Adriano Machado/Crusoé

Funcionários do Ministério da Justiça relatam à PF pressão em extradição de Allan dos Santos

07.12.21 14:41

Três funcionários do Ministério da Justiça e Segurança Pública relataram à Polícia Federal que sofreram pressão da cúpula da pasta no processo de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Os servidores prestaram depoimento no âmbito de uma investigação sobre eventual obstrução do procedimento pelo alto escalão do governo federal. As informações são do jornal O Globo.

Os profissionais atuaram na extradição de Allan dos Santos por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional, DRCI, atendendo a uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Os três afirmam que esta foi a primeira vez em que o comando do ministério pediu informações, cópia do processo e tentou interferir em um procedimento de extradição.

Ex-diretora do DRCI, a delegada Silvia Amélia Fonseca de Oliveira, demitida em meio ao procedimento, contou, que, em um telefonema, o chefe de gabinete do ministro, brigadeiro Antônio Ramirez Lorenzo, pediu informações sobre o caso do blogueiro. Como ela estava de férias, Silvia Amélia relatou ter encaminhado a demanda para a diretora substituta Priscila Campelo.

Campelo, por sua vez, disse que Lorenzo cobrou esclarecimentos sobre o “fluxo do processo de extradição ativa, bem como em que momentos tal processo passaria pelo MJSP e qual o papel do MJSP nas etapas do mencionado pedido de extradição“.

Lorenzo, contudo, não foi o único a, segundo os depoimentos, pressionar os servidores. Silvia Amélia narrou ainda que o secretário nacional de Justiça, Vicente Santini, chamou-a para uma reunião no dia 3 de novembro e reclamou sobre o processo do blogueiro. “O secretário Vicente mencionou que a ausência de informação sobre o caso do Allan dos Santos causou um desconforto para o próprio Secretário e para o MJSP“, completou.

Coordenador de extradição do DRCI, Rodrigo Sagastume acrescentou que Santini alegou que “gostaria de ter sido avisado sobre o processo de extradição de Allan dos Santos“. “O depoente teve a percepção que a reunião da tarde foi esvaziada diante do fato de que o processo de extradição de Allan dos Santos já havia sido remetido ao MRE, restando apenas o alerta de que novos casos sensíveis fossem reportados ao secretário“, concluiu.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. a Interpol vendo a cabguce e crime contra o jornalista recusou colocá-lo na lista vermelha .. o STF só manda aqui na casa de Noca mas a batata tá assando .. chama-se Art 142 da CF que virá fatal e na hora certa pois o Brasil não será uma Cuba nas patas dessa gente.

  2. A estrutura de Estado está se tornando um puxadinho do Bolsonaro. PF faz operação para recuperar o celular do Andre Mendonça. Allan do Santos, cuja mansão era paga pelo Bananinha 03, agora é blindado. Definitivamente o Brasil está indo pelo descaminho. Temos que voltar o Brasil para o caminho certo. Temos que eleger Moro Presidente 🇧🇷.

    1. Tem ainda o GSI, que forneceu relatório para o filho 01, no caso das rachadinhas.

  3. Certamente ele dirá que é tudo invenção do STF e que não vë motivo para ser extraditado, mas sabemos como é essa laia que está impedindo a extradição.

  4. O ALLAN DOS SANTOS TEM O CLÃ BOLSONARO NAS MÃOS. SE ABRIR A BOCA, VAI TUDO PARA O RALO. ALLAN FICARÁ POR LÁ OU SERÁ MORTO A MANDO DA QUADRILHA DO PLANALTO.

  5. da-se a impressão que aquele senhor que fugiu via Paraguai e esse bloqueio tem muitas informações explosivas e que por isso estão fazendo de tudo para mante-los bem longe da PF.

  6. Bandido deve ser preso junto a outro bandido chamado Carlos bolsonaro, este um perigoso pscopatada, nem livre diria está, sob custódia de algum hospital para delinquentes.

  7. Moro já denunciou lá atrás que este governo interfere nos órgãos de Estado, pra beneficiar os seus. Mais uma prova aí. É uma vergonha. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 MORO 22.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO