Marcelo Camargo/Agência BrasilEduardo Cunha: método semelhante para manter

Fachin abre investigação sobre compra de eleição na Câmara por Cunha

18.11.19 16:04

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, abriu inquérito para investigar se o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (foto) comprou sua eleição para comandar a casa em 2015. Além do próprio Cunha, atualmente preso no Rio de Janeiro, Fachin pediu a investigação de outros 17 políticos, incluindo o ministro do Tribunal de Contas da União Vital do Rêgo e o também ex-presidente da Câmara Henrique Alves.

O inquérito tem como base as delações premiadas de ex-executivos da J&F, holding que controla as empresas da JBS, e do operador financeiro Lúcio Funaro, que apontaram o suposto pagamento de 30 milhões de reais, entre doações oficiais e propina, para comprar o apoio dos parlamentares ao emedebista.

Como o caso não envolve os desvios na Petrobras, sob a relatoria de Fachin, o ministro entendeu que o processo deveria ser redistribuído para outro colega da corte e o enviou ao presidente do STF, Dias Toffoli. O presidente do Supremo vai sortear o relator.

Apesar de nem todos os envolvidos possuírem mandato atualmente, a investigação seguirá no Supremo até que o novo relator decida se ela será desmembrada ou não. Os outros 15 políticos a serem investigados são: Newton Cardoso Júnior, Soraya Santos, Fernando Jordão, Geraldo Pereira, Manoel Júnior, Marçal Filho, Leonardo Quintão, Saraiva Felipe, João Magalhães, Toninho Andrade, Alexandre Santos, Sandro Mabel, Carlos Bezerra, Mauro Lopes e José Priante.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Os envolvidos,ficariam felizes,em compensação,ficariam alguns milhões mais pobres....O Gigi cobra caro......

  1. Fake News balé. Piruetas do nada para lugar nenhum. Encheção de linguiça. Porque não investigar também a compra de votos do FHC para a reeleição? Provado e comprovado.

  2. O crime teria ocorrido em 2015, mas só agora, 4 anos depois, o inquérito está andando. porquê? Prescrição à vista? É o que o STF sabe fazer de melhor.

    1. Esse é o político que nunca vai fazer uma delação premiada. Não porque ele não queira,mais pelo o que ele sabem da sujeira dentro do congresso do judiciário e do executivo .

    1. É um silêncio sepulcral sobre a manifestação do dia 17. Pq será???

    2. Concordo com você Julio, pois a Crusoé realmente até agora não se manifestou sobre a manifestação de ontem. E antes que eu esqueça, quem assistiu a cobertura que a Jovem Pan fez ontem ( com exceção da participação excelente do Dr. Carvalhosa ), teve a impressão que foi um pequeno ato. Comandada pelo Felipe Moura, a cobertura da Pan não mostrou o grande envolvimento em boa parte do Brasil, ainda bem que tem as redes sociais para mostrar.

  3. Tem uma turma de MG que é barra pesada já mil anos atrás, a começar pelo filho do ex governador Nilton Cardoso, que continua dando as cartas por aqui e o filho Nilton Cardoso Júnior, na Câmara. Tem mais gente fina na lista, Mauro Lopes, João Magalhães, Toninho Andrada, Saraiva Felipe e outros corruptos eméritos. Infelizmente, como sempre acontece com essa bandidagem, não dará em nada.

  4. Infelizmente o STF apodreceu e eu não confio em nada do que fazem. A grande farsa do judiciário brasileiro está consumada.

    1. Oi Virginia, infelizmente compartilho fortemente com você. Muito desagradável.

  5. Não acredito!!! Estava nas mãos de alguém que “parece “ imparcial!!! Só faltava cair nas mãos de algum dos a favor da corrupção!!! Que são 6 ....

Mais notícias
Assine agora
TOPO