Reprodução

Espanha ordena extradição do venezuelano Hugo Carvajal para os Estados Unidos

20.10.21 17:44

A Justiça espanhola ordenou nesta terça, 20, a extradição do ex-chefe de inteligência e contrainteligência militar venezuelano Hugo Carvajal (foto), conhecido como El Pollo, para os Estados Unidos.

Carvajal é acusado de diversos crimes nos Estados Unidos, como participação em organização criminosa e colaboração com terroristas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as Farc, e do Exército de Libertação Nacional, ELN. “Carvajal também pode dar informações que comprovem finalmente a existência do Cartel dos Sóis, algo que já foi objeto de muita especulação“, diz o sociólogo venezuelano Trino Márquez da Consultores21, em Caracas. O Cartel dos Sóis tem esse nome por causa dos símbolos que os militares, seus integrantes, usavam nos uniformes.

Para evitar sua extradição aos Estados Unidos, Carvajal começou a colaborar com a Justiça espanhola em uma investigação sobre o financiamento ilegal do partido de esquerda Podemos. Ele afirmou que um dos fundadores da sigla, Juan Carlos Monedero, recebeu dinheiro da estatal de petróleo PDVSA sem numa ter prestado serviços.

Carvajal também disse que dinheiro do governo venezuelano financiou Lula e integrantes de diversos movimentos de esquerda na América Latina.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. a Venezuela há cinquenta anos era o 5º pais mais rico do mundo e HOJE seu povo come merda e lixo de Brasil e Colômbia . 200 mil já esmolam nas ruas das capitais brasileiras . e É ISTO que a insanidade comunazista quer para nós . gênios do mal.

  2. Não é novidade para o povo brasileiro do envolvimento da ratazana Mor Lula ladrão com regime de esquerda e com o tráfico, deveria estar na cadeia, graças ao STF garantista da impunidade será candidato a presidente da República.

  3. O traidor da pátria lula devolveu as benesses com nosso dinheiro do ir financiando obras pra Cuba que não receberemos nunca. Fuzilamento pra esse traidor é café pequeno.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO