Adriano Machado/Crusoé

Extradição de blogueiro bolsonarista deflagra onda de perseguição no governo

02.12.21 08:45

O processo de extradição e prisão do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos (foto), determinado há quase dois meses pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, desencadeou uma onda de perseguição dentro do governo Jair Bolsonaro. 

Em menos de um mês, duas delegadas da Polícia Federal envolvidas diretamente no caso do blogueiro, que continua em liberdade nos Estados Unidos, onde mora em situação ilegal, foram exoneradas de suas funções na própria PF e no Ministério da Justiça.

O caso mais recente envolve a delegada Dominique de Castro Oliveira, que trabalhava junto à Interpol em Brasília e preparou o procedimento de inclusão do nome de Allan dos Santos na Difusão Vermelha, responsável por emitir a ordem de prisão para cerca de 190 países.

Dominique foi avisada nesta quarta-feira, 1, por seu superior que deveria deixar o cargo na Interpol, onde atuava havia 16 meses, para se apresentar à Superintendência da PF no Distrito Federal. Em mensagem enviada a colegas, a delegada disse que o motivo alegado foi que ela fez “algum comentário que contrariou” a cúpula da instituição, comandada pelo diretor-geral Paulo Maiurino.

“Qual foi, quando, para quem, em que contexto e ambiente, não sei. A chefia também disse que não sabe, cumpriu uma ordem que recebeu”, escreveu a delegada, que disse ainda ter ficado com uma “forte sensação de revolta” com sua “expulsão” da Interpol, órgão responsável por atuar nos pedidos de prisão e extradição de estrangeiros no Brasil e de brasileiros no exterior.

Ela entrou na mira da cúpula da PF depois que reuniu as informações referentes a Allan dos Santos no inquérito que investiga as ameaças feitas contra o Supremo e encaminhou o pedido de prisão determinado por Alexandre de Moraes para a sede da Interpol em Lyon, na França. Até hoje a Interpol não incluiu o nome do blogueiro na lista de procurados internacionalmente.

Vinte dias antes, o governo Bolsonaro já havia exonerado a delegada Silvia Amélia Fonseca, que atuou no processo de extradição de Santos dentro do Ministério da Justiça. Ela comandava o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da pasta e a demissão dela foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Outros assessores envolvidos no processo também podem perder seus cargos em breve.

Tanto a PF quanto o Ministério da Justiça afirmaram que as exonerações não têm relação com o episódio de extradição e prisão de Allan dos Santos, um dos blogueiros mais fiéis ao bolsonarismo. Ele está nos Estados Unidos desde agosto de 2020 — à época, ele já era investigado em inquéritos do STF por disseminação de fake news e organização de atos antidemocráticos.

Como mostrou Crusoé na edição 183, mensagens obtidas pela CPI da Covid indicam que Allan teve ações bancadas pela família Bolsonaro. Nas conversas, ele afirma que estaria em um “bunker pago pelo Eduardo (Bolsonaro)”, em referência ao filho 03 do presidente.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Estamos à caminho da ditadura…não é assim q começa? Esse presidente é a pior das desgraças que o Brasil poderia ter!

    1. Me parece que ato ditatorial foi o do STF cassando a liberdade de expressão. O restante são prerrogativas legais embora vc não as goste.

    1. Que esquerda???… Cara, estão todos de mãos dadas…

  2. Me lembro da fala do ex-presidiário Lula em 2016, criticando a autonomia da PF e do Ministério Público. "Olha, deixa eu lhe falar uma coisa. Esses meninos da PF e esses meninos do MP, eles se sentem enviados de Deus”. "Uma hora nós vamos conversar um pouco, porque eu acho que eu sou a chance que esse país tem de brigar com eles pra tentar colocá-los no seu devido lugar." Lula foi preso, mas contou com o Bolsonaro para tornar a PF e o MP, meros puxadinhos dos políticos. Moro 🇧🇷

    1. PAULO sob PERFIL FALSO qualquer vagabundo é macho . vista a calcinha e o sutiã identifique-se e cometa seus crimes covardes . canalha

    1. Inteligentes!????? Kkkkkk. Já parei de pagar está revistinha a muito! Aqui só gente medíocre q acredita em maisnada,goiabas e etc.. kkk acorde !

    2. Como disse a Maria, quem te mandou assinar? Sai daqui Globolixo, ese é um lugar de pessoas inteligentes e que sabem pensar, não bovino como você que não entendeu que estamos nas mãos de canalha genocida e em vias de cair em mãos de ladrões/corruptos da pior espécie. O que me diz dos orçamentos secretos?

    3. Bolsonaro o obrigou a assinar? Ou foi Lula? Suspenda a assinatura se não gosta da revista. Pois não? Não se torture.

    1. Alan dos santos o melhor dos jornalistas existentes ! E são poucos. !Adimais pura inveja da mídia canalha

  3. Tudo isso está escancarado? E todos ficarão assistindo de braços cruzados? Estamos passivos a tudo? Este governo está blindado? Isso aqui deixou de ser uma democracia, isso aqui está igual a Venezuela, Rússia, Cuba.

    1. Deixem de ser idio.... Essa revistinha mediocre e as demais da mídia canalha! Manipulam vocês! A menos q aqui a maioria e func.publico!;o câncer do Brasil!

    2. Não só queria.ele interfere escandalosamente na PF.Por isto ele nomeou para chefe da PF um capacho tipo Pazuello.

  4. Judas verdadeiros sao estes pilantras que nao aceitam o contraditorio e se vingam por ter uma caneta bic na mao e um cargo poderoso outorgado pelo povo e pensa que nao morre. Pensa que e Deus. Quando se e consciente, e o povo esta abrindo os olhos pra votar em gente digna. Abaixo a reeleicao a qual BolsoNero jurou que tambem nao queria, agora mata e morre por ela. Moro presidente pra acabar com este puteiro deste centrao ladrao lesa PATRIA.

    1. Xandão caiu do égo com a decisão correta da INTERPOL,percebeu o tamanho da sua insignificância fora do “SUPREMO”…….

Mais notícias
Assine agora
TOPO