Crusoé
29.07.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Ex-assessor da Saúde, coronel nega oferta de propina em jantar e vínculo com Bolsonaro

Ex-assessor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, o tenente-coronel Marcelo Blanco (foto) negou que o ex-diretor da pasta Roberto Dias tenha exigido propina para a compra de vacinas em um jantar com o policial militar Luiz Paulo Dominguetti do qual ele também participou, em fevereiro, em um restaurante em Brasília. "O encontro houve,...

Crusoe
Redação Crusoé
3 minutos de leitura 10.07.2021 18:23 comentários 10
Ex-assessor da Saúde, coronel nega oferta de propina em jantar e vínculo com Bolsonaro
coronel marcelo blanco
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Ex-assessor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, o tenente-coronel Marcelo Blanco (foto) negou que o ex-diretor da pasta Roberto Dias tenha exigido propina para a compra de vacinas em um jantar com o policial militar Luiz Paulo Dominguetti do qual ele também participou, em fevereiro, em um restaurante em Brasília.

"O encontro houve, o pedido não houve. Afirmo de forma categórica que não houve pedido", disse Blanco a Crusoé. Exonerado do cargo a pedido em janeiro deste ano, o coronel também negou ter qualquer relação com o presidente Jair Bolsonaro e influência na indicação de diretores de hospitais federais no Rio de Janeiro, seu estado de origem.

"Nunca estive com nenhum dos filhos do presidente Bolsonaro e com o presidente Bolsonaro eu estive uma única vez, que foi na solenidade de posse do ministro (Eduardo) Pazuello, junto com tantos outros convidados", afirmou Blanco, que atuou como diretor substituto de Logística do Ministério da Saúde e será ouvido pela CPI da Covid no Senado na próxima semana.

Como mostrou Crusoé em sua mais recente edição semanal, a CPI suspeita que Blanco possa ter sido um dos homens de Bolsonaro no Ministério da Saúde, inclusive sendo o fiador da indicação de nomes para hospitais federais no Rio. "Não conheço nenhum diretor de hospital federal. Apesar de ser carioca e de ter morado lá, eu nunca entrei em qualquer hospital federal do Rio", rebateu.

O coronel afirmou que apenas apresentou Dominguetti ao então diretor de logística Roberto Dias para uma possível negociação de venda de vacinas da AstraZeneca e que sua relação com o policial militar que se apresenta como representante da empresa americana Davati para a venda de imunizantes ao Brasil estava relacionada à compra de insumos para o setor privado, para o qual começou a trabalhar após deixar o ministério, em janeiro deste ano.

"Ele (Dominguetti) queria enviar a proposta ao diretor logístico. Eu peguei os e-mails institucionais e entreguei a ele. Foi só isso o que aconteceu. Só que ele ficava me ligando o tempo todo perguntando: 'E aí, por que o documento está parado'. Estão querendo me dar uma importância que nunca existiu", disse Marcelo Blanco, que é militar da reserva do Exército.

Segundo ele, a aquisição de vacinas da AstraZeneca por meio da Davati "nunca prosperou porque a empresa e o Dominguetti jamais entregaram o conjunto de documentos probatórios que justificasse a instauração pelo Ministério da Saúde de um procedimento formal ". Blanco afirmou que o PM não tinha a documentação necessária "nem para o público nem para o privado".

Sobre as mensagens extraídas do celular de Dominguetti pela CPI nas quais Blanco se refere ao pagamento de “1 milhão de dólares”, o coronel disse que o assunto não tinha nenhuma relação com a compra de vacinas, mas com um negócio envolvendo criptomoedas que o PM teria proposto a ele.

"Sinceramente, não sei o que o levou a criar essa história absolutamente surreal (do pedido de propina). Cabe à investigação responder a essa pergunta. Ele não apresentou nenhuma prova. Basta ver a vida pretérita dele (Dominguetti) para conhecer o perfil", ressaltou Blanco.

Diários

Crusoé nº 430: Enrolado Master

Redação Crusoé Visualizar

Marina Helena diz que construiu patrimônio sem "nenhum centavo de dinheiro público"

Redação Crusoé Visualizar

As "armas da paz" do pacifista Lula

Duda Teixeira Visualizar

O que a remoção de Karim Khan fala sobre a Justiça internacional?

Clarita Maia Visualizar

Quem tem razão na briga entre Pietra Bertolazzi e os fãs de BTS

Duda Teixeira Visualizar

TPI decide nesta sexta sobre demissão de Karim Khan

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A esquerda está abandonando João Campos?

A esquerda está abandonando João Campos?

Visualizar notícia
A última carta

A última carta

Visualizar notícia
As esquisitices do plano de Renan Santos

As esquisitices do plano de Renan Santos

Visualizar notícia
Deserto petista

Deserto petista

Visualizar notícia
Enrolado Master

Enrolado Master

Visualizar notícia
Garotinho denuncia "golpe" de Paes para inviabilizar seu vice

Garotinho denuncia "golpe" de Paes para inviabilizar seu vice

Visualizar notícia
Líder do PT no Recife se licencia para integrar campanha de Raquel Lyra

Líder do PT no Recife se licencia para integrar campanha de Raquel Lyra

Visualizar notícia
Lula não vai ao Peru para não ser visto como peça de museu

Lula não vai ao Peru para não ser visto como peça de museu

Visualizar notícia
Lula quase acerta: Paraguai invadiu Brasil, não o contrário

Lula quase acerta: Paraguai invadiu Brasil, não o contrário

Visualizar notícia
Missão esclarece dúvidas sobre seu plano de governo

Missão esclarece dúvidas sobre seu plano de governo

Visualizar notícia

Tags relacionadas

AstraZeneca

CPI da Covid

Luiz Paulo Dominguetti

Marcelo Blanco

Ministério da Saúde

Pandemia

Roberto Dias

Vacina

< Notícia Anterior

Vem aí o estado 'plurinacional' do Chile

10.07.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

TCU determina inspeção para investigar gastos de Bolsonaro com ‘motociatas’

11.07.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

ANTONIO

2021-07-11 17:37:54

Vixe que balaio de gatos. Queiroga tem mandar todo mundo pra rua e começar do zero.


Alfredo

2021-07-11 13:56:59

só quem acredita em papai Noel não aceita que o cabo (faltou o sargento) participou de uma trama do lado b do desgoverno bolsonero para entregar o comando do cofre da saúde para a máfia militar. ATENÇÃO O JOINHO DAS FFAA. SENHOR BRAGA BROTHER BOLSO.


LUIZ

2021-07-11 10:41:25

Agora o coronel não conhecia o cabo. O coronel do Exército, Acima de Qualquer Suspeita (já vi filme com esse título), leva para um encontro com um representante do (des)Governo Federal, um cabo interiorano de Alfenas, da PM de Minas Gerais, que "não tinha a documentação necessária". Se não tinha credenciais ou documentação necessária, como se "misturou" com ele? Essa explicação não é de um coronel, é, com todo o respeito, explicação de soldado, apelidado de "reco", recém incorporado


Jose

2021-07-11 09:39:47

Muito estranho. O cara tinha um negócio de criptomoedas com o denunciante. Não soa estranho? Uma vez sócios, sempre sócios!


Leandro da silva terra seca

2021-07-11 08:58:44

Mais uma história q não fecha. Ele é Dominguette devem cumprir uma cadeia legal e devolver com juros os desvios q se apurar, devem ser muitos.


Clarisse

2021-07-11 08:55:46

Mas está claro que esse Dominguetti é aloprado. É só apurarem com os diretores dos hospitais , que normalmente são médicos sérios se esse coronel tinha toda essa influência! Qta perda de tempo nessa CPI!


Humberto

2021-07-10 22:10:11

Tudo vagabundo mentiroso, ele vai dizer que é comunista infiltrado , sempre foi petista mortadela , como o bozo não pode cuidar de tudo, não sabia que ele estava infiltrado no MSaude!!!!!


DALVO JOSÉ ROSSI

2021-07-10 21:07:26

Mais um santo no governo #Boçalnaro. Este é um governo composto por santos e boçais.


PAULO

2021-07-10 19:48:43

Coronel, tenha vergonha na cara. Quem vai acreditar nesta historinha para boi dormir? IGNORÁVAMOS A CORRUPÇÃO neste governo, até porque ocorreu o aparelhamento das instituições. Mas a CPI está fazendo um grande trabalho para o Brasil, trazendo à tona o QUE DEVEMOS SABER, E SABEREMOS, pode estar certo disso. Sair do Ministério para montar empresa, negociata durante um chopinho, 1 milhão em criptomoedas...E nós brasileiros, pagadores de impostos, tomando conhecimento dessa pouca vergonha.


Odete6

2021-07-10 19:41:42

Quero esse cozinheiro pra presidente!!!! 😆😆😆😆😆😆😂😂😂😂😂😂👉👉👉👉👉👉👉👉 https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/07/10/interna_politica,1285459/cozinheiro-e-preso-apos-reclamar-de-precisar-cozinhar-para-bolsonaro-no-rs.shtml


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

ANTONIO

2021-07-11 17:37:54

Vixe que balaio de gatos. Queiroga tem mandar todo mundo pra rua e começar do zero.


Alfredo

2021-07-11 13:56:59

só quem acredita em papai Noel não aceita que o cabo (faltou o sargento) participou de uma trama do lado b do desgoverno bolsonero para entregar o comando do cofre da saúde para a máfia militar. ATENÇÃO O JOINHO DAS FFAA. SENHOR BRAGA BROTHER BOLSO.


LUIZ

2021-07-11 10:41:25

Agora o coronel não conhecia o cabo. O coronel do Exército, Acima de Qualquer Suspeita (já vi filme com esse título), leva para um encontro com um representante do (des)Governo Federal, um cabo interiorano de Alfenas, da PM de Minas Gerais, que "não tinha a documentação necessária". Se não tinha credenciais ou documentação necessária, como se "misturou" com ele? Essa explicação não é de um coronel, é, com todo o respeito, explicação de soldado, apelidado de "reco", recém incorporado


Jose

2021-07-11 09:39:47

Muito estranho. O cara tinha um negócio de criptomoedas com o denunciante. Não soa estranho? Uma vez sócios, sempre sócios!


Leandro da silva terra seca

2021-07-11 08:58:44

Mais uma história q não fecha. Ele é Dominguette devem cumprir uma cadeia legal e devolver com juros os desvios q se apurar, devem ser muitos.


Clarisse

2021-07-11 08:55:46

Mas está claro que esse Dominguetti é aloprado. É só apurarem com os diretores dos hospitais , que normalmente são médicos sérios se esse coronel tinha toda essa influência! Qta perda de tempo nessa CPI!


Humberto

2021-07-10 22:10:11

Tudo vagabundo mentiroso, ele vai dizer que é comunista infiltrado , sempre foi petista mortadela , como o bozo não pode cuidar de tudo, não sabia que ele estava infiltrado no MSaude!!!!!


DALVO JOSÉ ROSSI

2021-07-10 21:07:26

Mais um santo no governo #Boçalnaro. Este é um governo composto por santos e boçais.


PAULO

2021-07-10 19:48:43

Coronel, tenha vergonha na cara. Quem vai acreditar nesta historinha para boi dormir? IGNORÁVAMOS A CORRUPÇÃO neste governo, até porque ocorreu o aparelhamento das instituições. Mas a CPI está fazendo um grande trabalho para o Brasil, trazendo à tona o QUE DEVEMOS SABER, E SABEREMOS, pode estar certo disso. Sair do Ministério para montar empresa, negociata durante um chopinho, 1 milhão em criptomoedas...E nós brasileiros, pagadores de impostos, tomando conhecimento dessa pouca vergonha.


Odete6

2021-07-10 19:41:42

Quero esse cozinheiro pra presidente!!!! 😆😆😆😆😆😆😂😂😂😂😂😂👉👉👉👉👉👉👉👉 https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/07/10/interna_politica,1285459/cozinheiro-e-preso-apos-reclamar-de-precisar-cozinhar-para-bolsonaro-no-rs.shtml



Notícias relacionadas

Lula usa Super El Niño para comprar voto

Lula usa Super El Niño para comprar voto

Duda Teixeira
29.07.2026 16:33 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Erundina disputará vaga na Alesp pelo PSOL

Erundina disputará vaga na Alesp pelo PSOL

Redação Crusoé
29.07.2026 16:21 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
PL acerta em Minas com Marcelo Aro

PL acerta em Minas com Marcelo Aro

Roberto Reis
29.07.2026 15:53 7 minutos de leitura
Visualizar notícia
Benedita da Silva sai em defesa de Xuxa

Benedita da Silva sai em defesa de Xuxa

Redação Crusoé
29.07.2026 15:42 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Clube brasileiro nega proposta de quase R$ 200 milhões por joia das categorias de base

Clube brasileiro nega proposta de quase R$ 200 milhões por joia das categorias de base

Visualizar notícia
Após integrantes de time brigar com presidente rival, equipes brasileiras são punidas em Mundial

Após integrantes de time brigar com presidente rival, equipes brasileiras são punidas em Mundial

Visualizar notícia
Fora da corrida por IA, gigante da tecnologia ultrapassa os US$ 5 trilhões e cresce no ranking do mercado

Fora da corrida por IA, gigante da tecnologia ultrapassa os US$ 5 trilhões e cresce no ranking do mercado

Visualizar notícia
Queda nas ações da SpaceX faz Elon Musk perder mais de US$ 300 milhões em um mês

Queda nas ações da SpaceX faz Elon Musk perder mais de US$ 300 milhões em um mês

Visualizar notícia
Reunião entre confederações da Uefa pode definir boicote de europeus à Copa do Mundo de 2030

Reunião entre confederações da Uefa pode definir boicote de europeus à Copa do Mundo de 2030

Visualizar notícia
Campeão da Premier League prepara proposta irrecusável para tirar brasileiro do Real Madrid

Campeão da Premier League prepara proposta irrecusável para tirar brasileiro do Real Madrid

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso