Adriano Machado/Crusoé

Associação pró-cloroquina também recorre ao STF contra quebra de sigilo

12.06.21 08:01

A Associação Médicos pela Vida, que fez campanha pelo tratamento precoce com cloroquina contra a Covid-19, decidiu acionar o Supremo Tribunal Federal para tentar suspender a quebra dos seus sigilos bancário e fiscal determinada pela CPI no Senado, na quinta-feira, 10.

No mandado de segurança impetrado no STF, os advogados Murilo Varasquim e Victor Leal, que defendem a associação, afirmam que a quebra de sigilo “não guarda nenhuma pertinência com o objeto da CPI” e que o pedido feito pelo senador Humberto Costa (foto) “não contém mínimos indícios de qualquer conduta irregular” da entidade.

“Assim, a quebra de sigilos bancário e fiscal determinada pela CPI constituí
ato ilícito e inadmissível”, afirmam os advogados da associação, que entrou na mira da CPI por fazer campanha em defesa da cloroquina, apesar dos estudos não atestarem a eficácia do medicamento para combater o coronavírus.

Em fevereiro deste ano, a entidade publicou informes publicitários favoráveis ao “tratamento precoce” em jornais de grande circulação no país e também divulgou a defesa da terapia em outdoors em várias cidades brasileiras. Em 2020, representantes da associação chegaram a se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro, principal “garoto-propaganda” da cloroquina no país.

Para a associação de médicos, que fica sediada em Pernambuco, não há nenhuma relação entre as publicações defendendo o tratamento precoce e a quebra de sigilo determinada pela CPI. “Não há nenhuma indicação concreta de qual fato relacionado ao tema da CPI será provado ou apurado pela devassa desmedida nas informações sigilosas da impetrante”, dizem os advogados.

Até sexta-feira, 11, quatro alvos da CPI da Covid já tinham acionado o Supremo para derrubar as quebras de sigilo telefônico e telemático impostas pela comissão. São eles: o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo; a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina“; o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, e o ex-assessor especial da pastar Zoser Hardman.

Para o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues, a ação dos investigados sinaliza que eles “têm algo a esconder”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Apesar de achar cpi uma idiotice... essa começa a ficar boa... SIGILOS são as melhores provas q se pode ter... e no mais das vezes CONTEM PIADAS INESQUECÍVEIS.. pena q serão tbém tristes e trágicas...

  2. Diante de uma doença viral grave e desconhecida em todos os seus aspectos, de fisiopatologia a tratamento, nós, médicos, buscamos na literatura alguma evidência de intervenções que podem ser eficazes.No tratamento da Zika, também doença viral, a cloroquina foi utilizada com alguna eficácia e foi esta a base para seu uso na Covid.Querer apedrejar o médico que apenas quer tentar salvar o paciente é fácil Gostaria de ver os opinadores com o traseiro no sofá atuando num Pronto Atendimento de Covid

    1. Nádia, sua grosseria dá asco. Deveria usar algum argumento inteligente para discordar e não desqualificar de quem você não concorda.Quanto ao seu dinheiro espero que tenha sido trabalhando honestamente.

    2. "DOUTORA"🤣🤣🤣🤣🤣VERA... se colocar seu CRM aqui... pago quantas consultas queira usando como referência o maior valor de consulta no país.. ou pare de pensar pelo traseiro e escrever m.... achando q engana alguém 😂🤣😂🤣😂🤣😂 gente "esperta".. Todos aprendendo com o inteligentissimo tiercio arnô 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  3. ah.. tá ficando é lindo de ver.. Qta gente correndo pra não ter sigilo quebrado.. Não há sigilo que resista a uma boa olhada pós cloroquina..

  4. 1.324.223 motociclistas seguidores de Bolsonaro, em uma passeata em São Paulo. Não vi nada sobre esse assunto. Os jornalistas da Crusoe moram no Brasil 🇧🇷 é ?

    1. Bozista mentiroso! Nem tem vergonha de mentir descaradamente. Foram apenas 12 mil motoqueiros. E isso graças aos pastores que forçaram o rebanho crente q tem moto a participar do manejo bovino pelas ruas de SP. Afranio, vc é um bozista pinóquio patético... 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🤡

  5. Quem será que consegue votar nesse tal de "Uncérto Bósta", também conhecido pelo codinome "Drácula" nas planilhas da Odebrecht?

    1. Errado Nyco Penico, quem vota na familícia no RJ é quem é forçado pela milícia a fazer isso. Ou vc acha q nos redutos bozistas do RJ existe liberdade de voto?..rs...

    2. Errou Palhaço! Quem vota no Flavio Bolsonaro é a classe média do Rio de Janeiro. Vê se assimila alguma coisa Palhaço Bozo. ,,,, kkk! - Ki-Otário.

  6. A China, terra natal do vírus, tem protocolo de uso de cloroquina e seus derivados no tratamento de covid 19. O paraíso dos comentaristas Cuba onde o 9dedos se tratou de covid também tem.

    1. Mario, olha só, todos os países q vc disse tem seus governos pautados pelo sistema ditatorial. Aqui no Brasil temos um governante louco para implantar o mesmo sistema ditatorial. Mas o pior e cereja do bolo em seu comentário estúpido é vc querer comparar e nivelar o governo brasileiro com esses respectivos países. Entre linhas, é como se vc defendesse a maneira de governar desses países. Vc não passa de um comunista enrustido q se encantou com o bolsonarismo genocida e delinquente. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄

    2. Quanto dinheiro é gasto com estes moleques e robôs que disseminam mensagens?

  7. 1- Talvez não seja possível traçar um paralelo de um esquema Ponzi e de um esquema de saúde pública. Mas vejamos. O Telexfree conseguiu escala com o boca a boca. O esquema Cloroquina obteve escala com propaganda em mídias, disseminação de msg nas redes sociais, pela prescrição de médicos, pelo merchan do Bolsonaro, e principalmente pelo boca a boca. As pessoas que vendiam o esquema do Telexfree, sempre diziam que estavam ganhando dinheiro com isso.

    1. 2- A pessoas q vende o esquema Cloroquina, por vezes induzida a isso pelo mkt, diz q se curou pelo uso do medicamento. 85% de probabilidade é uma excelente probabilidade. O esquema Ponzi é uma pirâmide q num certo momento desaba, quando não consegue atrair novos participantes. O esquema Cloroquina ainda segue em frente, pois continua sendo propagado pelo Bolsonaro, senadores e médicos. Um desaba, gerando perdas financeiras. O esquema Cloroquina deixará um rastro de mortes e pessoas ainda ricas.

  8. Esse RR está errado. Sigilo é um direito e ser contra quebra-lo não quer dizer que está escondendo algo. Que nível dessa turma.

  9. O que leva um grupo de pessoas a defender aberta e calorosamente um medicamento ineficaz contra o combate a covid? A coisa fica pior quando vemos que são profissionais médicos q fazem parte dessa associação. A resposta é muito óbvia, foram patrocinados por laboratórios que produzem o medicamento e ou pelo governo que encampou na figura pitoresca do Capitão Cloroquina o maior garoto propaganda dessa campanha da morte.

    1. PB, o ser humano reage a incentivos. Esta verdadeira obsessão pelos medicamentos, na minha opinião, só visava uma coisa, BUSINESS. Business de ter um medicamento para oferecer às pessoas, dando uma falsa proteção para continuarem a viver normalmente, e com isso não parar a economia. Business para os envolvidos: médicos, laboratórios, promotores de venda.

    1. Humberto Costa fazendo palanque. Que antes responda pelos desmandos da própria gestão. Tá nem aí pra saúde do povo. Se gritar pega ladrão...

  10. Essa gente abnegada que lutou por um remédio barato para salvar a vida dos brasileiros está com medo de quebra de sigilo? Que isso, pessoal, mostre que deram apoio desinteressado ao chamado tratamento precoce.

  11. Ãnrrhãnn.... fechou o tempo para os incompetentes irresponsáveis!!!! Demorou!!!! 🤔🤔🤔....Mas parece haver algo mais aí.... além de incompetência e irresponsabilidade.....

  12. Por que eles estão com medo? aconselho a tomar o chazinho da vovó, dar três pulinhos e duas voltas no quarteirão e voltar pra casa e se empanturrar de cloroquina e invermectina

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO