planos de Saúde. Não consigo entender essas mordomias dos políticos . Afinal eles ganham muito para suprir suas necessidades E mais ,os gastos são extensivos aos familiares e filhos de 30 anos . Uma verdadeira aberração.

  8. Estes senadores já ganham muito bem e poderiam perfeitamente arcar com seus planos de saúde assim como qualquer profissional liberal o faz. Isso é ridículo

  9. Acho que os números estão corretos mesmo. O índice de doenças dos senhores senadores deve ter aumentado em demasia, principalmente no que se refere às de natureza psiquiátrica. Só pode ser essa a justificativa pra tanta caca que aquele povo faz!

    1. E se cair o foro privilegiado a despesa então vai dobrar.

  10. Pata mim já são tão doentios, que degraderem-se mais 20% já seria a solução para o país, com o desaparecimento da MAIORIA. E, neste caso, estaria barato.

  11. A solução para tais problemas é complexa mas poderia consistir na redução salutar do total de senadores. Nisso, seria benéfico para o contribuinte seguir os EUA, que admitem apenas 2 senadores federais por estado da federação. E vão além disso, como se sabe: só toleram 435 representantes na câmara baixa, em Washington, D.C. E a Suprema Corte? Com menos de 600 servidores, a SC atua como um colegiado de somente 9 juízes (justices). Com população e renda per capita bem menores, o Brasil esbanja.

  12. Outro abuso que deveria ser extinguido. Essas despesas devem contemplar familiares, prepostos, vizinhos e afins. Uma pouca vergonha.

Mais notícias
Assine agora
TOPO