Robson Fenrandes/Estadão Conteúdo

Justiça autoriza Paulo Preto a deixar prisão domiciliar para votar em SP

13.11.20 14:26

A Justiça Federal de São Paulo autorizou o engenheiro Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto (foto), a passar o próximo fim de semana na capital paulista para votar na eleição para prefeito e vereador. Apontado como operador de propinas do PSDB, o ex-diretor da Dersa, estatal de obras viárias, está em prisão domiciliar em Campos do Jordão, no interior do estado.

Paulo Preto ficou pouco mais de um ano preso no Complexo Médico Penal em Pinhais, no Paraná, acusado de realizar transações financeiras ilícitas no exterior no esquema da Odebrecht. O processo, contudo, foi remetido para a 6ª Vara Federal Criminal porque o Tribunal Regional Federal da 4ª Região entendeu que não era competência da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba investigá-lo.

Em março deste ano, a Justiça Federal concedeu o benefício da prisão domiciliar para o engenheiro por causa da pandemia. Com mais de 70 anos de idade, Paulo Preto integra o grupo de risco do coronavírus. Desde então, ele está com uma tornozeleira e se refugiou em um imóvel que tem em Campos do Jordão, cidade turística que abriga casas de veraneio da elite paulista.

Paulo Preto já foi condenado duas vezes em primeira instância na Lava Jato de São Paulo e denunciado em mais três ações penais na Justiça Federal paulista​, sob acusação de peculato e lavagem de dinheiro. Em uma delas, foi condenado a 145 anos de prisão, a maior sentença da Lava Jato, que depois acabou anulada pelo Superior Tribunal de Justiça.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Estou planejando entrar para a política ou ser assessora de algum para roubar bastante e depois ser presa que nem esse Paulo Preto. Quem não quer a “vidinha razoável” que esse sujeito leva? Eta País nojento 🤮🤮🤮 MORO 2022!!!

  2. Nossa justica e tao boazinha com bandidos poderosos que fizeram fortuna na politica. 2022 vai ter a Lava Jato mais braba que ja se viu! politicada do mal aguardem, o povo nao esta de bobeira mais, vamos por fim as essas decadas de descompromisso com o Brasil e com o dinheiro que vem das nossas taxas. A nossa maior arma e o VOTO! Temos muita informacoes dessa bandalha que faz o que quer no Brasil e saem impunimente de todas as falcatruas descobertas. Vai ser facil separar o joio do trigo em 2022.

  3. decepcionante a nossa justiça , sujeito foi preso e liberado para ficar em casa por causa da pandemia, agora è liberado para sair do seu conforto em Campos de Jordão para vir a s.paulo para votar; pelo jeito acabou a pandemia .Pobre Brasil !

  4. No Brasil ser rico pode tudo, mesmo quando se fica rico com dinheiro roubado. A receita é a seguinte: rouba bastante dinheiro e depois é só gastar. se for pego, sem problemas, vai para a sua linda mansão comprada com o dinheiro roubado, bebendo seu whisky importado, comendo suas lagostas, camarões e queijos finos, tudo numa boa. será que pode mergulhar na piscina? Pode, é só comprar uma tornozeleira à prova d'água. No Brasil o crime compensa.

  5. É importante dar uma notícia dessas? qual a relevância na ordem do dia? seria falta do que noticiar crusoé? garanto que não faltam fatos mais relevantes a ser noticiado do que o voto do corrupto Paulo Preto. REDAÇÃO: Por favor diga qual é a relevância para este assinante.

    1. A relevancia e que so a midia coloca luz no que acontece nas sombras da politica e agora da justica ( injustica melhor falando), se voce nao se importa de saber dessa barbaridade, muitas outras pessoas se importam. A luz e o melhor desinfetante da sujeirada que assola o Brasil.

    2. Se nao te incomoda um cara desse que sai da prisao para ficar na mansao por causa da COVID 19, poder dar um pulo em Sao Paulo para votar como qualquer cidadao honesto.....entao voce e parte desse sistema podre.

    1. Logo mais por falta de pauta irão noticiar que Lula, Dirceu, Eduardo Cunha e outros lava jatos graduados vão votar e onde, poxa, que enche bunda de espantalho é mulambo. Esta pauta é realmente um despautério

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO