Ex-governador Robinson Faria no banco dos réus pela compra do silêncio de delatora

30.07.20 13:28

O ex-governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria (foto), do PSD, virou réu sob a acusação de tentar comprar o silêncio de uma delatora que o citou em esquemas de desvios na Assembleia Legislativa. A decisão que abriu a ação penal é do juiz Ivanaldo Bezerra Ferreira dos Santos, da 6ª Vara Criminal de Natal.

A denúncia pela prática do crime de obstrução à Justiça foi oferecida em 2017 pela Procuradoria-Geral da República. Em 2019, após o ex-governador deixar o cargo e perder o foro privilegiado, o Superior Tribunal de Justiça enviou a acusação à primeira instância. Robinson é pai do ministro das Comunicações, Fábio Faria, do PSD, que não está na lista de investigados.

O ex-governador foi um dos alvos da Operação Dama das Espadas, que mirou um suposto esquema de desvios de salários e de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, presidida por ele entre 2003 e 2010.

Em ação controlada — método em que investigadores acompanham e gravam os crimes durante a prática — , assessores de Robinson no governo foram flagrados fazendo entregas de dinheiro a Rita das Mercês, ex-procuradora do Legislativo potiguar e principal delatora dos esquemas. A ação, desdobramento da Dama das Espadas, foi batizada de Operação Anteros.

Para a Procuradoria, o ex-governador queria evitar que Rita colaborasse com os investigadores.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É por isso que a LAVA-JATO está sendo desmantelada!!! Essa corja de corruptos de todos os partidos - todos!! - quer a impunidade à qualquer preço! Sergio Moro, Dallagnol e outros tantos que participaram da MAIOR EMPREITADA CONTRA A CORRUPÇÃO DO PLANETA são os heróis dessa nação! Todo apoio à eles!! Fora corruptos de todos os partidos!!

  2. O País precisa de dinheiro, particularmente na Era da Covid-19, que, apesar de ser uma gripezinha de Mérida, já matou mais de 90 mil brasileiros, sendo a maioria de baixa-renda. Não se deveria fortalecer o trabalho eficiente e eficaz da Lava Jato, que JB parece querer sacrificar nas aras da PGR? Graças à competência e coragem da equipe da Lava Jato foi possível recuperar uma montanha (da cordilheira) de recursos públicos gatunados por quadrilheiros fantasiados de políticos, certos da impunidade.

    1. O contribuinte, que a todos remunera. agradece. Perdão pelo typo!

    2. Sonia, parabéns por seu notável poder de síntese. Consumi seis linhas para expressar o que você conseguiu resumir em apenas uma! O contribuinte, que a todos os remunera, agradece de coração.

Mais notícias
Assine agora
TOPO