Força Nacional atuará contra garimpo no Rio Madeira após ordem judicial
O Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança para combate ao garimpo ilegal no Rio Madeira. A decisão de encaminhar as tropas especiais do governo federal à cidade de Nova Olinda do Norte, no Amazonas, cumpre uma ordem judicial aberta há quase dois anos no Tribunal Regional Federal da 1ª Região...
O Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança para combate ao garimpo ilegal no Rio Madeira. A decisão de encaminhar as tropas especiais do governo federal à cidade de Nova Olinda do Norte, no Amazonas, cumpre uma ordem judicial aberta há quase dois anos no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
O pedido foi feito pelo TRF ao governo federal em junho de 2021, mas nunca cumprido. Na última decisão sobre o caso, em 5 de maio, o desembargador federal Souza Parente disse que o governo federal indicava que o envio de tropas ao local havia sido feito — enquanto o Ministério Público Federal dizia o contrário.
A região foi alvo de atenção mundial em 2021, quando centenas de balsas de garimpeiros ilegais estavam fechando o curso do Madeira, um dos principais afluentes do Amazonas, em busca de ouro no fundo do rio.
A ação do Estado ocorreu em outubro daquele ano, com o Ibama e a Polícia Federal explodindo balsas e colocando fogo em 69 delas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)