Divulgação

Em sua primeira visita a centro de Covid, Bolsonaro vai insistir no ‘tratamento precoce’

07.04.21 09:09

O presidente Jair Bolsonaro embarca nesta quarta-feira, 7, para uma visita ao Centro Avançado de Atendimento da Covid-19 de Chapecó, em Santa Catarina. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, esta será a primeira vez que Bolsonaro pisará em uma unidade especializada no atendimento a pacientes infectados com o novo coronavírus.

A visita, entretanto, não representa uma guinada de discurso do presidente nem uma súbita preocupação com os rumos da pandemia: Jair Bolsonaro quer usar a viagem oficial para insistir no chamado “tratamento precoce”, que consiste no uso de medicamentos sem comprovação científica, como a hidroxicloroquina, com potencial de graves efeitos adversos.

Na última segunda-feira, 5, Bolsonaro elogiou o prefeito da cidade catarinense, João Rodrigues, do PSD, que se notabilizou pela defesa de remédios ineficazes para combater o coronavírus. O presidente disse que o chefe do Executivo chapecoense faz “um trabalho excepcional” no atendimento a pacientes infectados e prometeu uma visita à cidade.

“É um exemplo a ser seguido, por isso estou indo para lá. Para exatamente não só ver, mas mostrar a todo o Brasil que o vírus é grave, mas seus efeitos têm como ser combatidos. O médico tem a liberdade total para trabalhar com o paciente”, justificou Bolsonaro.

Os dados oficiais, entretanto, desmentem a tese de que Chapecó é um exemplo no combate à doença: o total de mortos por Covid no município saltou de 242, em 24 de fevereiro, para 539, na última segunda-feira. Em todo o ano passado, 124 pessoas morreram na cidade. Só este ano, Chapecó registrou 415 óbitos em decorrência do coronavírus.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O genocida continua em ação .QUEM VAI RESPONDER JURIDICAMENTE PELO EXTERMÍNIO DOS BRASILEIROS ,POR NEGACIONISMO E FALTA DE VACINAS ????

  2. EMBORA A IGNORÂNCIA E A LIMITAÇÃO DE ALGUNS SEJA INVENCÍVEL, AINDA ASSIM É PRECISO LUTAR CONTRA ELAS COM A INFORMAÇÃO!!! 》》》》》》》》》》》》 https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2021/04/07/interna_nacional,1254778/estamos-selecionando-virus-mais-transmissiveis-alerta-atila-iamarino.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push

  3. Tratamento precoce é engodo e tem gente que vai nessa. Não existe remédio pra covid, infelizmente. Por ora apenas precauções: máscara, distanciamento, higiene das mãos e vacina.

  4. CHAPECÓ CIDADE LINDA DE UM POVO TRABALHADOR. A ARENA CONDÁ É UM ESTADIO MUITO BEM PLANEJADO E SEDE DA CHAPECOENSE TIME QUE SURPREENDEU O BRASIL COM UM FUTEBOL DE QUALIDADE MAS QUE SOFRERAM COM A TRAGÉDIA QUE ABALOU TODO O MUNDO ESPORTIVO, E DE VÁRIAS EMPRESAS EXPORTADORAS E COOPERATIVAS DO RAMO DE PROTEÍNA ANIMAL NÃO MERECEM TER UM PREFEITO IMBECIL QUE SE ALINHA AO PLANO DE EXTERMÍNIO DE UM BANDIDO COMO O BOZO. SINCERAMENTE MINHAS CONDOLÊNCIAS AO POVO DE CHAPECÓ. VAMOS VENCER ESSA GUERRA🚔⚔🗡☠

  5. Tratamento precoce sempre foi a regra, em qualquer doença. Agora a mídia esquerdopata, apoiada em declarações de cientistas com viés político, quer convencer a população a esperar ficar bem doente para depois procurar o médico ou o hospital. O termo está propositadamente mal utilizado. Tratamento profilático ou preventivo, que não existe, não é igual a tratamento precoce. Enquanto isso o vírus, que se desenvolveu no ambiente confinado em que vivem os morcegos, faz a festa dentro da nossa casa.

    1. E o trabalho árduo no hospital???? Esta em dia? Pelo visto lhe sobra muito tempo.

    2. Rodrigo, comentário bozista livre de ideologia? Kkkkkkkkk bozistas são seres bestiais e deprimentes a serviço da morte e das trevas. Ah! Tmbm são a outra ponta da ferradura da ignorância, fazendo par com o lulismo miserável.

    3. Luiz, parabéns pelo comentário livre de ideologia; é disso que o Brasil precisa. Não dê bola para os embusteiros de plantão.

    4. Palhaço Bozo trabalha no hospital e passa o dia inteiro tentando doutrinar quem não concorda com ele aqui nos comentários. Essa é a piada do ano kkkkkkkk. E vc Jose, "trabalha"onde?

    5. Jrealmente o mundo,inclusive a OMS estão errados.Certo apenas o Bolçalnaro e seus cegos seguidores.Haja saco para ouvir tanta asneira.

    6. Luiz. Se você não for bozista, então São Francisco não é santo. Simples assim!

    7. LUIZ, eu também trabalho em Hospital. É verdade que muitos profissionais da saúde caíram na falácia bozista de se medicar preventivamente/precocemente contra a covid-19. Até o final do ano passado isso até era entendível, afinal se trata de um vírus novo q não tínhamos quase dado nenhum sobre. Ocorre que já temos diversos resultados científicos pondo por terra essa lógica bozista de mistração preventiva/precoce contra a Covid. infelizmente, muitos profissionais da saúde não caíram na real ainda.

    8. 🤡 Bozó, o que te faz pensar no meu texto que eu sou a favor do Bolsonaro? Você está contaminado, cuidado!!! Não sei não....Suas alegações são ridículas. Quando você tiver Covid, e terá, vá pra casa e tome Paracetamol ou Dipirona, mas leia a bula antes! Depois vá para o hospital que trabalho que eu prometo de intubar com todo o carinho, sem duplo sentido. Só quem está lá dentro sabe. Seus comentários são políticos, lamento

    9. CONTINUANDO - Mais uma vez continuando. Então LUIZ, vamos imaginar que vc pegue a covid e manifeste apenas sintomas iniciais leves, por exemplo apenas dor de cabeça. Se vc tomar o Kit Covid desde o início, cientificamente continua correndo os mesmos riscos de manifestar futuramente os sintomas mais graves, mas ocorre q a ministração antecipada sobrecarregou seus órgãos vitais e seu organismo, agora, precisará de dosagem mais alta para combater o vírus. O resultado disso é óbvio né?

    10. CONTIUANDO - Então bozista LUIZ, vale lembrar que medicamentos como Corticóides e Antibióticos nunca foram cientificamente aconselhados para serem ministrados de forma precoce/preventiva, pois são medicações específicas para determinados quadros clínicos e que costumam sobrecarregar alguns órgãos vitais do corpo (rin, fígado e etc.). - CONTINUA.

    11. Zurra Bozista, zurra. Esta é a tua sina. Ser um zurrador de genocida!

    12. Bozista LUIZ, cada doença tem o seu protocolo especifico de ação e quais os medicamentos podem ser ministrados de acordo com a fase da mesma. A Covid-19 é um vírus recente e, cientificamente, ainda não temos um protocolo específico de tratamento precoce/preventivo para a mesma. Resultados clínicos mostraram que o "Kit Covid" não contribui para a melhora do quadro clínico e ainda agrava os sintomas de pessoas quando entram na fase mais grave da doença. - CONTINUA.

  6. Eu tinha tanta esperança que o vírus fizesse com esse senhor o que o povo não consegue fazer. Nojo não define esse canalha!!!

  7. ué, não estou entendendo...se este kit preventivo defendido pelo presidente, e pelos bozistas funcionasse como dizem, o Brasil não estaria exportando para o mundo, e muito mais barato que a vacina? Ah, sim esses medicamentos tem no mundo todo, mas kit montadinho, só aqui kkk

  8. Só esperemos que ele não estimule a inalação com cloroquina , porque assim, o caminho pro céu será mais rápido. E se esse tratamento desse resultado não teríamos 4.000 mortos por dia. Em realidade ele está?

  9. Jornalista Fake não pode dar opinião técnica. Somente técnicos do ramo. A finalidade de vcs não é ajudar a população e sim derrubar governo. Todos amigos e familiares(e são muitos) que pegaram o Vírus China e fizeram o precoce estão bem. Isto são dados. Com certeza não renovarei assinatura pois, deixaram de ser imparciais (?$$$$$!). O que vcs fazem sim é assassinato em massa. Aprendam, os médicos que receitam o fazem por convicção vcs escrevem por “dinheiro”. Sim, fazem parte da mídia Fake!!!

    1. Dados falsificados, kkkkkkkkkk. Bozistas são criminosos.

    2. Nem sei porque você assina. Lê e não entende nada. Está jogando dinheiro fora. Talvez, melhor se o usasse para estudar, quem sabe.

    3. Saiu a coronaVaca...vai tomar ela seu burro...aliás, gado...

    4. Mas vai ser burro assim lá dentro das cuecas do Bozo.

    5. Pois é, dos que conheço, e são muitos, TODOS que se recuperaram da Covid respiraram... concluo então que o oxigênio é um santo remédio... Santa BURRICE!

    1. José, José...Nenhum jornalista aqui emite opinião técnica, tudo que está escrito aqui está disponível em qualquer fonte de informações médicas, incluindo publicações científicas. Não sei se você sabe o que é uma publicação científica. Visto a burrice do seu comentário.

    2. Ela, se tomada precoce ou preventivamente, não ajuda em nada a evitar os sintomas graves da covid e ainda contribui para a piora clínica do mesmo, visto que sobrecarrega órgãos vitais do corpo que também serão bombardeados pela covid nos sintomas mais graves. Trabalho em hospital e é verdade q muitos profissionais usem esse medicamento preventivamente, infelizmente até no meio médico existem pessoas que negam a ciência q já demonstrou que é capaz de salvar vidas.

    3. Correto Carlos. Imbecilidade também mata! O pessoal que não le só sabe ver figurinha ou ler jornalista Assassino q nunca deveria dar opinião técnica. Deveria transmitir notícia. Mas, que tal os imbecis procurarem uma opinião médica? Que com certeza irá dirimir dúvidas?!

    4. Correto. A ivermectina faz parte do profilático do setor da saúde. Todos q conheço fazem uso já a a um ano. Somente deverá ler e saber o que fazer. Esta mídia é Fake, assassinato por notícias falsas. Consulte seu médico de confiança, ele te dirá oque fazer. Não leia jornalista q escreve para derrubar governo. Pelo menos análise e deixe o seu médico decidir.

  10. Agora o discurso e a culpa foi transferida para os médicos bozistas que receitam essa porcaria, pior é que o CRM não faz nada, um conselho que corrobora com essas atitudes dos médicos, que ao meu ver também são negacionistas.

  11. Estão tentando descolar BOLSONARO DA CLOROQUINA.. Não falam mais no TRATAMENTO COM CLOROQUINA.. Não falam mais nos mais de 2 MILHÕES DE DOSES DE CLOROQUINA DESOVADAS AQUI POR TRUMP.. Não falam mais da PRODUÇÃO MACIÇA DE CLOROQUINA PELO EXÉRCITO.. e cujos INSUMOS TEM SUSPEIÇÃO DE SUPERFATURAMENTO.. Não falam mais dos MILHÕES DE CUSTO DE MANDAR CLOROQUINA PARA TODO O INTERIOR DO AMAZONAS E DO BR.. e por aí vai. BOLSONARO Y CLOROQUINA no BRASIL uma história INSEPARÁVEL..

  12. ENQUANTO OS CADAVERES VAO SE EMPILHANDO O PARLAMENTO DIZ QUE NÃO É HORA DE CPI- A MAIOR VALENTIA É DIZER QUE ESTA ACENDENDO SINAL DE ALERTA. EM 2022 O ELEITOR TEM QUE SE LEMBRAR DE QUEM NOS ESCRAVIZOU E NOS MATOU

    1. Crime é ser burro. Não saber ler e analisar. Neste caso deixe q seu médico de confiança te orientar. Se vc prefere que um jornalista que deveria somente transmitir opiniões técnicas possa orientar você... parabéns, vc o merece.

  13. 😷 4.195 MORTES em 24 horas.. QUATRO MIL BRASILEIROS MORTOS... QUATRO MIL CENTO e NOVENTA e CINCO BRASILEIROS MORTOS em 24 horas.. 🥶

  14. Meu sogro e sogra com 83 e 82 anos respectivamente, pegaram o Covid e foram tratados precocemente, ( nos primeiros 3 dias dos sintomas) mesmo antes de sair o resultado do exame. Receitaram azitromicina, zinco, vitamina D e ivermectina. Ambos têm várias comorbidades e não precisaram de internação hospitalar. Aqui cito algumas comorbidades do meu sogro: hipertensão, diabetes, obesidade (130Kg), doença cardiovascular (3 stents).

    1. O sogro da minha irmã tem 85 anos tb é obeso, hipertenso e com safena. Tudo para agravar e no entanto nem febre teve e não fez o tratamento precoce. 90% das pessoas não terão nada mesmo sem qualquer medicação. Se o tratamento precoce fizesse muita diferença o mundo usaria. Os renomados médicos dos melhores hospitais não recomendam (Sírio Libanês e Eistein). Qq pessoa com grana procuraria esses hospitais para se tratar

    2. Jose bozista negacionista, a ciência já demonstrou em inúmeras pesquisas cientificas q o tratamento precoce/preventivo ajuda a covid a matar mais pessoas. O resto é fake news bozista.

    3. Aos que acham q o precoce não serve... esperem pegar e se encham de dipirona. Posteriormente procurem um hospital para, neste caso terem dupla intubação... Falar oque para quem segue prescrição médica de jornalistas? Procure um médico de confiança (lógico, se o imbecil tiver algum, néhhh?). Ele saberá o que fazer e não este jornalismo assassino. Tendeu ou quer que eu desenhe?

    4. Rodrigo e Noel, enfiem o kit covid no rab* de vcs e vão viver o negacionismo cientifico na put* que lhes pariu! Em tempo: cientificamente falando, 'NÃO EXISTE AINDA MEDICAÇÃO ESPECIFICA PARA TRATAMENTO DE COVID", o que existe é medicação para tratar os sintomas da covid. Portanto, se vc tem apenas febre ou dor, então a dipirona é um dos medicamentos indicados. Tomar o "kit covid" de forma precoce/preventiva vai piorar o quadro clínico quando, e se, a pessoa vier a manifestar sintomas mais graves

    5. Vão disfarçadamente MUDANDO o que é TRATAMENTO PRECOCE.. e DE QUE SE COMPÕE.. Pra começar.. tratamento precoce era tomar CLOROQUINA sem qquer sintoma: SÓ PQ EXISTIA COVID NO MUNDO. Pra continuar.. ERA TOMAR IVERMECTINA. Tbém sem sintoma e só. Na continuação INCLUÍRAM UM ANTIBIÓTICO QUE TEM Q SER RECEITADO... e tem mais na trajetória, não tem espaço aqui. Cambada de semvergonhas.. Ajudantes de assassino.. Malditos fakenewers.. q não ligam pra sociedade. MALDITOS. Vai nebulizar com CLOROQUINA,VAI

    6. Genocida é o médico que receita dipirona e manda o paciente voltar caso tenha falta de ar!

    1. Vc é o burro que não le opiniões técnicas e gosta de ver Fake News . Parabéns. Se pegar tome dipirona até não poder respirar e vá se entubar duplamente. Imbecil!!!

  15. Sou de Blumenau e meu estado é um estado de gente sábia e não otários como vcs tratam seus assinantes. Com relação a Chapecó essa reporter mentiu carater mentiu, Chapecó nos meses de janeiro a meados de março teve o maior pico do óbitos e pessoas contaminadas. Depois que o prefeito e os médicos resolveram fazer tratamento precoce os óbitos em média de 5 a 6 por dia foi reduzido para dois e a contaminação que chegou a 6000 hoje não passa dos 800. vá se informar melhor e não seja hipócrita.

    1. O Jose pulou fora do meu desafio. Portanto, ele é apenas mais um bozista criminoso que atua nas redes convencendo as pessoas a se matarem.

    2. Tratamento precoce/preventivo para Covid não funciona e ainda ajuda a piorar o quadro clínico mais grave da covid. O resto é fake news bozista.

    3. Se vcs não conseguem ler e só ver figurinha q fazer?! Nas respostas tem link contendo avaliação de 49 estudos (incluindo randômico?!) mas, para quem gosta de ver resumo através de conclusão também tem. Não vou colocar aqui pois, acho q no mínimo vc tem que se esforçar... imbecilidade também mata.

    4. roberto, muito fácil mostrar que você está descaradamente mentindo. Simples, o "kit covid" usado "preventivamente/precocemente" não evita que você seja contaminado, portanto seu argumento de q a contaminação diminuiu por causa desse "kit da morte" não se sustenta na ciência, nos fatos concretos e muito menos na própria lógica bozista distorcida.

    5. Roberto, explica então os 537 óbitos numa cidade de 224.000 habitantes. Proporcionalmente, se Chapecó fosse o estado de SC com 7.200.000 habitantes, essa referencia nacional de eficiencia teria quase 6.000 óbitos a mais doque temos hoje

    6. Onde estão as evidências científicas mostrando que o tratamento precoce funciona? Onde estes dados foram publicados? Como você não tem nada para mostrar, você é apenas mais um grande mentiroso, espalhador de fake news que levaram à morte de milhares de pessoas. Você é, portanto, um genocida, tal como o seu dono. Genocida pervertido!

  16. Essa postura de intransigência já virou estratégia de marketing para a campanha de 2022. Na cabeça de pessoas com neurônios suficientes esse marketing é surreal, porque põe vidas humanas em alto risco. Porém, na cabeça de pessoas com dois neurônios, como a do Presidente, esse marketing vai funcionar. A conferir em 2022...

    1. Concordo, Lucia. É uma insistência de mkt mesmo, certamente q é. E tem, sim, o risco de funcionar. São complicados os caminhos da psique q levam ao voto. Corremos risco, mesmo com esse mkt escandaloso e aparentemente destrutivo, q o bom senso enxerga.. afinal, se o bom senso prevalecesse sempre, mta coisa não seria do jeito q é no mundo.. Bom senso corre risco.. sempre correu.

  17. Vcs da cruzoé querem crucificar Bolsonaro, como Cristo foi crucificado ! A globo perdeu e vcs também vão perder, matérias desse tipo ajuda em que? Promeiro que vcs estão mal informados, vcs consulta médicos e cientistas da esquerda para mentir descaradamente. ivermectina, vitamina D ajudam na imunização , portanto isso não significa que a pessoa está livre de ser contaminada. eu tenho meus médicos e tenho vários médicos na família e todos falam que é importante o tratamento precoce.

    1. Agora na visão dos delinquentes, o Bolsonaro = Cristo. Vocês perceberam o nível de perversidade e delinquência? Estas criaturas precisam ser presas eternamente em um esgoto, para evitar que eles façam mais maldade com a população brasileira.

    2. Cadê as evidências seu se nefasto? Mostre onde foram publicados os trabalhos científicos mostrando que o tal de tratamento precoce ajuda? Coloque aqui as referências? Como elas não existem, você é mais um bozista criminoso que espalha fake news com o intuito de matar pessoas. Você é um pervertido delinquente, seu bozista decrépito!

    3. 4.195 MORTES em 24h... QUATRO MIL CENTO e NOVENTA e CINCO BRASILEIROS MORTOS em 24horas. Contenha-se.. vc e sua família, à qual só me refiro pq vc a colocou no comentário.. DUVIDO q sua família mereça q isso seja feito.. mas se quer.. MANDE SUA FAMÍLIA ESCREVER COMENTÁRIOS TBÉM.. tenho certeza q todos esses médicos brilhantes vão gostar de iluminar nossa ignorância..

    4. José, se você anda por uma avenida, num determinado sentido e os outros carros todos andam em sentido contrário, tipo só vc na contramão, quem está errado?

    5. Kkkkkkkk os seus médicos familiares não devem ser bons médicos, me diga os nomes para nunca me consultar com eles!!!!!!!

  18. Existe um video publico com o prefeito de Chapecó deixando claro que tomou uma serie de medidas e ratificando a imporantancia do "quase" lockdown implantado na cidade. Além disso transferiu pacientes para outros lugares por falta de capacidade de atendimento. O mapa de acompanhamento da covid na cidade deixa isso claro, HOJEEEE...SURREAL a desonestidade intelectual praticada por esses bostas e capitaneada pelo capitao cloroquina, nao é caso de cadeia, é caso de manicomio

  19. Espero q receba o que merece. Não vou dizer o que seria pra não dar chance...mas certamente receberá. Senão agora, EM 2022...!!! Este é o TRATAMENTO PRECOCE QUE ESTOU PRESCREVENDO PARA O PAÍS: pare, desde já, BRASIL, de considerar PRESID ao futuro presid que é hoje um falso PRESID, mas será, certamente, no futuro, um presid. Como já aconteceu com outro... que agora é ex-presid.. e ex-PRESID.

  20. Assombração saaaaaaabe pra quem aparece!!!!...... Bem feito para os ignóbeis que, ao invés de ouvirem a Ciência, seguem a caixa craniana vazia e perversa desse néscio, bem feito para os fanáticos por esse energúmeno!!!! Pena que ele, já há muito tempo vacinado, não irá junto com eles. Esse nocivo Já deveria ter sido, há muito tempo, indiciado por exercício ilegal da medicina!!!!

  21. Não sei como estes simulacros de homens públicos conseguem enganar tanta gente... O pior é que enfrentam a Ciência. Os dados foram mostrados mas essa gente ignorante não tem jeito! GADO!!!

    1. Comparar o PR com Jesus,você precisa tratamento psiquiátrico urgente.Mas se quiser comparar com Hitler é de bom tamanho

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO