Adriano Machado/CrusoéFoto: Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro critica Anvisa por pedido de restrições em fronteiras: ‘De novo?’

07.12.21 13:24

Um dia após o cancelamento de uma reunião entre a Agência de Vigilância Sanitária e integrantes do segundo escalão do governo, Jair Bolsonaro (foto) criticou a autarquia pela recomendação de imposição de novas restrições nas fronteiras para evitar a disseminação da Ômicron e minimizou a gravidade da nova cepa do coronavírus.

No mês passado, a agência recomendou que a gestão federal barrasse voos vindos da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. Esta orientação, em específico, foi seguida.

No entanto, o governo ainda resiste ao fechamento das fronteiras para outros quatro países africanos: Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia. Jair Bolsonaro também não pretende seguir a orientação da Anvisa e do Tribunal de Contas da União quanto à exigência do comprovante de vacinação para a entrada de estrangeiros no Brasil.

Estamos trabalhando agora com a Anvisa, que quer fechar o espaço aéreo. De novo, porra? De novo vai começar esse negócio? ‘Ah, a Ômicron’. Vai ter um montão de vírus pela frente, um montão de variantes pela frente, talvez. Peço a Deus que eu esteja errado. Mas temos que enfrentar“, disparou Bolsonaro durante discurso em um evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria.

O presidente da República ainda disse ser “o único chefe de Estado do mundo” a ter uma posição “diferente” no enfrentamento da pandemia. “Dizem que toda unanimidade não é bem-vinda. E o que eu fiz? Estudei. Corri atrás“, afirmou. “Ninguém vai ganhar a guerra dentro da trincheira. Ninguém vai superar os problemas do Brasil dentro de casa. Chega do ‘fica em casa e a economia a gente vê depois’. Temos que enfrentar esse problema“, emendou.

Na segunda-feira, 6, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o governo federal explique, em 48 horas, a demora na adoção de medidas sanitárias para impedir a disseminação da Ômicron. Deverão se manifestar os ministérios da Saúde, da Infraestrutura e da Justiça e Segurança Pública.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. mais irresponsabilidade e cinismo além de suja politicagem na condução de algo tão sério e simples . o que sabemos é que controle remédios e vacinas reduzem e controlam o vírus e a pandemia mas os efeitos das vacinas só saberemos aos poucos . a decisão de aplicação foi correta pois pior seria sem seu uso . QUALQUER IMBECIL com +de2 neurônios sabe que passaporte nada resolve e o próprio ministro adquiriu covid nos EUA numa viagem ou daqui levou . insanos pastam e urubus se fartam com a podridão.

  2. O cara ñ tem cuidado do próprio povo. É para nossa segurança. Todos os países irão exigir de nós brasileiros. Temos um jumento no poder.

  3. Por isto a rejeição do nosso Presidente só aumenta e ele é tão ignorante que não percebe isto. Ele mesmo cava sua sepultura.

  4. Na Bozolândia entra quem quer !! E sem vacina / sem teste sem porra nenhuma !! Agora vai viajar p o exterior vai ….

  5. Fora os palavrões de praxe, as declarações do "estudioso" revelam um espantoso grau de ignorância e muita burrice.

  6. Repugnante. Bandido protegendo bandido com carimbo oficial do País BRASIL. É muita desfaçatez dessa família de bandidos. Nem Lula, nem boso, que Deus ou as armas nos livrem.

  7. De novo, sim, Bozo. Não está vendo a volta do perigo? Temos que vencer esta guerra e nossas armas são essas: vacina e isolamento. Que mentalidade! Já pensou passar mais um ano nesse sofrimento físico e mental?

    1. Depois desse comentário, eu nem preciso dizer mais nada além de agradecer.

  8. O mundo inteiro está errado, só o Bozo está certo! Centenas de "cientistas" estão enganados, só o Bozo estudou e correu atrás do correto! kkkkkkkkk esse é o presidente que não queríamos!

    1. E eu votei na criatura ! Voto “ inutil “ nunca mais !! Fuck / ganhe quem ganhar ! Desisti

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO