Waldemir Barreto/Agência Senado

Exército não é ‘instituição de governo’ nem tem partido, volta a falar comandante Pujol

13.11.20 13:59

O Comandante do Exército, Edson Pujol (foto), afirmou nesta sexta-feira, 13, que a instituição não pertence ao governo federal nem tem partido. A fala reforça a posição do general, que, na véspera, declarou que os militares não querem que a política entre nos quartéis.

“Não somos instituição de governo, não temos partido, nosso partido é o Brasil. Independente de mudanças ou permanências em determinado governo por um período longo, as Forças Armadas cuidam do país, da nação. Elas são instituições de Estado, permanentes. Não mudamos a cada quatro anos a nossa maneira de pensar e como cumprir nossas missões”, disse Pujol durante um seminário de Defesa Nacional.

Ainda na quinta-feira, 12, o comandante do Exército disse que o Exército não tem recursos para garantir a soberania do país. “Precisamos aumentar muito a nossa capacidade operacional. Estamos muito aquém do que o Brasil precisa para que as Forças Armadas cumpram suas missões constitucionais”, afirmou.

A fala ocorre três dias após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que “quando acaba a saliva, tem que ter pólvora”, enquanto comentava o episódio em que Joe Biden ameaçou impor sanções comerciais ao Brasil, caso o país não contenha a devastação da Amazônia. 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Gostei, por enquanto, da sua reação General Comandante. Mas, serão preciso atitudes mais objetivas na linha do que foi dito, pois há muitos militares da ativa e da reserva (que não deixam de ser militares) compondo o interesse de “aparelhamento de Estado” pelo Jair, para que justamente a hierarquia e a disciplina possam servi-lo e aos seus interesses político-eleitoreiros, como vem ocorrendo no Ministério da Saude, na Anvisa ...Em frente general!

  2. Conversa fiada. Por que não diz isso direta e claramente para aquele monte de colegas seus que estão utilizando o nome do Exército pra puxar saco do capitão?

  3. O acúmulo de benefícios, vantagens salariais e mordomias, inexistentes na vida espartana dos quartéis, tem levado os militares a serviço desse governo bruto e equivocado a engolir maltratos e grosserias de um presidente que enganou o Brasil 🇧🇷

  4. Precisamos ouvir mais esse tipo de argumento óbvio nesses tempos das trevas. Esperamos que as demais Forças nos de alento de que não estamos a deriva de um PR que ultrapassou todos os limites de civilidade! Que Deus proteja o Brasil! E que este pesadelo tenha um fim com a nossa Constituição a frente!!

    1. Muito bem, José! É por aí que se resolve o problema!!

  5. Exatamente, literalmente isso: O exército não tem partido. No entanto, muito difícil não haver intervenção política na instituição, pois, se assim não fosse, o próprio Exército já teria passado o rodo pra limpar de uma vez por todas as sujeiras que há.

  6. É claro, é uma Instituição de ESTADO, uma Instituição do PAÍS. Só o broncossauro não sabe disso e pensa que as FORÇAS ARMADAS são brinquedinhos da sua caixinha de soldadinhos de chumbo. É a transferência do complexo e da frustração do ""capitinho"" às FORÇAS DE SEGURANÇA em geral, por não ter conseguido ser nem *capitão* direito.

    1. broncossauro além de peter pan, perverso e dissimulado, é um ignorante exponencial!!!! Coisa horrorosa esse zé mané fumaceiro, gente!!!!...

    2. broncossauro além de peter pan, perverso e dissimulado, é um ignorante exponencial!!!! Coisa horrorosa esse zé mané fumaceiro, gente!!!!...

Mais notícias
Assine agora
TOPO