Crusoé
11.12.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Embaixada da China reage a Eduardo Bolsonaro: 'Vão arcar com as consequências negativas'

    Uma sequência de publicações do deputado Eduardo Bolsonaro acusando a China de praticar espionagem através da tecnologia 5G enfureceu diplomatas chineses. A embaixada da China em Brasília emitiu nota oficial classificando as postagens do filho do presidente Jair Bolsonaro como "totalmente inaceitável". Os chineses afirmam que procuraram oficialmente o governo brasileiro "pelos canais diplomáticos" para...

    Redação Crusoé
    6 minutos de leitura 24.11.2020 20:20 comentários 10
    13/11/2019 Encontro com o Presidente da República Popular da Ch
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    Uma sequência de publicações do deputado Eduardo Bolsonaro acusando a China de praticar espionagem através da tecnologia 5G enfureceu diplomatas chineses. A embaixada da China em Brasília emitiu nota oficial classificando as postagens do filho do presidente Jair Bolsonaro como "totalmente inaceitável". Os chineses afirmam que procuraram oficialmente o governo brasileiro "pelos canais diplomáticos" para protestar. Já na noite desta terça-feira, 24, o deputado apagou a mensagem em que associava a tecnologia oferecida pelos chineses à prática de espionagem.

    Nas mensagens, publicadas nesta segunda-feira, 23, Eduardo defendeu a atitude do Itamaraty de manifestar apoio à iniciativa "Clean Network", do governo de Donald Trump, que busca um pacto internacional entre diferentes países e empresas contra a adoção de equipamentos 5G fabricados por empresas chinesas. "Uma aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China", escreveu o filho de Bolsonaro, que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

    "Na contracorrente da opinião pública brasileira, o deputado Eduardo Bolsonaro e algumas personalidades têm produzido uma série de declarações infames que, além de desrespeitarem os fatos da cooperação sino-brasileira e do mútuo benefício que ela propicia, solapam a atmosfera amistosa entre os dois países e prejudicam a imagem do Brasil", diz a nota oficial da embaixada chinesa.

    "Instamos essas personalidades a deixar de seguir a retórica da extrema direita norte-americana, cessar as desinformações e calúnias sobre a China e a amizade sino-brasileira, e evitar ir longe demais no caminho equivocado, tendo em vista os interesses de ambos os povos e a tendência geral da parceria bilateral. Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar a responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil", acrescenta o texto.

    A nota lembra ainda que a China é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil e um dos países com maior volume de investimentos estrangeiros em território brasileiro: "Os fatos comprovam, repetidas vezes, que a China é um amigo e um parceiro do Brasil e que a cooperação bilateral impulsiona o progresso de ambos os países e traz benefícios para os dois povos. Uma parceria bilateral estável e sadia está em sintonia com os interesses fundamentais e de longo prazo de ambas as partes, e, por isso mesmo, conta com o apoio de amplos setores da sociedade brasileira".

    Leia a íntegra da nota:

    "Em um fio de mensagens publicado no Twitter, dia 23 de novembro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro acusou o Partido Comunista da China e empresas chinesas de praticar espionagem cibernética e defendeu a iniciativa dos EUA de criar uma aliança internacional que discrimina a tecnologia 5G da China. Tais declarações infundadas não são condignas com o cargo de presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Prestam-se a seguir os ditames dos EUA no uso abusivo do conceito de segurança nacional para caluniar a China e cercear as atividades de empresas chinesas. Isso é totalmente inaceitável para o lado chinês e manifestamos forte insatisfação e veemente repúdio a esse comportamento. A parte chinesa já fez gestão formal ao lado brasileiro pelos canais diplomáticos. 

    Ao longo dos 46 anos de relações diplomáticas, a parceria sino-brasileira conheceu um rápido desenvolvimento graças aos esforços de ambas as partes. A China tem sido o maior parceiro comercial do Brasil há 11 anos consecutivos e é também um dos países com mais investimentos no Brasil. Entre janeiro e outubro, as exportações brasileiras para a China foram de US$ 58,459 bilhões, respondendo por 33,5% do total de exportações do Brasil. As cooperações na telecomunicação e em outros setores foram construídas sobre bases sólidas e alcançaram avanços a passos largos. A China tem apoiado o Brasil no enfrentamento da pandemia da COVID-19, assegurando o suprimento de materiais, fornecendo assistência humanitária e compartilhando experiências. Os fatos comprovam, repetidas vezes, que a China é um amigo e um parceiro do Brasil e que a cooperação bilateral impulsiona o progresso de ambos os países e traz benefícios para os dois povos. Uma parceria bilateral estável e sadia está em sintonia com os interesses fundamentais e de longo prazo de ambas as partes, e, por isso mesmo, conta com o apoio de amplos setores da sociedade brasileira. Devemos continuar a expandir nossa parceria em diversas áreas, sempre alicerçados no respeito mútuo, na igualdade e no benefício recíproco. 

    Como firme defensora da segurança cibernética internacional, a China lançou a Iniciativa Global sobre Segurança de Dados a fim de construir um ambiente digital de abertura, equidade, imparcialidade e não discriminação. O governo chinês incentiva empresas chinesas a operar com base em ciência, fatos e leis enquanto se opõe a qualquer tipo de especulação e difamação injustificada contra empresas chinesas. Os EUA têm um histórico indecente em matéria de segurança de dados. Certos políticos norte-americanos interferem na construção da rede 5G em outros países e fabricam mentiras sobre uma suposta espionagem cibernética chinesa, além de bloquear a Huawei visando alcançar uma hegemonia digital exclusiva. Comportamentos como esses constituem uma verdadeira ameaça à segurança global de dados. 

    Na contracorrente da opinião pública brasileira, o deputado Eduardo Bolsonaro e algumas personalidades têm produzido uma série de declarações infames que, além de desrespeitarem os fatos da cooperação sino-brasileira e do mútuo benefício que ela propicia, solapam a atmosfera amistosa entre os dois países e prejudicam a imagem do Brasil. Acreditamos que a sociedade brasileira, em geral, não endossa nem aceita esse tipo de postura. Instamos essas personalidades a deixar de seguir a retórica da extrema direita norte-americana, cessar as desinformações e calúnias sobre a China e a amizade sino-brasileira, e evitar ir longe demais no caminho equivocado, tendo em vista os interesses de ambos os povos e a tendência geral da parceria bilateral. Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar a responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil."

    Diários

    Recuo de Gilmar Mendes mantém blindagem do STF

    Duda Teixeira Visualizar

    Cardeal é impedido de viajar pelo regime de Maduro

    João Pedro Farah Visualizar

    Alckmin sofreria até numa disputa contra Nunes em SP

    Redação Crusoé Visualizar

    Filha de María Corina emociona no Nobel da Paz

    Duda Teixeira Visualizar

    Comitê do Nobel denuncia rede internacional de suporte a Maduro

    Redação Crusoé Visualizar

    Romeu Zema pena para fazer sucessor em Minas

    Duda Teixeira Visualizar

    Mais Lidas

    A chantagem indecente de Flávio Bolsonaro

    A chantagem indecente de Flávio Bolsonaro

    Visualizar notícia
    A grande família Bolsonaro

    A grande família Bolsonaro

    Visualizar notícia
    Candidatura de Flávio Bolsonaro alcança 117 milhões nas redes

    Candidatura de Flávio Bolsonaro alcança 117 milhões nas redes

    Visualizar notícia
    Como o PL da Dosimetria pode ajudar os condenados

    Como o PL da Dosimetria pode ajudar os condenados

    Visualizar notícia
    Ministro que se rebelou por Lula vai mal em pesquisa

    Ministro que se rebelou por Lula vai mal em pesquisa

    Visualizar notícia
    O que Dias Toffoli quer esconder no caso do Banco Master?

    O que Dias Toffoli quer esconder no caso do Banco Master?

    Visualizar notícia
    “O Sistema de Justiça brasileiro está virando um grande Gilmarpalooza”

    “O Sistema de Justiça brasileiro está virando um grande Gilmarpalooza”

    Visualizar notícia
    Por que os chilenos estão tão otimistas

    Por que os chilenos estão tão otimistas

    Visualizar notícia
    Rodrigo Pimentel para governador do Rio?

    Rodrigo Pimentel para governador do Rio?

    Visualizar notícia
    Uma aula Master sobre por que o Brasil não cresce

    Uma aula Master sobre por que o Brasil não cresce

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    5G

    China

    Eduardo Bolsonaro

    Embaixada da China no Brasil

    Estados Unidos

    Itamaraty

    < Notícia Anterior

    STJ manda Joice pagar R$ 40 mil em indenização à vice-governadora do Piauí

    24.11.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    'Pergunta para o vírus', diz Bolsonaro sobre possível prorrogação do auxílio

    24.11.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Redação Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Regina

    2020-11-27 21:03:38

    Caro embaixador daqui a dois anos mudaremos tudo. O povo brasileiro não é igual a essa família, recebemos e nos damos bem com todos os povos. Sempre recebemos bem os chineses que para cá vieram e incorporamos ao nosso dia a dia a cultura milenar e a culinária de seu país.


    Sônia

    2020-11-26 18:46:46

    Reajam mesmo,façam esse imbecil calar a boca! quem não sabe falar ,encha e boca de fezes! a China não depende só do Brasil! Idiota entubacom teu pai!


    TONI FERREIRA

    2020-11-26 10:25:04

    Filho.....! Do mesmo modo que não podemos falar daquilo que não conhecemos em detalhes, notadamente em relações internacionais, devemos respeito AO CARGO que ocupamos mesmo ser termos capacidade de ocupá-lo. É que no Brasil para quaisquer cargos, eletivos ou não, o único requisito observado é a idade mínima. Mas D. PEDRO II já foi Imperador do Brasil com apenas 12 anos de idade. Lamentável a política irresponsável, ideológica, bajuladora com alguns da atual política externa brasileira.


    Carlos

    2020-11-26 07:22:21

    como disse, jogaram a criança fora e criaram uma placenta...


    Cesar

    2020-11-25 18:52:22

    Há uma frase que foi dita por John Foster Dulles, secretário de Estado americano que diz: Países não tem amigos, tem interesses. Parece que não há necessidade de que alguém tenha que dizer isto, mas Bolsonaro e sua prole não consegue sequer alcançar o entendimento do sentido disto, ainda que seja tão óbvio. Lutar por um ou por outro país não tem nada de coerente, o que há de coerente é ter uma diplomacia hábil capaz de negociar da melhor maneira possível tudo aquilo que nos interessa!


    FERNANDO ANDRADE

    2020-11-25 16:38:17

    Olha, não gosto do filho do aloprado, mas uma coisa é certa: china não é flor que se cheire. Ex.: a repressão em Hong Kong, a ameaça de invasão a taiwan, a destruição no arquipélago de galápagos, com a invasão de 300 navios pesqueiros... Mais: se o Brasil pensa em mercado europeu, tem que esquecer esse 5 g chines. Segundo o governo da china, todo mar daquela região lhe pertence, conforme a dinastia "mão grande". Estão tomando tudo, dos países vizinhos. Logo dirão que o Brasil é deles.


    MARIA

    2020-11-25 13:32:27

    Até quando seremos obrigados a sermos escarnecidos diante do mundo, pela incapacidade total de governaram esse país?! A cada dia que passa, o buraco em que estamos fica mais fundo, temo um dia não conseguirmos mais sair dele


    RENATO

    2020-11-25 13:16:45

    Mais uma de um dos três Patetas... Irresponsável e inconsequente!!!


    Julio

    2020-11-25 13:07:54

    Desprovido de qualquer habilidade diplomática, e de bom senso, pretendeu um dia, com o apoio cego do pai, a vaga de Embaixador nos EUA. Nosso país já foi sério um dia!


    AIRTON

    2020-11-25 12:15:25

    A coisa vai além da política. Pode crer. O interesse pelo 5G americano, a reunião com empresários em Miami, e outras ações, não são pelo bem comum. Pelo visto está fazendo negócios.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Regina

    2020-11-27 21:03:38

    Caro embaixador daqui a dois anos mudaremos tudo. O povo brasileiro não é igual a essa família, recebemos e nos damos bem com todos os povos. Sempre recebemos bem os chineses que para cá vieram e incorporamos ao nosso dia a dia a cultura milenar e a culinária de seu país.


    Sônia

    2020-11-26 18:46:46

    Reajam mesmo,façam esse imbecil calar a boca! quem não sabe falar ,encha e boca de fezes! a China não depende só do Brasil! Idiota entubacom teu pai!


    TONI FERREIRA

    2020-11-26 10:25:04

    Filho.....! Do mesmo modo que não podemos falar daquilo que não conhecemos em detalhes, notadamente em relações internacionais, devemos respeito AO CARGO que ocupamos mesmo ser termos capacidade de ocupá-lo. É que no Brasil para quaisquer cargos, eletivos ou não, o único requisito observado é a idade mínima. Mas D. PEDRO II já foi Imperador do Brasil com apenas 12 anos de idade. Lamentável a política irresponsável, ideológica, bajuladora com alguns da atual política externa brasileira.


    Carlos

    2020-11-26 07:22:21

    como disse, jogaram a criança fora e criaram uma placenta...


    Cesar

    2020-11-25 18:52:22

    Há uma frase que foi dita por John Foster Dulles, secretário de Estado americano que diz: Países não tem amigos, tem interesses. Parece que não há necessidade de que alguém tenha que dizer isto, mas Bolsonaro e sua prole não consegue sequer alcançar o entendimento do sentido disto, ainda que seja tão óbvio. Lutar por um ou por outro país não tem nada de coerente, o que há de coerente é ter uma diplomacia hábil capaz de negociar da melhor maneira possível tudo aquilo que nos interessa!


    FERNANDO ANDRADE

    2020-11-25 16:38:17

    Olha, não gosto do filho do aloprado, mas uma coisa é certa: china não é flor que se cheire. Ex.: a repressão em Hong Kong, a ameaça de invasão a taiwan, a destruição no arquipélago de galápagos, com a invasão de 300 navios pesqueiros... Mais: se o Brasil pensa em mercado europeu, tem que esquecer esse 5 g chines. Segundo o governo da china, todo mar daquela região lhe pertence, conforme a dinastia "mão grande". Estão tomando tudo, dos países vizinhos. Logo dirão que o Brasil é deles.


    MARIA

    2020-11-25 13:32:27

    Até quando seremos obrigados a sermos escarnecidos diante do mundo, pela incapacidade total de governaram esse país?! A cada dia que passa, o buraco em que estamos fica mais fundo, temo um dia não conseguirmos mais sair dele


    RENATO

    2020-11-25 13:16:45

    Mais uma de um dos três Patetas... Irresponsável e inconsequente!!!


    Julio

    2020-11-25 13:07:54

    Desprovido de qualquer habilidade diplomática, e de bom senso, pretendeu um dia, com o apoio cego do pai, a vaga de Embaixador nos EUA. Nosso país já foi sério um dia!


    AIRTON

    2020-11-25 12:15:25

    A coisa vai além da política. Pode crer. O interesse pelo 5G americano, a reunião com empresários em Miami, e outras ações, não são pelo bem comum. Pelo visto está fazendo negócios.



    Notícias relacionadas

    Recuo de Gilmar Mendes mantém blindagem do STF

    Recuo de Gilmar Mendes mantém blindagem do STF

    Duda Teixeira
    10.12.2025 17:10 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Cardeal é impedido de viajar pelo regime de Maduro

    Cardeal é impedido de viajar pelo regime de Maduro

    João Pedro Farah
    10.12.2025 15:39 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Alckmin sofreria até numa disputa contra Nunes em SP

    Alckmin sofreria até numa disputa contra Nunes em SP

    Redação Crusoé
    10.12.2025 14:30 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Filha de María Corina emociona no Nobel da Paz

    Filha de María Corina emociona no Nobel da Paz

    Duda Teixeira
    10.12.2025 13:10 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso