Embaixada brasileira fechada na Venezuela já consumiu R$ 18 milhões neste ano
O Itamaraty concluiu em abril a retirada de todo o corpo diplomático brasileiro da Venezuela. Além da embaixada brasileira em Caracas, foram fechados quatro consulados. A operação não saiu barata: ao todo, a sede diplomática na capital venezuelana já gastou 18,3 milhões de reais em 2020. A maior parte das despesas tem relação com o...
O Itamaraty concluiu em abril a retirada de todo o corpo diplomático brasileiro da Venezuela. Além da embaixada brasileira em Caracas, foram fechados quatro consulados. A operação não saiu barata: ao todo, a sede diplomática na capital venezuelana já gastou 18,3 milhões de reais em 2020. A maior parte das despesas tem relação com o fechamento do posto.
Para efeito de comparação, a embaixada em Caracas gastou, ao longo de todo o ano passado, 12 milhões de reais. No primeiro semestre deste ano, o Itamaraty empenhou a mesma quantia só para custear os direitos trabalhistas e as verbas rescisórias de funcionários locais, empregados sob as leis venezuelanas.
No processo de mudança, todo o inventário brasileiro espalhado pelos postos diplomáticos na Venezuela foi transferido para a residência oficial da embaixada. Os dois imóveis -- a sede de embaixada e a residência -- são avaliados em 9,1 milhões de dólares, segundo a seguradora contratada pelo Itamaraty.
O patrimônio, porém, está em risco. Em um país onde coletivos paramilitares obedecem ordens do Palácio de Miraflores, danos provocados por terrorismo, levantes militares, guerra, atos guerrilheiros e expropriação não estão cobertos pela apólice contratada pelo governo brasileiro. Se Maduro decidir tomar para o regime os imóveis brasileiros, o Brasil não conseguirá reaver um centavo sequer.
Apesar dos riscos e dos custos da decisão de fechar os postos diplomáticos na Venezuela, o principal objetivo do Itamaraty com a medida ainda não foi atingido: em razão de uma decisão do STF, o governo de Jair Bolsonaro está impedido de expulsar do Brasil funcionários nomeados pela ditadura de Nicolás Maduro.
O único resultado prático da saída dos diplomatas brasileiros de Caracas, até agora, foi uma mensagem de parabéns de Mike Pompeo, secretário de Estado americano. Cidadãos brasileiros em solo venezuelano reclamam que foram abandonados à própria sorte pelo Itamaraty em plena pandemia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Luiz
2020-09-08 13:05:56A questão da Venezuela é delicada para o Brasil. Afinal , qual o mal que o Maduro causa ao nosso País ? Uma eventual guerra num momento como este nos deixará mais interrados em dívidas do que ficamos na época da Independência. A 2ª guerra nos mostra que os EUA não são tão confiáveis como os Bolsonaros pensam...
Lilian
2020-09-08 01:07:19É bizarro esse funcionamento da Diplomacia...
PAULO
2020-09-08 00:39:26Contradição ambulante a matéria! Sugere q nosso governo não deveria ter tomado as decisões q tomou em relação à Venezuela. Crusoe está defendendo até a ditadura venezuelana agora. Para aqueles q só leem o título, são enganados pela desonestidade dessa revista! Chega a ser ridículo argumentar q o custo para cortar laços com essa ditadura é elevado. E apesar da matéria expor a arbitrária decisão do STF, diminui a importância da acertada decisão do governo de cortar laços com essa brutal ditadura.
Ademir Santos
2020-09-07 20:51:01Gostaria de saber qual a sugestão da Crusoé para este assunto falar dos prejuízo e não falar sobre a vidas de Brasileiros em risco, é pequeno demais, vocês não acha?
Mito
2020-09-07 13:24:16Diplomatas e Adido militar da Venezuela no Brasil, a serviço de narco terroristas da ditadura de Maduro tem que deixar imediatamente o Brasil. A decisão de Barroso soa no mínimo muito suspeita
José
2020-09-07 13:23:46Show off ...
FRANCISCO
2020-09-07 12:44:00Melhor colocar caseiros pra cuidar das propriedades.
CARLOS H
2020-09-07 12:20:04Palácio do Planalto e Itamaraty na mão de verdadeiros Patetas!
Heitor
2020-09-07 10:14:20Brasil, meu Brasil brasileiro, com seus mulatos inzoneiros e branquelos traiçoeiros, vou encontrar-te no inferno.
Maria
2020-09-07 10:10:35eita governo correto e sensato né...